em

10 Receitas de farofa de ovo maravilhosas

Experimente fazer receitas fáceis e rápidas para servir como prato principal ou acompanhamento no almoço
receitas de farofa de ovo
Crédito: Wikimedia Commons

A farofa de ovo é uma entre tantas variedades de farofa que se pode fazer. O grande diferencial das versões mais simples para essa é que, justamente por conter ovo, pode servir como uma refeição principal acompanhada de uma salada fresca ou legumes refogados. Mas é claro que também serve para acompanhar a feijoada e vários outros pratos que quiser. Então escolha sua receita preferida e faça em casa, pois é muito fácil.

Veja também: receitas de farofa de banana para o almoço

Aqui você encontra:

Como fazer farofa de ovo: 10 receitas

Escolha a farinha de mandioca que preferir, separe os ovos, que de preferência devem ser orgânicos para ficar mais gostoso e saudável, e veja quais outros ingredientes pode usar para fazer uma farofa de ovo perfeita ao seu gosto.

1. Receita prática

receita de farofa de ovo prática
Crédito: Monta Encanta

Essa versão é prática porque a dica é fazer com farofa pronta temperada à base de farinha de milho. Ela fica bem amarelinha, contrastando com o cheiro-verde. Também fica molhadinha e crocante ao mesmo tempo, perfeita para comer pura.

2. Farofa simples

receita de farofa de ovo simples
Crédito: Panelaterapia

Assim como a versão anterior, o que faz essa receita ser simples é o uso da farofa pronta. Mas nesse caso, em vez da farofa de milho é usada a farofa de mandioca, que pode ser temperada ou não, conforme o seu gosto. A receita leva cebola, azeite, manteiga, ovos, cebolinha e sal.

3. Com ovo e bacon

farofa de ovo e bacon
Crédito: GShow

Essa combinação é especial, pois o bacon frito ajuda a deixar a farofa mais molhadinha, além de deixar seu inconfundível sabor defumado fazer as honras. Para essa versão vai precisar de bacon em cubos, cebola, ovos, farinha, sal e pimenta. Primeiro prove sem temperar com sal, pois o bacon já é salgado e pode ficar exagerado.

4. Com legumes

farofa de ovo e legumes
Crédito: Receitas de Minuto

Para incrementar mais a farofa e servir com uma bela carne de panela, essa versão é ideal. Leva farinha de mandioca torrada, bacon, ovos, alho-poró, cenoura, ervilha, manteiga, sal e pimenta. Se quiser pode adicionar mais vegetais, como vagem cozida, cebola e alho.

5. Calabresa com ovo

farofa de ovo e calabresa
Crédito: Panelaterapia

Na falta do bacon, a calabresa substitui muito bem. Essa receita é feita com a linguiça, farofa de milho pronta, cebola, azeite, milho, ervilha, ovos, sal, pimenta e cheiro-verde. Se quiser que fique com um sabor especial, aproveite que usou calabresa e tempere com um pouco de pimenta calabresa também.

6. Com ovos cozidos e azeitonas

receita de farofa de ovo cozido
Crédito: Aromas e Sabores

Nessa versão os ovos não são colocados crus dentro da farofa. Eles primeiro são cozidos para ficarem mais inteiros. Tem também o sabor das azeitonas pretas que complementa o prato e, além desses ingredientes, só vai precisar de farinha de mandioca, manteiga, cebola, linguiça calabresa e sal.

7. Farofa com passas

farofa de ovo e passas
Crédito: Panelaterapia

Para deixar um leve toque doce à sua farofa, as uvas passas são uma ótima pedida. Além do mais, essa frutinha ajuda a deixar o prato muito mais nutritivo e com uma textura especial. Para essa receita vai precisar de manteiga, óleo, cebola, alho, azeitonas, bacon, ovos, farinha, as uvas e os temperos que gostar.

8. Mineira caipira

receita de farofa de ovo mineira
Crédito: Na Cozinha da Poly

Essa receita é um prato principal porque leva mais ingredientes, como moelas de frango, bacon, calabresa, pimentão verde, banana-da-terra frita, uvas passas, ovos cozidos e a farinha de mandioca branca, com os temperos que preferir. Dá um pouco mais de trabalho, mas vai valer cada minuto na hora de se servir e experimentar.

9. Banana, ovo e bacon

farofa de ovo e banana
Crédito: Lazz Gourmet

Além das uvas passas, a banana também é uma boa opção para deixar a farofa mais macia e com toque adocicado. Essa receita leva bananas nanicas, ovos, bacon, farinha de mandioca, cebola, alho, manteiga, azeite, sal e pimenta.

10. Farofa de cuscuz com ovos e salsicha

farofa de ovo e cuscuz
Crédito: Tudo Gostoso

Outra substituição para a farinha de mandioca que funciona muito bem como farofa é o cuscuz de milho. Junto desse ingrediente essa opção leva ovos, sal, pimentão verde, salsicha, manteiga, coentro e cebola.

ovos benedict
7 Receitas de ovos benedict para uma refeição reforçada
fazer marmitas congeladas
Como fazer marmitas congeladas