melhores receitas de expectorante caseiro
Crédito: Freepik
em

Expectorante caseiro: conheça os melhores

Em caso de tosse com muco por causa de gripe ou resfriado esses ingredientes podem ajudar

Se tem um tipo de remédio que todo mundo conhece é o xarope para gripe. Esse tipo de xarope é aquele com sabor de groselha e ação expectorante que estimula a eliminação do muco. É comprado na farmácia sem precisar de receita, mas deve ser tomado de acordo com o que diz a bula. Se não tiver xarope em casa, conheça essas opções de expectorante caseiro.

Veja também: receitas de remédio caseiro para tosse

4 Expectorantes caseiros

expectorante caseiro
Crédito: Freepik

As opções de expectorante caseiro não são iguais a todos os remédios caseiros para tosse. O expetorante pode ser usado em casos de tosse com muco ou com catarro, ajudando a eliminar o excesso de muco produzido, ao mesmo tempo em que ajudam a reduzir essa produção.

Mesmo assim, antes de começar a usar qualquer uma dessas receitas caseiras, fique de olho nos sintomas. Procure um médico caso a tosse seja persistente por mais de uma semana ou se o catarro estiver com uma cor estranha, acinzentada ou com sangue.

1. Mel com pimenta caiena e gengibre

Esses três ingredientes são muito bons para aliviar a tosse com muco e melhorar a respiração. Veja quais outros ingredientes fazem parte dessa poderosa receita que também ajuda a combater a tosse:

Ingredientes

Gengibre em pó: 1 colher (sopa) rasa;
Suco de limão: 1 unidade;
Mel puro: 3 colheres (sopa);
Pimenta caiena em pó: ½ colher (sopa);
Vinagre de maçã: ½ xícara (60 ml).

Modo de preparo

  1. Em uma panela, misture o vinagre, o suco de limão, o gengibre e o mel;
  2. Aqueça em fogo baixo, enquanto mistura;
  3. Coloque depois a pimenta, misture e desligue o fogo antes de ferver;
  4. Quando estiver morno, guarde em um frasco de vidro previamente esterilizado e bem fechado, em local seco e fresco.

2. Xarope de cebola e mel

A cebola tem ação de antibiótico natural, então é um ótimo ingrediente para usar como expectorante caseiro. Inclusive, muitas mães deixam meia cebola acabada de cortar perto da cama dos bebês com tosse para aliviar as crises que aumentam durante a noite.

Para as crianças mais velhas e os adultos é possível fazer um xarope expectorante misturando a cebola com o mel, dois poderosos ingredientes para aliviar a tosse, abrir as vias aéreas e tratar a causa do problema.

Ingredientes

Cebola média: 1 unidade;
Suco de limão: 1 unidade;
Água: 400 ml;
Mel puro: 2 colheres (sobremesa).

Modo de preparo

  1. Corte a cebola em partes menores, depois de remover a casca;
  2. Coloque as partes da cebola em uma panela pequena com a água e leve para ferver por 15 minutos;
  3. Depois de ferver pelo tempo recomendado, desligue o fogo e deixe a mistura parada por 5 minutos;
  4. Adicione então o suco de limão espremido somente na hora de usar e o mel. Misture bem e guarde em um vidro esterilizado e com tampa.

3. Vaporização de eucalipto

As folhas de eucalipto são muito populares por causa do seu aroma fresco, perfeito para deixar a casa mais leve e agradável, em especial as áreas de banho e de festas. Só precisa ter o cuidado de escolher o tipo certo de eucalipto. Se for possível, escolha entre as opções Eucalyptus globulus, Eucalyptus citriodora ou Eucalyptus tereticornis que são mais usados para fins medicinais.

Para ter um bom efeito expectorante dessas folhas, o jeito ideal é preparar uma vaporização. Coloque água bem quente em uma bacia e coloque dentro um punhado de folhas de eucalipto frescas e lavadas. Tampe com um pano limpo.

A pessoa com tosse deve colocar a bacia sobre uma mesa mais baixa e colocar o rosto no vapor, cuidando para não se queimar. Não precisa encostar na água, apenas respirar o vapor morno com aroma de eucalipto até que a água esfrie e o vapor termine. Para um melhor efeito, enquanto está com a cabeça curvada sobre a bacia, pode colocar o pano sobre ela para manter o vapor por mais tempo.

4. Xarope de cenoura

A cenoura é um alimento ótimo para a manutenção da saúde. Também é útil na hora de tratar da tosse com muco ou com catarro, ajudando a expelir tudo o que está acumulado e a aliviar a congestão nasal.

Faça o xarope cortando uma cenoura lavada em rodelas finas e colocando para ferver com um pouco de água até murcharem.

Depois separe as cenouras com uma peneira e misture o mel na água do cozimento. Armazene em um vidro esterilizado e com tampa. Use as cenouras para fazer um bolo de cenoura que ajudar você a se sentir melhor com um docinho.

como amolecer cutículas

Como amolecer cutículas para fazer as unhas

formas de aliviar a tosse

Como aliviar a tosse: seca, com catarro e alérgica