touca de gesso
Crédito: Freepik
em

Como fazer hidratação com touca de gesso no cabelo

Deixe os fios hidratados, leves e macios com essa receita simples e sem química

São tantas as receitas caseiras de hidratação para cabelo que não é possível contar. Boa parte delas realmente funciona, desde que você escolha ingredientes que não prejudiquem a saúde do couro cabeludo e dos fios, como é o caso da touca de gesso. Veja para que ela serve e como fazer em casa.

Veja também: como fazer hidratação com gelatina

Para que serve?

para que serve touca de gesso no cabelo
Crédito: Freepik

A touca de gesso tem esse nome porque é branca e a mistura endurece um pouco enquanto age no cabelo. Mas na verdade nada mais é do que uma máscara de maisena que ajuda os fios a ficarem mais maleáveis, beneficiando quem deseja um efeito de alisamento natural temporário.

Além do efeito um pouco mais liso, o cabelo também fica bem soltinho e muito macio, com toque semelhante ao da maisena quando você pega um punhado nas mãos e mexe com os dedos. Com isso, o cabelo também fica com menos frizz, mais alinhado e bem hidratado.

Como não é uma hidratação química, pode ser utilizada sem contra-indicação, exceto por quem já sabe ter algum tipo de reação alérgica aos ingredientes utilizados. Mas, de modo geral, até as gestantes e lactantes podem usar.

Mesmo quem tem cabelos cacheados e crespos pode usar, pois eles não vão ficar lisos, apenas mais maleáveis e bem hidratados, o que é ótimo, já que os cachos têm a tendência de serem mais ressecados.

Como fazer em casa

Essa receita é compartilhada do Cabelos de Rainha, mas você pode adaptar alguns ingredientes conforme já testou e sabe que funciona para o seu tipo de cabelo.

Ingredientes

Água ou leite: 100 ml;
Amido de milho (maisena): 1 colher (sopa);
Máscara de hidratação: 1 colher (sopa);
Óleo vegetal: 3 gotas;
Açúcar cristal: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque o leite ou a água e misture a maisena. Leve ao fogo e fique mexendo até ganhar textura de mingau. Desligue o fogo;
  2. Pegue uma colher de sopa do mingau e coloque em um potinho. Adicione os demais ingredientes e misture bem. Espere amornar.

Modo de aplicação

  1. Lave o cabelo só com xampu, enxague e escorra o excesso de água;
  2. Aplique a máscara mecha por mecha, da raiz às pontas. Faça um coque;
  3. Deixe a mistura agindo de 20 a 30 minutos no cabelo. Se possível, use uma touca térmica (pode ser plástica, não precisa ser do tipo que aquece);
  4. Passado o tempo, remova muito bem a máscara no chuveiro e aplique o condicionador;
  5. Por fim, depois que terminar de lavar, finalize com o seu creme de costume e deixe o cabelo secar naturalmente. Para isso, a dica é fazer de dia enquanto ainda tem sol. Se tiver que usar o secador, lembre-se de aplicar um protetor térmico antes.

Ingredientes para substituir na touca de gesso

Entre as adaptações que você pode fazer nessa receita, pode variar o tipo de creme para hidratação, se vai querer usar leite ou água e o tipo de óleo vegetal que prefere.

Também, pode adicionar um pouco de Bepantol líquido que é um excelente hidrante, pode usar ampola de vitamina para nutrir os fios e também pode substituir o açúcar por mel.

33 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo pega-marido

Bolo pega-marido: receita tradicional, de chocolate e sem lactose

gás hélio caseiro

Gás hélio caseiro para encher balões funciona? Veja como fazer