em

Farofa de bacon: 8 receitas

A farora é um prato que pode ser feito em dez minutinhos e acompanha várias refeições. Veja essas opções com bacon
receitas de farofa de bacon
Crédito: Wikimedia Commons

Para acompanhar a feijoada, a carne de panela ou outra receita com molho, a farofa de bacon é um prato muito bem-vindo. Além do mais, é bem fácil e rápido de fazer, podendo variar a receita simples por versões mais ingredientes e e temperos, como essas que você vai conferir agora.

Veja também: receitas de farofa para todos os gostos

Aqui você encontra:

Como fazer farofa de bacon: 8 receitas

Há quem evite comer bacon por achar que faz mal, só que não é bem assim. Se você optar por um bacon de alta qualidade, de preferência vindo direto da fazenda, pode comer junto com a farofa sem medo. Claro, o ideal é que depois vá gastar as calorias ingeridas no almoço, porque com essas receitas vai ser difícil comer sem repetir.

1. Receita simples

receita de farofa de bacon simples
Crédito: Cozinha Travessa

Essa farofa leva poucos ingredientes e pode ser feita com a farinha de mandioca comum fina ou a que tem biju, deixando flocos maiores. Além desse ingrediente só vai precisar de bacon, da cebola, da manteiga e do sal. Prove a farofa antes de salgar, pois o bacon já tem sal e às vezes a manteiga também tem.

2. Com passas

farofa de bacon e passas
Crédito: Amor Pela Comida

Se for servir essa farofa para alguém que não gosta de uvas passas, precisa avisar antes porque elas podem facilmente ser confundidas com o bacon picado. Porém, como o sabor é oposto, as passas deixam a farofa mais adocicada, contrastando com o salgado do bacon. É uma deliciosa combinação que vale a pena experimentar.

3. Ovo e bacon

farofa de bacon e ovo
Crédito: Tudo Receitas

A farofa de ovo sem bacon já é uma delícia e serve como prato principal para um almoço rápido. Mas se adicionar bacon ela fica ainda melhor. Essa versão fica bem soltinha, mais úmida, e leva só farinha, que pode ser de milho ou mandioca, também ovos, bacon, sal  e cebolinha verde.

4. Farofa de cenoura

farofa de bacon e cenoura
Crédito: Tudo Receitas

Para uma farofa mais saudável, use muita cenoura. Vai deixá-la mais colorida e crocante também, uma ótima pedida para servir às crianças. Essa receita leva farinha de mandioca, cenouras cruas, bacon, cebola, tomate, cebolinha, azeitonas sem caroço, caldo de frango, manteiga, sal e pimenta preta.

5. Banana com bacon

farofa de bacon e banana
Crédito: A Casa Encantada

Gosta de farofa de banana? Quer que o sabor ganhe ainda mais contraste? Então adicione bacon frito aos cubinhos. Essa versão também leva ovos para ficar bem completa. Além desses ingredientes vai precisar da farinha, cebola, azeite, sal, pimenta e ervas frescas para dar aroma, cor e sabor.

6. Farofa de couve

farofa de bacon e couve
Crédito: Guia da Cozinha

Sem a farinha, somente refogando a couve com o bacon, já fica uma delícia. É uma salada quente perfeita para servir com feijão e arroz. Mas se quiser deixar o prato mais incrementado, adicione a farinha de mandioca, cebola, colorau e manteiga.

7. Com calabresa

farofa de bacon e calabresa
Crédito: Receitas que Amo

Essa dupla fica ótima na mesma receita, com sabor levemente semelhante por serem defumados. Com um pouco mais de ingredientes do que nas versões anteriores, essa delícia de farofa é feita com farinha de mandioca, linguiça calabresa, bacon, cebola, pimentão, alho, azeite, ovos cozidos, manteiga, cheiro-verde, sal e pimenta.

8. Duas farinhas e bacon

farofa de bacon com duas farinhas
Crédito: GShow

Essa farofa fica mais crocante porque leva farinha de mandioca e de milho. Também é feita com bacon, óleo, alho e o toque especial das sementes de linhaça que deixam a farofa mais nutritiva.

benefícios própolis
Própolis: o que é e benefícios
chá vermelho
Benefícios do chá vermelho e como fazer