em

Como armazenar comida na geladeira do jeito certo?

Será que você está armazenando seus alimentos do jeito certo, livre do risco de contaminação?

armazenar comida na geladeira
crédito: PixHere

O jeito certo de armazenar comida na geladeira tem um propósito: a melhor conservação dos alimentos. Com certeza você já notou que em todas as geladeiras existem várias divisões que servem para cada tipo de alimento, não é mesmo?!

É comum que tenha um desenho do alimento que vai em cada parte para você saber onde é o lugar certo de cada um. Isso ocorre porque cada parte da geladeira tem uma temperatura um pouco diferente. Assim cada alimento se conserva melhor naquela temperatura.

Sabendo disso, veja agora as dicas de armazenamento para cada tipo de alimento e saiba por que deve ou não colocar certas coisas na geladeira.

Dicas para armazenar comida na geladeira corretamente

Então, veja agora o que deve ser colocado em cada parte, começando de cima para baixo. Em seguida, veja outras dicas de armazenamento muito importantes.

Congelador

Para armazenar os alimentos no congelador da sua geladeira, deve embalar em recipientes plásticos. Vale para comidas prontas ou cruas.

Os alimentos que precisam ficar mais congelados, pois já são comprados dessa maneira (hambúrguer, pizza, nuggets, sorvete) devem ficar mais ao fundo do congelador para terem menos contato com a temperatura externa ao abrir a porta.

Prateleira de cima

A prateleira de cima da geladeira, a mais alta, é destinada aos alimentos mais perecíveis, ou seja, que vencem em menos tempo após abertos (laticínios, carnes descongeladas, frios e sobremesas).

A razão é que nesta prateleira a temperatura é mais baixa, então preserva melhor os alimentos.

Prateleira do meio

Na prateleira que fica abaixo da mais alta, você pode colocar as sobras de comida, sempre em potes de vidro (ou plástico livres de bisfenol), sempre com tampa.

As carnes que ainda estão descongelando também vão nessa prateleira, assim como os ovos.

Os ovos devem ser guardados fora da caixa em que vieram do supermercado, mas você não deve lavá-los antes de guardar, apenas antes de comer. Isso porque eles possuem poros e absorvem a água, o que pode danificar sua película de proteção interna.

Embora muitas geladeiras venham com a marcação de armazenamento de ovos na porta, é melhor evitar, pois a temperatura varia muito a cada vez que a geladeira é aberta e eles podem estragar.

Prateleira de baixo

Nesta prateleira, que ainda não é a mais baixa da geladeira (normalmente há mais uma), você coloca as frutas já lavadas ou abertas, como melancia, mamão ou melão cortados.

Procure colocar por cima dessas frutas grandes um plástico filme para que não absorvam o odor de outros alimentos.

Prateleira acima da gaveta

A última prateleira, que fica acima do gavetão, pode armazenar as verduras e legumes já higienizados e fechados em potes de vidro, plástico ou saquinhos plásticos herméticos.

Gaveta inferior

No gavetão que fica na parte inferior da geladeira você vai armazenar os vegetais que ainda não foram higienizados. Ele mantém estes vegetais separados do contato com os demais alimentos. Mesmo assim, o ideal é que você higienize todos eles antes de colocar na geladeria.

Porta da geladeira

Os espaços da porta da geladeira são destinados para sucos, geleias, conservas, refrigerantes, molhos e outros alimentos que na embalagem diga que podem ter variação de temperatura.

Não coloque alimentos quentes na geladeira

Quando você coloca alimentos quentes na geladeira, o calor acaba ocupando parte do espaço do ar frio e modificando a temperatura dos demais alimentos. Isso reduz o seu tempo de conservação. Deixe o alimento esfriar quase totalmente, para então guardar.

Embalagens abertas e vegetais cortados

Abriu uma latinha de milho e sobrou? Usou só meia cebola? A maneira correta de armazenar é colocar em um potinho de vidro ou de plástico com tampa. Também pode ser em um saquinho plástico hermético, que fique bem fechado.

Nunca coloque a lata aberta na geladeira ou a cebola só em um pratinho, pois há grande risco de contaminação do alimento. Aliás, tudo o que estiver na geladeira deve conter tampa ou estar em recipiente fechado.

Panela na geladeira

Não é recomendado armazenar comida na geladeira dentro da panela. A razão é simples: não importa qual tipo de panela você use, ela pode contaminar o alimento ao ficar tantas horas em contato com ele, especialmente na geladeira, abrindo e fechando toda hora.

Vasilha de plástico ou vidro?

Existe uma questão sobre o uso dos potes de plástico ser prejudicial à saúde. De fato, por conta da matéria-prima usada na sua fabricação, estes potes podem liberar toxinas quando em contato com o alimento na hora de aquecer.

Por causa disso, além das toxinas, eles também podem alterar o sabor do alimento, além de serem menos práticos de lavar, pois absorvem gordura e mancham. Então coloque suas marmitas em potes apropriados!

Porém, não existe restrição sobre o armazenar comida na geladeira em potes plásticos. Você pode usar o material que quiser, desde que o pote tenha uma tampa que fique bem fechada ou use saquinhos plásticos com uma vedação.

Dica: Como organizar sua despensa

Agora que você já sabe como armazenar comida na geladeira do jeito certo, aproveite e veja as sugestões de como organizar sua despensa em 5 passos práticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

preparar marmita

Como preparar marmita para a semana em apenas 2 horas

Cozinhar grão-de-bico

Saiba como cozinhar grão-de-bico e aprenda duas receitas