em

Fone de ouvido com som alto é ruim para sua audição

Utilizar fone de ouvido virou uma parte da rotina de quase todas as pessoas, mas pode ser o pior inimigo da audição
fone de ouvido com som alto
Crédito: Pixabay

Utilizar fone de ouvido virou uma parte da rotina de quase todas as pessoas. Seja no trabalho, no transporte ou em casa, colocar o fone e ouvir as suas músicas é uma maneira de se distrair e passar o tempo. Mas o fone de ouvido com som alto prejudica a audição, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é o pior inimigo da audição.

É importante lembrar que a audição é muito preciosa. Afinal, é graças a ela que as pessoas além de escutar sons ela é necessária para a segurança e orientação no espaço.

Aqui você encontra:

Por que usar fone de ouvido com som alto faz mal?

fone de ouvido com som alto
Crédito: Pixabay

Ouvir música no fone de ouvido com som alto é um prazer, já que libera endorfina. Mas ficar ouvindo som alto (com o fone) faz com que as células auditivas sejam prejudicadas, ou até morrerem.

O que acontece é que a cóclea, localizada no interior do ouvido, possui entre 15 mil e 18 mil células ciliadas. São essas células as responsáveis por transformar as ondas sonoras em ondas elétricas, levando a informação para o cérebro. Quando o som está muito alto, essas células são destruídas, e não se regeneram. A consequência é a perda auditiva.

Mas não é preciso abolir o uso. Basta evitar usar o fone de ouvido com som alto, além de outras dicas básicas. Para começar, o limite seguro para o uso do fone é 80 decibéis. Então deixe o volume, no máximo, na metade da marcação do seu aparelho.

Também e é necessário que você consiga ouvir o que acontece ao seu redor, e nunca dormir com eles. Além disso, evite usá-lo por mais de 1 hora seguida. Faça pausas a cada hora.

Dicas para encontrar o bem estar físico e emocional

Quais são os cuidados com a audição que devemos ter?

fone de ouvido com som
Crédito: Pixabay

Não é difícil manter a saúde dos seus ouvidos em dia. Só é preciso ter alguns cuidados, além de evitar fone de ouvido com som alto. Seguindo esses cuidados você poderá manter a sua audição por muitos e muitos anos, ouvindo o som de tudo com ótima qualidade.

1. Tenha cuidado com o excesso de barulho

O barulho está em todos os lugares, mas o ruído provocado pelo fone de ouvido com som alto é uma das causas mais populares de perda auditiva.

Para manter os ouvidos saudáveis utilize protetores auriculares em locais de trabalho com muito barulho, como construções e fábricas.

Também evite ficar muito perto das caixas de som em festas e shows, assim como lugares fechados e barulhentos.

2. Não limpe os ouvidos internamente

fone de ouvido com som alto
Crédito: Pixabay

As hastes flexíveis com algodão nas pontas (cotonetes) são vastamente usadas como forma de limpar os ouvidos internamente, mas elas podem causar problemas na audição. As mais comuns são lesões no ouvido, provocando perdas auditivas, perfuração no tímpano e infecções.

Como a cera de ouvido tem papel fundamental para proteger o canal auditivo. Ela não deve ser removida. A maneira correta de manter a higiene é só limpar externamente, nunca introduzindo nenhum material dentro do canal auditivo.

O corpo elimina naturalmente o excesso de cera. Apenas um médico é capaz de limpar os canais auditivos, caso seja necessário.

3. Vá regularmente ao médico otorrino

Como a perda auditiva é lenta e não é muito percebida, as pessoas não têm o costume de passar no médico otorrino. Assim, elas costumam ir somente ao médico quando a audição já está bem prejudicada. Mas quando é detectada prematuramente pelo médico, há grandes chances de elas serem tratadas.

Então não deixe de se consultar anualmente com o seu médico otorrinolaringologista, que além de verificar a sua audição, vai avaliar a saúde de todo o seu ouvido.

ladrões de energia
Ladrões de energia: conheça quais são os 10 piores, segundo Dalai Lama
receitas com berinjela
20 receitas com berinjela – Fáceis, no forno e fit para experimentar