em

Meu Deus!Meu Deus!

Cotonete faz mal: sim ou não? Descubra a verdade

É mito ou verdade que usar cotonete faz mal e pode prejudicar a audição? Entenda e aprenda o que pode ou não fazer

cotonete faz mal
Crédito: PxHere

Afinal, usar cotonete faz mal ou é apenas um mito? O uso destas hastes flexíveis dentro do ouvido é uma prática comum e faz parte da rotina de higiene das pessoas. O problema é que muitos não sabem, mas esse hábito simples, pode gerar lesões sérias no ouvido.

Cotonete faz mal?

cotonete faz mal
Crédito: Flipboard

De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) o uso de cotonete (haste flexível) na limpeza do ouvido “é a maior causa de inflamações e lesões no canal auditivo”. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Dr. Humberto Afonso Guimarães, “em alguns casos, as hastes flexíveis podem perfurar o tímpano, causando graves lesões e até mesmo a surdez parcial”.

Outra questão é a cera. Ela lubrifica, limpa e protege os ouvidos. Qualquer impureza que entre por sua orelha ficará presa na cera e não chegará ao canal auditivo. Os movimentos de abrir e fechar da mandíbula, o ato de mastigar e falar empurram a cera para fora do ouvido, que é lavada no banho. Ou seja, a limpeza do excesso dessa substância ocorre de forma natural pelo corpo.

Quando você usa o cotonete, além das lesões mencionadas, você pode sem querer empurrar a cera para dentro do ouvido. Ou seja, cotonete faz mal, pois também pode empurrar sujeira para dentro do canal auditivo. Por isso, o recomendado é procurar o especialistas na área para solucionar o problema, de modo correto.

Riscos de usar cotonete

Além destes principais riscos já citados anteriormente, é possível concluir que cotonete faz mal, devido a estes outros riscos associados ao uso dess objeto para limpeza do canal auditivo:

1. Eczemas

O ato de utilizar o cotonete diariamente nos ouvidos pode levar à formação de eczemas, que são o resultado da inflamação na pele que fica dentro da orelha.

2. Otite

cotonete faz mal
Crédito: Verywell Health

Nem sempre o cotonete é armazenado corretamente, ficando muitas vezes na pia ou no armário do banheiro. Sabe-se que esse é um dos lugares mais sujos da casa, cheio de microorganismos nocivos à saúde. E, ao colocar o cotonete no fundo do ouvido, há risco de desenvolver inflamações como a otite.

3. Tampões de cera endurecidos

Quando você insere as hastes mais profundamente, não está retirando a cera e sim empurrando. Por isso considera-se que o cotonete fz mal, pois com o tempo, forma-se uma barreira densa, que impede a qualidade da audição.

4. Surdez

Outro fator relevante na decisão de que cotonete faz mal é a possibilidade de surdez provocada pelas consequências da perfuração do tímpano.

5. Aumento da produção de cera

Quanto mais você limpar o ouvido, mais sua proteção natural será retirada, deixando-o ressecado. Para compensar isso, o organismo produz ainda mais cera, para lubrificar o canal auditivo e proteger contra infecções.

Como limpar o ouvido sem cotonete

cotonete faz mal
Crédito: Gaúcha xh

Você pode estar se perguntando então por que existe o cotonete? Ele foi feito para ser usado na parte exterior da orelha. Nunca dentro do ouvido! A forma correta de usar o cotonete é apenas passá-lo nas dobrinhas de fora da orelha.

A melhor maneira de limpar os ouvidos é com água corrente e sabão neutro, enquanto toma banho. Lembre-se de enxaguar e secar bem, mas sem colocar a toalha ou dedo muito fundo.

Os movimentos de abrir e fechar da mandíbula, de mastigar e falar empurram a cera para fora do ouvido, que poderá ser lavada no banho. Ou seja, a limpeza do excesso dessa substância ocorre de forma natural pelo corpo.

Veja um vídeo com o passo a passo. Mas lembre-se que as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

remédios caseiros para tosse alérgica

Melhores remédios caseiros para tosse alérgica

cuidar de cabelos longos

Cuidar de cabelos longos: como tê-los sempre bonitos