dor no abdômen
Crédito: Freepik
em

Dor no abdômen: saiba o que pode ser

São muitas as causas para a dor na região abdominal, então é preciso avaliar também os demais sintomas

Sentir dor no abdômen nem sempre representa um problema. A popular dor de barriga, por exemplo, pode acontecer de forma leve e passageira quando o intestino precisa eliminar com urgência algo que não está fazendo bem ao organismo. Mas existem outras causas para essa dor. Veja quais são de acordo com o local exato da dor.

Veja também: quando a dor de cabeça é preocupante?

O que pode ser

principais causas de dor no abdômen
Crédito: Freepik

Sua causa está relacionada com o local da dor, se é mais para cima, para baixo ou para um dos lados. Também de acordo com sua intensidade, permanência no corpo e demais sintomas.

Dor do lado direito superior

A dor sentida na região direita e superior, pertinho da costela, pode estar relacionada a pedras ou inflamação na vesícula, problema no pulmão direito, doença de fígado ou também excesso de gases que é o menos preocupante.

Dor do lado esquerdo superior

Já no lado esquerdo, a dor pode ser motivada por gastrite, diverticulite, úlcera gástrica, problemas no pulmão esquerdo ou também gases excessivos.

Dor abdominal no centro superior

Nessa parte do abdômen que é mais próxima do esôfago, a dor pode ser um sinal de má digestão, refluxo, gastrite, inflamação na vesícula ou, o mais preocupante, infarto do miocárdio.

Dor no centro do lado direito

Nessa região do lado direito central a dor pode ter muitas causas iguais a quando é sentida um pouco mais para cima no mesmo lado, como inflamação intestinal, gases e inflamação na vesícula, mas também pode indicar cólica renal ou problema na coluna.

No centro do abdômen

Bem na parte central do abdômen a dor pode ser um começo de apendicite, prisão de ventre, pancreatite, úlcera gástrica ou gastroenterite.

Dor no centro do lado esquerdo

Um pouco mais para o lado esquerdo os problemas são os mesmos que os sentidos no lado direito, mas também pode ser alguma doença no baço que fica nesse lado da região abdominal.

Lado direito inferior

Além do excesso de gases intestinais e do risco de apendicite, essa dor mais oara baixo também pode ser uma inflamação no intestino ou cisto no ovário.

Dor no centro inferior

Nas mulheres, a dor na parte central inferior do abdômen podem ser cólicas menstruais, infecção urinária e problemas na bexiga. Outros motivos são diarreia ou prisão de ventre, podendo ser causado pela síndrome do intestino irritável.

Lado esquerdo inferior

Além da inflamação intestinal, do excesso de gases e do cisto no ovário, a dor nesse lado tem ainda a possibilidade de ser hérnia inguinal.

Tipos de dor no abdômen

Como viu, existem diferentes causas e nem sempre a dor fica localizada em um dos lados. Algumas vezes ela irradia para outras partes e também deve ser considerada a sua intensidade e tipo. Por exemplo:

  • Dor tipo queimação: quando sente a queimação no estômago, geralmente a dor é causada por problemas como úlcera, gastrite e refluxo.
  • Dor tipo cólica: problemas intestinais e o período menstrual causam dores intensas e agudas, que são as cólicas.
  • Dor tipo pontada: quando sente uma pontada, tipo agulhada, o excesso de gases é uma das causas, além de inflamações no intestino ou no apêndice.

É preciso, ainda, considerar os outros sintomas que a dor traz junto com ela, como mal-estar geral, febre, náuseas, vômito, palidez e perda de peso. Sendo assim, como é bastante relativa, o melhor a fazer é consultar um médico para que seja feita uma avaliação mais criteriosa e prescrito o tratamento adequado em cada caso, que pode envolver antiácidos, antiespasmódicos, laxantes ou antibióticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
tapetes de retalhos

Como fazer tapete de retalhos de tecido

receitas de bolo funcional

Bolo funcional: 5 receitas para adoçar o dia de forma saudável