melatonina
Crédito: Pexels

Efeitos colaterais da melatonina e as contraindicações de uso

Conheça quais são os efeitos colaterais da melatonia, suplemento responsável pela regulação do sono

Publicidade

A melatonina é um hormônio produzido pelo organismo, que tem como função atuar na regulação do sono e do metabolismo. Entretanto, nem todo organismo é capaz de produzi-lo.

Neste caso, a solução pode ser encontrada na suplementação da melatonina sintética que passou a ser comercializada no Brasil em dezembro de 2021, após sua liberação, em outubro, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Mas, atenção: embora tenha ocorrido a liberação do suplemento de melatonina, que pode ser comprado sem receita médica, é importante ressaltar que o consumo deve ser muito cauteloso, de preferência com a recomendação do médico, pelo risco dos efeitos colaterais. A própria ANVISA estabeleceu algumas restrições:

  • O suplemento só poderá ser tomado por pessoas com mais de 19 anos de idade e a dosagem é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia;
  • As embalagens devem conter a advertência de que esse produto não deve ser consumido por “gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante”;
  • Indivíduos com alguma enfermidade ou que tomam medicamentos devem procurar um médico antes de consumir esse suplemento.

Quais são os efeitos colaterais da melatonina?

A intensidade dos efeitos colaterais podem variar de acordo com a quantidade tomada, assim como pode variar com cada tipo de organismo. Por segurança, o suplemento não deve ser tomado sem prescrição médica. Confira os principais efeitos colaterais:

Publicidade

1. Fadiga excessiva

efeitos colaterais da melatonina
Crédito: Guia da Farmácia

Em alguns casos, a suplementação de melatonina pode causar fadiga excessiva. Pode-se dizer que o organismo potencializa o seu efeito de regular o sono e faz com que o corpo se sinta cansado durante o dia.

2. Suores noturnos

Dentre os efeitos colaterais da melatonina estão os suores noturnos. Em alguns casos, chegam a incomodar e interromper o sono. Em outros, a pessoa apenas nota esse sintoma ao acordar pela manhã.

Veja também: Conheça outras causas do suor noturno

3. Azia, queimação e aftas

Sensação de queimação no estômago, azia e aftas na boca podem surgir em pessoas que optam pela suplementação de melatonina. Trata-se de um efeito colateral comum quando se toma algum tipo de medicamento. Avise o médico sobre o problema e se ele pode recomendar algum protetor estomacal nesse caso.

4. Dores no peito e arritmias cardíacas

efeitos colaterais da melatonina
Crédito: Gastrobedi

As dores no peito podem ser um dos efeitos colaterais da melatonina. Entretanto, não deve ser considerada apenas como uma reação ao medicamento. Esse tipo de desconforto pode estar associado a outros problemas de saúde, então, avise seu médico.

Publicidade

5. Hipertensão

A hipertensão ocorre quando o coração exerce uma força além do normal para bombear o sangue para as artérias. Essa condição é conhecida como um dos efeitos colaterais da melatonina. Por isso é importante lembrar que pessoas que sofrem de pressão alta e tomam medicamentos para controlar não devem ingerir melatonina sem a orientação de um profissional.

6. Dificulta a perda de peso

Um dos processos naturais do organismo é a queima de gordura para produção de energia, ou seja, o “combustível” necessário para realizar todas as funções do corpo e atividades do dia a dia. Mas, um dos efeitos colaterais da melatonina é o de alterar o processo de queima de gordura (cetose). Indiretamente, para as pessoas que desejam emagrecer, esse suplemento pode se tornar uma barreira.

Veja também: Conheça algumas das melhores dicas para acelerar o metabolismo

Publicidade

7. Dores de barriga e diarreia

Esse tipo de desconforto também pode ser considerado um dos efeitos colaterais da melatonina. Em casos extremos pode provocar desidratação e será necessário o acompanhamento médico. Lembre-se que, por mais que seja um hormônio já produzido pelo organismo, o suplemento é sintético.

8. Agitação, ansiedade e nervosismo

Crédito: Blog Explicaê

Pode acontecer da melatonina provocar um certo efeito contrário ao pretendido. Ao invés de acalmar e melhorar a qualidade do sono, provoca agitação. Por isso não é recomendado para pessoas que sofrem de ansiedade. Esses efeitos colaterais da melatonina geram nervosismo e irritabilidade.

9. Aumento dos níveis de açúcar

A melatonina sintética pode aumentar os níveis de açúcar no organismo, o que se torna um perigo para as pessoas diabéticas. Além disso, o suplemento pode anular os efeitos dos medicamentos para diabetes, uma vez que fazem justamente o contrário do pretendido.

Publicidade

10. Sintomas de menopausa

Por se tratar de um hormônio natural produzido pelo organismo, a suplementação desregulada pode alterar as taxas hormonais naturais da melatonina. Um dos efeitos, principalmente nas mulheres, são os sintomas da menopausa, causado pelo aumento da quantidade de estrogênio.

11. Alterações hepáticas

Esse tipo de suplemento é metabolizado no fígado. Portanto, pessoas com algum problema nesse órgão podem sentir alterações em seu funcionamento como um dos efeitos colaterais da melatonina.

12. Comichão, pele seca e erupção cutânea

Crédito: Tudo Ela

Esse sintomas podem ser notados pelas pessoas que fazem uso da melatonina como suplemento hormonal, uma vez que alteram-se os hormônios, assim como as reações adversas da ingestão de medicamentos.

Publicidade

13. Agravamento de quadros depressivos

Também faz parte da lista dos efeitos colaterais da melatonina o agravamento da depressão. A sonolência e a fadiga podem contribuir negativamente para o sentimento de desânimo, principalmente em pessoas que sofrem dessa doença.

14. Inibição na absorção de nutrientes

A melatonina pode causar a inibição de alguns nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, tal como o cálcio. Consequentemente, favorece o surgimento ou agravamento da osteoporose quando tomado em excesso ou por longos períodos.

Contraindicações da melatonina

Devido aos efeitos colaterais da melatonina, esse suplemento é contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Pessoas que fazem usam de determinados medicamentos também devem evitar, pois podem interagir ou cortar o efeito. Veja quais são esses medicamentos:

Publicidade
  • Anticoagulantes aumentam o risco de hematomas e sangramentos;
  • Anticonvulsivantes inibem os efeitos, principalmente em crianças;
  • Anti-hipertensivos provocam aumento da pressão arterial;
  • Depressores do sistema nervoso central potencializam os efeitos sedativos;
  • Medicamentos para diabetes causam efeito contrário, aumentando os níveis de açúcar;
  • Pílulas anticoncepcionais aumentam a concentração dos hormônios destes medicamentos;
  • Inibidor de recaptação de serotonina potencializa a absorção de melatonina;
  • Imunossupressores diminuem a eficácia desse medicamento.

Quando é recomendado o uso do suplemento?

Crédito: Curso Estudo Memorização

Geralmente para pacientes que estão com baixa qualidade de sono, uma vez que o suplemento não induz, e sim regula o bom funcionamento dessa função no organismo. Também pode ajudar pessoas que sofrem de insônia.

Algumas doenças também podem prejudicar a produção de melatonina no organismo, tais como Alzheimer, Parkinson, Autismo e TDAH. Pessoas com deficiências visuais podem ter dificuldades na produção desse hormônio, uma vez que não detectam a presença da luz do dia, potencializando problemas de transtorno do sono.

Apesar dos efeitos colaterais da melatonina, ela tem seus benefícios, ajudando pessoas que trabalham em horários alternados (cada semana ou mês em turnos variados) e para quem viaja com muita frequência e sofre com a condição de jet lag.

Publicidade

Se você está curioso em saber quais são as outras vantagens associadas, leia este artigo sobre os benefícios da melatonina.

Veja também: 7 hábitos que você precisa abandonar se quer dormir melhor

PODE GOSTAR TAMBÉM