em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Gelatina: 10 Benefícios e receitas naturais que vão te surpreender

Descubra quais são os benefícios da gelatina para o seu corpo, deixando seu dia a dia mais gostoso e saudável
gelatina
Crédito: Pixabay

Quando se fala em sobremesas, quase sempre é daqueles doces cheios de leite condensado ou creme de leite, açúcar e chocolate. Isso porque se esquece da gelatina, deixando-a apenas para servir em festinhas de crianças ou quando não tem nada mais gostoso em casa.

Mas, fazendo isso, você deixa de aproveitar suas vantagens para a sua saúde. A gelatina é servida até mesmo para os pacientes nos hospitais, não apenas por ser de fácil digestão.

Aqui você encontra:

Benefícios da gelatina para a saúde

A gelatina possui elementos importantes para o corpo e traz grandes benefícios para a saúde. É uma sobremesa que quase não tem calorias e pode ser consumida todas os dias!

1. Melhora a digestão

Ela faz com que os todos os sucos do estômago sejam reduzidos, facilitando a digestão dos alimentos.

O líquido contido na comida só é absorvido no intestino grosso e, com menos água nos órgãos em que o bolo alimentar passou antes, a digestão é mais rápida.

Com menos suco gástrico, a mucosa do estômago se recompõe mais depressa, deixando-o mais protegido.

2. Desintoxica

Existe um tipo de aminoácido na gelatina que é a glicina, responsável por manter a capacidade do fígado de filtrar as toxinas do corpo.

Quanto mais glicina no organismo, melhor a capacidade do órgão em trabalhar na retirada de elementos que podem ser prejudiciais ao organismo.
Também colabora na regularização da função hepática, quando há algum problema.

3. Reduz os efeitos do envelhecimento

Ajuda a equilibrar o excesso dos hormônios triptofano e cisteína, que estão ligados ao envelhecimento das células.

Os compostos da gelatina ajudam ainda no fortalecimento de ossos e articulações, contribuindo para a prevenção de doenças como a artrite.

4. Melhora as condições do intestino

Além do estômago, a gelatina também protege a parede do intestino. Deste modo, ele passa a absorver melhor os nutrientes da comida. Além disso, ajuda na formação e eliminação do bolo fecal, fazendo com que a quantidade de bactérias nocivas seja reduzida.

5. Fonte de proteínas

É um alimento que pode ser uma rica fonte de proteínas. É menos agressiva ao organismo que muitos tipos de carne, pois está em um estado “entre” o sólido e o líquido, o que facilita sua absorção pelo sangue.

Mas atenção: somente as gelatinas feitas de porco ou boi contêm as proteínas que nosso corpo necessita. Aquelas feitas com algas não são as mais indicadas, quando o objetivo são as proteínas.

6. Pele mais firme

A alta concentração de colágeno presente na gelatina é excelente para deixar sua pele mais firme e radiante. Para isso, basta um potinho de gelatina por dia, podendo ser incrementada com frutas e sementes.

7. Emagrecer

Se você optar por fazer gelatina sem açúcar, ela pode ser ótima no seu processo de emagrecimento, pois este tipo de proteína leva mais tempo para ser processada e ajuda a liberar um hormônio, que está diretamente relacionado com a sensação de saciedade.

8. Articulações saudáveis

gelatina ajuda a fortalecer as articulações, deixando ligamentos e tendões mais fortes. Isso evita uma série de desgastes, principalmente para quem está acima do peso ou para quem faz atividades físicas de impacto a essas regiões (joelhos, por exemplo).

9. Massa magra

Para quem está tentando eliminar gordura e substituir por massa magra, a gelatina sem açúcar pode ser uma boa ideia. Por ter uma boa quantidade de proteínas, ela ajuda a recompor as fibras musculares, aumentando o ganho de massa magra.

10. Previne a osteoporose

Sabia que seus ossos, além dos minerais já conhecidos como o cálcio, fósforo e magnésio, também precisam de colágeno? O consumo regular de gelatina ajuda a manter o corpo mais saudál. Evita a perda óssea e consequente surgimento da osteoporose.

Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

Contraindicações e cuidados a ter

Gelatina boa mesmo não é aquela que se compra em mercado, cheia de açúcar, adoçantes perigosos, corantes, aromatizantes e muitos outros químicos. Se você quer adicionar qualidade à sua alimentação, faça a sua em casa, com aquele pacotinho de gelatina sem sabor ou as folhas de gelatina (transparente).

É importante sempre ter atenção à quantidade consumida, pois 8 gramas diários de colágeno são mais do que suficientes para as funções do corpo.

Como fazer gelatina: 10 receitas

Todas as receitas abaixo são feitas apenas com a gelatina natural, aquele pozinho ou folha transparente pura, sem sabor. Assim, você pode adicionar o sabor que quiser e deixar ainda mais gostosa e saudável.

1. Mexerica e especiarias

gelatina
Crédito: Cinco Quartos de Laranja

Veja como fazer uma deliciosa receita com suco de mexerica (tangerina ou pocan) e especiarias para dar um toque especial e caseiro.

2. Suco de uva integral

gelatina
Crédito: Hanna Vita

Com certeza você vai adorar essa versão feita com suco de uva integral,  que nem precisa adoçar.

3. Morango de verdade

gelatina
Crédito: Claudia

Faça uma deliciosa gelatina com o verdadeiro sabor do morango, utilizando a fruta e gelatina sem sabor.

4. Maracujá

gelatina
Crédito: M de Mulher

Essa receita não somente é mais saudável, como também é linda. Você pode usar as sementes da fruta para decorar o topo da sua gelatina.

5. Manga

gelatina
Crédito: Casa da Ju

Nessa receita, você pode utilizar manga com menos fibras e deixar sua sobremesa ainda mais rica em nutrientes.

6. Limão de verdade

gelatina
Crédito: Diário Sem Lactose

Que tal uma gelatina de limão de verdade? Se você não utilizar corante em gel, vai ficar transparente e deliciosa.

7. Vinho tinto e frutas

gelatina
Crédito: Metrópoles

Que tal uma sobremesa com vinho tinto e pedaços de fruta? Não só é possível, como é uma delícia.

8. Pinga

gelatina
Crédito: Tudo Gostoso

Ainda na lista de gelatinas para adultos por ser feita com pinga, é tradicional na região sudeste do país. Mas a verdade é que fica simplesmente perfeita.

9. Bala de gelatina

gelatina
Crédito: Receitas de Nutri

Essas balinhas de gelatina lembram os docinhos da marca Fini, porém mais saborosos e saudáveis.

10. Maria mole

gelatina
Crédito: Tudo Gostoso

Sim, é possível fazer maria mole com gelatina sem sabor. Acompanhe a receita.

 

19 Comments Leave a Reply
  1. Gelatina comprada a granel nas casas de produtos naturais. Preparar com frutas batidas no liquidificador. Não tem corantes nem açúcar

  2. Ela é feita de uma proteína animal chamada colágeno, tirada quase sempre do couro do boi. O processo inicia-se com a preparação das raspas dessa pele. “Depois vêm as etapas de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem”,O resultado é um pó incolor, com aplicações não só na indústria de alimentos.. Para fabricar a gelatina consumida como sobremesa, esse pó é acrescido de aromatizantes, corantes e açúcar ou adoçante

  3. “Mas atenção: somente as gelatinas feitas de porco ou boi contêm as proteínas que nosso corpo necessita. “. Onde posso comprar essa gelatina, porque os industrializados de caixinha são artificiais?

    • Oi, Lilian.
      As de supermercado, normalmente, possuem esses componentes. De qualquer forma, confira na lista de ingredientes na hora de comprar. 🙂

  4. Para mm, todas essas vantagens são incongruentes.
    Faz exatamente 20 anos que não como gelatina. ela é feita de peles de animais, especialmente de pele de suínos.
    Nada derivado de suínos é saudável!

    • Meire, neste caso recomendamos que você procure um médico especialista para ele poder lhe orientar melhor. E se ele recomenda alguma gelatina em específico que não faça mal ao seu organismo! 😉

  5. achei muito interessante e tudo que diz sobre alimento eu gosto de saber e aproveitar o que for melhor alimento para mim e saude so adepta do

  6. Qual a gelatina que temos que comprar ou marca,pois fiquei muito interessada!
    Pois minha mãe estava quase 30 dias no hospital e realmente todos os dias tinha gelatina,minha mãezinha tem 93 anos e voltou para casa bem … Agradeço se poder dar uma resposta.

    • Olá, Sônia. Como não somos um site de vendas, não temos nenhum tipo de amostra grátis. Obrigada pelo seu comentário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Receita de risoto de frango na panela de pressão
sucos saudáveis
11 sucos saudáveis para variar o cardápio