em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Gelatina engorda ou emagrece? Descubra de uma vez por todas!

Confira agora se esse componente tão comum nas sobremesas possui ou não o poder de emagrecer
gelatina engorda
Crédito: Pixabay

Fazer dieta não é fácil, principalmente para quem adora comer algum tipo de doce, durante o dia ou depois das refeições. Uma das opções mais comuns era a gelatina. Mas há um debate em torno desse tipo de alimento: gelatina engorda? Ou será que ela pode se tornar um aliado da alimentação equilibrada? Tire essa e outras dúvidas nesse artigo, conheça suas informações nutricionais e uma deliciosa receita, com pedaços de frutas!

Afinal gelatina engorda ou emagrece?

Que a gelatina é maravilhosa para a pele, cabelo e unhas você já deve saber. Além disso, ela também beneficia a estrutura dos ossos e até dos músculos, pois colabora para a síntese dos aminoácidos. Isso tudo se deve à presença ilustre do colágeno nessa sobremesa.

O que poucos sabem, e que está afirmado em uma tese feita na Universidade Estadual de São Paulo, é que a gelatina também colabora para melhor absorção de água. Regulando o controle desse nutriente no organismo e evitando o acúmulo de impurezas. Portanto, com o consumo desse ingrediente, pode-se combater a retenção de líquido.

Portanto, é comprovado que a gelatina colabora para o emagrecimento! Porém, tenha cuidado ao seguir essas dicas de dieta da internet que a tratam como um elemento milagroso, pois ela não funciona completamente por si só.

gelatina engorda
Crédito: Sanavita

Para a obtenção de resultados, é necessário que haja força de vontade para manter uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e até mesmo uma boa noite de sono.

Para sintetizar, a gelatina possui um baixo índice calórico e é excelente para gerar saciedade e auxiliar na reposição de líquidos do organismo.

Ou seja, gelatina não engorda, quando o assunto são as naturais. Entretanto, pode-se aplicar às versões artificiais, repletas de açúcares e corante. Mas quanto ao resto, a gelatina auxilia no emagrecimento sim!

Não se esqueça de consultar seu nutricionista antes de aderir a gelatina a sua dieta. Este profissional poderá indicar qual a melhor maneira de consumí-la de acordo com o seu organismo e rotina alimentar.

Informação nutricional

Você pode perceber que a quantidade de carboidratos presentes em 100 gramas de gelatina é baixíssima, assim como a quantidade de gorduras. Por isso dizer que gelatina engorda, não tem fundamentos. Ela também possui traços de vitaminas e minerais importantes para o organismo e pode ter a sua quantidade de açúcares reduzida, já que ela pode ser adquirida em versões diet ou mesmo natural.

Vale destacar a importância de que você escolha bem a gelatina que irá comprar, pois algumas marcas apenas produzem esse doce sem a preocupação nutritiva. Isso se deve ao fato de o público alvo dessas marcas serem crianças que não se preocupam com a saúde, mas com o sabor e aparência da embalagem.

Assim, alguns tipos que são vendidos em supermercados são cheios de açúcares, corantes e conservantes. Também possuem uma quantidade irrisória de colágeno, equivalente a 0,72 gramas em 100.

Por isso, opte principalmente por produtos que contenham colágeno hidrolisado, nutriente ideal para auxiliar em diversos setores estéticos e de saúde.

Quantidade por 100 gramas (a porcentagem equivale ao valor diário)

  • Calorias: 62;
  • Gordura Total: 0 g 0%;
  • Gordura saturada: 0 g 0%;
  • Gordura poli-insaturada: 0 g;
  • Gordura monoinsaturada: 0 g;
  • Colesterol: 0 mg 0%;
  • Sódio: 75 mg 3%;
  • Potássio: 1 mg 0%;
  • Carboidrato Total: 14 g 4%;
  • Fibra dietética: 0 g 0%;
  • Açúcar: 13 g;
  • Proteína: 1,2 g 2%;
  • Vitamina A: 0%;
  • Vitamina C: 0%;
  • Cálcio: 0%;
  • Ferro: 0%;
  • Vitamina D: 0%;
  • Vitamina B6: 0%;
  • Magnésio: 0%.

Receita de gelatina saudável

gelatina engorda
Crédito: Guia da Cozinha

Para que você possa usufruir dos benefícios da gelatina, é importante que você saiba como fazer uma receita saudável com esse ingrediente. Por isso, anote como fazer uma refrescante e saborosa sobremesa que envolve gelatina com suco integral de uva e frutas.

Ingredientes

Gelatina sem sabor: 1 colher (sopa);
Água mineral: 1 ½ copo;
Pêssego: 5 unidades (cubinhos);
Maçã: 1 unidade (cubinhos).
Suco de uva integral: 1 ½ copo.

Modo de preparo

  1. Comece por dissolver o pó da gelatina na água, enquanto o fogo está ligado e misture.
  2. Continue misturando e adicione o suco de uva, enquanto essa solução ainda estiver líquida.
  3. Desligue o fogo e acrescente a maçã e o pêssego em cubinhos ao líquido.
  4. Coloque em potinhos na geladeira, para que endureça.

Se você achou interessante conhecer sobre os poderes de emagrecimento da gelatina, compartilhe esse artigo com aquela pessoa que ainda acha que gelatina engorda!

29 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
melhor açúcar
Qual é o melhor açúcar para a saúde do organismo?
andar e tão bom quanto correr
Você sabia que andar é tão bom quanto correr? E com menos riscos