em

Como limpar prata com dicas práticas e caseiras

Mantenha seus objetos de prata conservados com técnicas eficientes de limpeza

https://www.dicasonline.com/wp-content/uploads/limpar-joia-prata.jpg
Crédito: PixHere

Objetos de prata são ao mesmo tempo sofisticados e sensíveis ao meio ambiente, o que faz com que muitas pessoas guardem seus talheres, joias e outros artefatos de prata sem sequer usá-los, com medo de estragá-los. Com os métodos ideais para limpar prata, você vai perder esse receio.

Mesmo sem uso, peças feitas de prata precisam de limpeza. A partir de agora você poderá usar à vontade aqueles talheres guardados há anos, aquele anel passado de geração para geração e outros objetos desse material, sem medo de eles escureçam.

5 Formas de limpar prata escurecida com receitas caseiras

As peças de prata são delicadas, seja louças, joias ou outros objetos. Isso as torna muito suscetíveis ao meio externo, podendo gerar reações que prejudiquem o estado do material.

Para que se mantenham conservadas, é importante guardá-las muito bem, protegidas do vento e da umidade e fazer uso de produtos específicos para clareá-las quando estiverem escurecendo. Veja quais são os produtos mais eficazes para limpar prata.

1. Bicarbonato de sódio

Útil nas mais diversas tarefas domésticas, o bicarbonato de sódio também é útil para limpar prata. Para usar o bicarbonato no combate à oxidação, faz-se necessário seguir esses passos:

  1. Fazer uma mistura de bicarbonato com água;
  2. Aplicar nas peças com uma escovinha;
  3. Enxaguar e secar.

Se as peças forem muito pequenas e mais difíceis de limpar à mão, é necessário seguir essas instruções:

  1. Coloque a prata em uma panela 500 ml de água;
  2. Misture uma colher de café de bicarbonato;
  3. Mergulhe as peças nessa água e deixe ferver;
  4. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe as peças de molho por cinco minutos;
  5. Deixe secar bem para lustrar.

Vale ressaltar que é necessário cuidado na hora de tirar as peças de prata da água ainda quente.

2. Com vinagre branco

O vinagre vai remover todo o cheiro e aparência de oxidado das peças de prata. Para utilizá-lo, são necessários esses passos:

  1. Misturar uma xícara de vinagre com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  2. Mexer até parar de borbulhar;
  3. Colocar as peças de prata dentro do recipiente onde fez a mistura e deixar agir por até três horas ou conforme observar que as peças clarearam;
  4. Retire as peças e as seque bem para lustrar e dar brilho.

3. Com pasta de dente

A pasta de dente é muito famosa por ser usada para branquear diversos materiais, sendo também utilizada contra o escurecimento da prata. Para usá-la é muito simples, precisando ter apenas uma pasta de dente branca comum e uma escova de dentes.

Tenha atenção para não usar uma escova muito agressiva, para não correr o risco de acabar arranhando a peça. Siga como aplicar:

  1. Passe um pouco de pasta na escova e esfregue as peças delicadamente;
  2. Enxágue com água e detergente;
  3. Depois que a prata estiver seca, passe uma flanela para lustrar.

4. Com papel alumínio

O papel alumínio é outra solução simples para limpar prata, sendo muito útil principalmente para a limpeza de ornamentos muito detalhados, em que as escovinhas não conseguem limpar. O uso dessa técnica não é complexo, acompanhe:

  1. Colocar as peças de prata em um recipiente com água fervente;
  2. Juntar à água alguns pedaços de papel alumínio e deixar fervendo por vinte minutos (ou menos, se perceber que as peças já clarearam);
  3. Retirar as peças da água e secar bem para ficarem brilhantes.

5. Com sal

Um dos ingredientes mais comuns de se ter em casa, o sal pode ser utilizado para combater o escurecimento e para limpar prata. Veja como é simples:

  1. Colocar água fervida com sal em um recipiente;
  2. Mergulhar a prata, deixando a solução reagir até que se perceba o clareamento;
  3. Lavar muito bem cada peça, secar e lustrar para dar brilho.

Por que a prata escurece?

limpar joia prata
Crédito: Pxhere

A reação química de oxidação da prata com o enxofre, um gás presente no nosso dia a dia, é que faz esse material ficar com a cor escura. O escurecimento é um processo inerente da prata, então, se um objeto considerado desse material nunca escureceu, há muita chance de ele não ser de prata.

O suor também facilita a reação de oxidação, pois essa mistura de água com sais minerais ajuda a prata a entrar em contato com o enxofre, formando, assim, o do sulfeto de prata, elemento que dá a cor escura.

Como evitar o escurecimento da prata

  • Evite tomar banho com suas joias de prata, assim como ir para lugares com alta umidade, como a praia ou piscina. Quando chegar em casa e tirar a peça, passe um pano seco com cuidado para remover a poeira e o suor acumulados;
  • Quando for limpar, nunca use materiais muito ásperos, como esponja de aço, para evitar arranhões permanentes. Em vez disso, prefira usar uma escova de dentes ou uma esponja macia, em movimentos delicado;
  • Para louças de prata pouco usadas, guarde em um local seco e bem embaladas para pegarem o mínimo de ar possível. Pode embalar em plástico filme e deixar dentro de uma caixa ou sacola;
  • Já no caso de louças de prata que são frequentemente usadas, não as lave na máquina de lavar louça. Prefira lavar uma a uma com cuidado, para evitar danificar as peças;
  • Muitos joalheiros recomendam que o objeto de prata receba um banho de ródio de tempos em tempos, para manter e conservar o brilho por mais tempo. Esse revestimento com ródio forma uma camada protetora na prata e deve ser feito periodicamente, porque ele não é permanente.

As joias de ouro também precisam de cuidados. Saiba como limpar ouro da forma correta.

Se você também quer se livrar da ferrugem em outros metais, veja no vídeo uma dica simples para resolver isso:

24 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

evitar varizes

Dicas de como evitar varizes e inchaço nas pernas

descongelar carne rápido

Saiba como descongelar carne rápido