em

10 Receitas de farofa de banana para o almoço

Entre a farinha de mandioca e a banana você pode adicionar diversos outros sabores, veja as sugestões
farofa de banana
Crédito: Pixabay

A farofa de banana pode ser considerada um prato típico, porque tanto a farinha de mandioca quanto a banana são alimentos abundantes no Brasil inteiro. Se você só conhecia as versões mais simples, mas aprecia o sabor da fruta misturada em receitas salgadas, vai gostar dessas versões para servir com a feijoada ou a carne ensopada.

Como fazer farofa de banana: 10 opções

A farinha de mandioca é a base para a receita tradicional. E além de adicionar banana à receita, você pode substituir essa farinha por outros opcionais, além de agregar sabor com ingredientes diferenciados, como vai ver a seguir.

1. Receita simples

receita farofa de banana simples
Crédito: Panelinha

Como de costume, para começar tem uma receita bem simples feita com farinha de mandioca torrada, bananas, cebola roxa, alho, manteiga, sal e pimenta. Se quiser pode adicionar outros temperos que goste e que julga ficarem bons combinados com a fruta.

2. Com banana-da-terra

receita farofa de banana-da-terra
Crédito: Veganana

A banana-da-terra é um pouco mais rústica do que os demais tipos e fica muito bem adicionada à farofa. Para fazer essa receita, além delas, vai precisar de cebola, pimentão, pimenta picante, cheiro-verde, farinha de mandioca crua, azeite e dendê, fumaça líquida, sal e pimenta preta.

3. Com farinha de milho

farofa de banana com farinha de milho
Crédito: Presunto Vegetariano

Nessa versão, no lugar da farinha de mandioca usa-se a farinha de milho, que é mais inteira, alterando o sabor e a textura do prato. Além dessa farinha, vai precisar de cebola, cheiro-verde, alho, sal e pimenta. É bem simples e o resultado vai surpreender.

4. Farofa rápida

receita farofa de banana rapida
Crédito: Gastronomismo

Essa receita é rápida porque só leva três ingredientes, que são a banana, a farinha de mandioca e a manteiga. Então só precisa fatiá-la em rodelas e depois levar tudo para a frigideira, uma coisa de cada vez, e em poucos minutos ela vai estar pronta para ir à mesa, quentinha.

5. De legumes

farofa de banana com legumes
Crédito: Gastrolândia

Quer uma opção bem colorida e cheia de sabores diferentes, que seja um prato saudável no almoço? Essa versão leva cenoura, cebola, sementes, casca e polpa de abóbora, pimenta vermelha, salsinha, azeite e sal. Sem esquecer, claro, da farinha de mandioca torrada e da banana.

6. Ovos e bacon

farofa de banana e bacon
Crédito: Lazz Gourmet

Talvez você já conheça as versões de farofa de ovo ou com bacon, mas já experimentou adicionar banana à receita? Se gosta de misturar esses sabores, vale a pena experimentar. Além desses ingredientes principais também vai precisar de cebola, alho, manteiga, azeite e temperinhos a gosto.

7. Com carne de porco e jurubeba

farofa de banana com carne
Crédito: Cozinha da Matilde

Outra versão mais incrementada é essa, que leva barriga de porco (ou bacon), linguiça pastosa, jurubeba, banana-da-terra com a casca mais preta, cebola, salsinha, alho, farinha, cebolinha, tomilho e mais temperinhos ao seu gosto. Fica ótima com salada de couve.

8. De cuscuz

farofa de banana com cuscuz
Crédito: Tudo Gostoso

Nessa versão, a farinha de mandioca é substituída pelo fubá grosso, usado para cuscuz e polenta. A receita é bem básica e prática de fazer, pois além do fubá leva apenas banana-da-terra, água, açúcar e um pouco de sal. Fica pronta rapidinho para servir com salada, arroz e filé de frango.

9. Com aveia

farofa de banana com aveia
Crédito: Lila Pink

Se você já costuma comer um bom prato de banana com aveia pela manhã, use esses mesmos ingredientes para fazer uma farofa no almoço. Vai precisar de aveia em flocos e em farinha, cebola, margarina light, sal e pimenta.

10. Queijo coalho

farofa de banana e queijo
Crédito: Pitadinha

Farofa de queijo é mais incomum do que a versão com banana. Mas dá certo, inclusive, misturando esses ingredientes. A receita também leva ovos, manteiga, coentros e cuscuz. É uma boa pedida para quando está com vontade de comer algo meio doce, meio salgado, prático e rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
melhores receitas com figo
10 Receitas com figo para experimentar
função de emergência do celular
Função de emergência do celular: o que é e como funciona?