O perigo numa lata: comer batatas chips mata, saiba porquê!

As batatas chips são cozidas a altas temperaturas, fazendo com que o amido presente no milho forme acrilamida, uma substância altamente cancerígena.

Publicidade

Sabe aquela batatinha tipo chips? Este é um produto muito consumido a nível mundial, comercializado em latas e que, à primeira vista, parece inofensivo. Mas se lhe dissemos que esta batata é altamente cancerígena?

O perigo não está na produção da batata, mas nos temperos.

Arroz, trigo, flocos de milho e flocos de batata são os cereais que compõem esta batata. Até aqui tudo bem, pois estamos falando de alimentos comuns e que não apresentam risco para a saúde.

Os ingredientes são misturados e colocados numa forma específica para moldar as fininhas e deliciosas batatas. Elas são cozidas num forno a temperaturas muito altas e aqui começa o perigo: quando o amido é exposto a uma temperatura superior a 120ºC forma acrilamida, uma substância altamente cancerígena. Além de provocar câncer, esta causa doenças no sistema nervoso e provoca infertilidade masculina.

Publicidade

Mas para conseguirem esta batatinha estaladiça e crocante, as empresas precisam de a cozer no forno.

A fase seguinte também não é muito benéfica para a saúde. Antes de serem embaladas, as batatas levam bacon, queijo ou cebola em pó, para lhe dar aquele sabor que tanto gostamos.

Mas o perigo não está só neste tipo de batata. A Proteste Associação de Consumidores analisou alguns produtos comercializados nos supermercados brasileiros, como batata frita, batata chips, biscoito doce e salgado, biscoito cream cracker, pão francês, salgadinhos e torradas. Os resultados foram assustadores: dos 51 produtos analisados todos tinham uma quantidade altíssima de acrilamida.

tabela-acrilamida

A tabela em cima mostra a quantidade de microgramas de acrilamida presente em cada quilograma destes alimentos e os números são assustadores!

Publicidade

Todos os produtos que a Proteste analisou contêm acrilamida na sua composição, pois as marcas ignoram os alertas que vêm sido emitidos e continuam a expor o amido a altas temperaturas.

Para fornecer alimentos saborosos ao consumidor, as empresas vendem produtos cancerígenos, que acabam nos matando lentamente. Mais uma vez o lucro superpõe-se à saúde humana.

PODE GOSTAR TAMBÉM