dicas de limpeza com vinagre
Crédito: Freepik
em

10 Dicas de limpeza com vinagre

Esse ingrediente não pode faltar na sua casa, pois ele tem inúmeras utilidades no dia a dia

O vinagre é uma substância com propriedades bactericida, fungicida, branqueadora e neutralizadora de odores. Por isso, além de usá-lo nas suas receitas, para diversos remédios caseiros e para as plantas, também é possível fazer limpeza com vinagre. Veja quantas utilidades ele tem na rotina doméstica.

1. Limpeza de banheiro – louças e azulejos

O vinagre pode ser usado para limpar todas as louças e azulejos do banheiro, inclusive os rejuntes. Pode aplicá-lo puro ou diluído em um pouco de água, e ir esfregando com uma espoja ou escovinha. No início o cheiro vai ficar forte, mas depois neutraliza.

2. Azulejos brilhantes

Depois de varrer o chão da casa, nas partes com azulejo você irá passar um pano. Nesse momento, adicione um pouco de vinagre à água e aplique em todo o piso para dar brilho e para deixar mais limpinho, removendo bactérias.

3. Higienizar esponja de louça

Se não tiver em casa uma esponja de louça nova para trocar toda semana, uma opção é ferver a esponjinha com um pouco de água e vinagre. Deixe fervendo por uns 5 minutos. Desligue o fogo, tire a água e deixe-a escorrer na pia, arejando. Quando estiver fria, aperte bem para ficar seca.

4. Limpeza do fogão

Para dar um brilho extra ao inox do fogão, primeiro faça a limpeza dos excessos de comida. Ao final, passe vinagre sobre o inox e limpe bem com um pano, lustrando a peça. Se achar necessário, finalize com um pano seco.

5. Lavar roupa com vinagre

O vinagre funciona para tirar a sujeira da roupa e também como um amaciante natural. Pode lavar sua roupa colocando a quantidade normal de sabão, e no lugar do amaciante coloque 1 xícara de vinagre branco. Deixe a máquina lavar normalmente.

6. Limpeza da máquina de lavar roupa

Depois de ter lavado toda a roupa, algumas vezes por mês é bom lavar a máquina por dentro. Para isso, o vinagre é um ótimo aliado. Coloque a máquina para bater no ciclo simples e coloque 1 xícara de vinagre junto. Deixe a limpeza acontecer e não precisa colocar para centrifugar. Desligue antes, abra a tampa da máquina e deixe arejar.

7. Tirar mancha de desodorante da roupa

Além das limpezas simples de roupa, o vinagre também ajuda a remover manchas, como aquelas de desodorante que deixam as camisas brancas da parte do braço. Faça uma misturinha de vinagre com bicarbonato de sódio em partes iguais até obter uma pasta. Então aplique sobre a mancha e deixe agir de 30 minutos a 1 hora. Enxágue e coloque a peça para lavar na máquina normalmente.

8. Desentupir chuveiro

Com o passar do tempo, a parte da ducha do chuveiro, por onde sai a água, fica entupida com pequenas pedrinhas que são minerais da própria água. Além disso, por estar em uma parte úmida da casa, o chuveiro também vai acumulando manchas de limo.

Para deixá-lo limpinho e desentupido, coloque um pouco de vinagre com água dentro de um saquinho plástico e amarre em volta do chuveiro, deixando a parte da ducha “de molho” na mistura, mas sem encostar no líquido. Deixe agindo durante toda a noite e remova o saco plástico de manhã.

9. Sabão caseiro

Essa é para economizar nos produtos de limpeza. Você pode fazer o seu sabão caseiro de vinagre com álcool para render bastante e limpar a casa inteira. Vai usar sabão glicerinado, açúcar, vinagre de álcool, água e álcool puro 96%.

Veja a receita do sabão caseiro.

10. Desentupir a torneira

Assim como acontece com o chuveiro, a torneira da pia também pode ficar com minerais calcificados na parte por onde sai a água. Aí, vai parecer que ela está estragada, mas é só ver aqui como fazer uma limpeza com vinagre para desentupir a torneira

cravos para tirar cheiro de xixi do banheiro

Como usar cravo para tirar o cheiro de xixi do banheiro

maleficios dos refrigerantes diet

5 Problemas de saúde que o refrigerante diet pode causar