Usos diferentes do amido de milho
Crédito: Freepik
em ,

7 Usos diferentes do amido de milho: da limpeza à beleza

Se você tem amido de milho em casa e usa só para cozinhar, está deixando de aproveitar ao máximo esse produto

Publicidade

O amido de milho, também chamado de maisena, está na sua cozinha para muito mais do que preparar receitas. Esse ingrediente é tão versátil quanto o vinagre e o bicarbonato de sódio. Se você tem amido em casa, veja quantas formas existem de aproveitá-lo, desde a limpeza da casa até cuidados com a sua beleza.

Dicas com amido de milho para o corpo

Para começar, veja quantas utilidades o amido de milho tem para ajudar a cuidar do seu cabelo e da sua pele.

Máscara capilar

Hidratar o cabelo toda semana é um hábito para adotar e deixar os fios mais sedosos e brilhantes. A maisena contribui dando mais movimento, leveza, maciez e reduzindo o frizz.

Publicidade

Veja como fazer:

Shampoo seco

Essa dica é sem misturas. Quando não tiver tempo de lavar o cabelo e quiser tirar um pouco do aspecto oleoso da raiz, polvilhe um pouco de amido de milho e deixe absorver a oleosidade. Depois use o secador para dissipar o amido. Lembre-se que o cabelo deve ser lavado de verdade assim que possível, pois os resíduos do amido vão ficar no couro cabeludo, entupindo os poros.

Evitar assaduras

Uma das dicas para evitar assaduras na pele ou para aliviar a ardência das assaduras que já se formaram é polvilhar um pouco de amido de milho. Ele vai ajudar a evitar o atrito entre a pele e a roupa, reduzindo o desconforto.

Publicidade

Veja também: Mais dicas para evitar assaduras entre as coxas

Talco para os pés

Acabou o talco em casa? Polvilhe um pouco de amido no sapato e nos pés para ficar mais confortável, prevenir o suor e o chulé.

Dicas com amido de milho para limpeza

As dicas com amido para limpeza da casa e de objetos são ainda mais variadas. Experimente todas para ver se encontra o aliado perfeito na hora de fazer limpezas específicas.

Publicidade

Limpeza de prata

As peças de prata costumam perder o brilho com o passar do tempo. Entre as diferentes dicas para renovar o brilho da prata, a dica com maisena é ótima. Faça uma pastinha usando maisena e água, aplique sobre as peças de prata e deixe secar. Depois faça um bom polimento com flanela.

Veja também: Outras dicas para limpar peças de prata

Tirar cheiro de mofo

Nos livros, nas gavetas e armários, o cheiro de mofo é bem comum quando falta circulação de ar e quando o ambiente tem muita umidade. A maisena é útil na remoção do cheiro porque ela absorver a umidade e também parte do mofo. É só polvilhar maisena pura e deixar que absorva, depois remover com aspirador de pó.

Publicidade

Veja também: Dicas para tirar cheiro de mofo

Tirar manchas

Da mesma forma que o amido de milho atua absorvendo umidade e mofo, ele pode agir absorvendo certos tipos de resíduos que mancham tecidos. Em uma mancha recente, ainda molhada, absorva o excesso com papel-toalha, depois polvilhe amido para absorver mais um pouco. Se a mancha estiver seca, faça uma pasta de amido com água, aplique na mancha e deixe secar antes de lavar normalmente.

Veja também: Dicas para tirar manchas de catchup, mostarda, tomate e shoyu

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Dicas para melhorar a digestão

7 Dicas para melhorar a digestão

Dicas para evitar o rapto de crianças

7 Dicas para evitar o rapto de crianças