em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Cisto no ovário: sintomas e causas

Saiba quais são os sintomas de cistos nos ovários normalmente ignorados pelas mulheres
Crédito: Freepik

De acordo com o Ministério da Saúde, o cisto no ovário atinge normalmente mulheres em idade reprodutiva, porém é uma doença relativamente silenciosa. Esse distúrbio hormonal provoca a formação de cistos que se alojam nos ovários, normalmente indolores ou com seus sintomas confundidos com os de outras doenças.

O cisto é um pequeno saco cheio de líquido que fica dentro ou na superfície dos ovários, normalmente causados por desequilíbrio hormonal. Ele pode se formar em toda a idade reprodutiva da mulher.

Aqui você encontra:

Sintomas de cisto no ovário

cisto no ovário sintomas
Crédito: Freepik

Se detectado em seu princípio, é de fácil tratamento. Para isso, veja quais são os sintomas que normalmente se deixa passar ou se confunde com outros similares.

Veja também: sintomas de câncer de ovário

1. Incontinência urinária

Se de repente sua rotina de idas ao banheiro para urinar for alterada, pode ser um sinal da presença de cistos. A tendência é que a vontade de fazer xixi aumente, ficando algumas vezes incontrolável. Pode ocorrer ardência, o que mostra que a musculatura pélvica está infectada.

2. Sangramentos e cólica fora do ciclo

Se você está tendo sangramentos constantes em época fora do período menstrual, pode ser sinal de alteração hormonal e cistos. O mesmo se aplica aos casos onde há presença de cólicas constantes, fora do ciclo.

3. Dores

Quando não chega a prejudicar, esse sintoma é ignorado. Dor durante as relações pode ser sinal de inflamação na área, que pode representar a presença de cisto no ovário. Além disso, dor constante na lombar pode ser sinal de inflamação ou problema no trato renal ou reprodutor, normalmente confundido com má postura.

4. Inflamação do abdome

Inchaço bastante aparente, vermelhidão local e dor no abdome podem ser sinais de inflamação, problema recorrente em quem sofre com esse problema. Normalmente, esse quadro apresenta desconforto e dores, sendo facilmente confundidas com outras doenças.

5. Mente cansada

Está se sentido sempre muito cansada, como se não sobrasse mais energia para nada? Esse quadro pode ser causado por alterações hormonais, assim como a falta de concentração e as oscilações constantes de humor, mais fortes do que as típicas do dia a dia. É bom ficar atenta a esses sintomas, normalmente confundidos com estresse.

Causas

O Ministério da Saúde diz que o que pode causar cistos não foi ainda totalmente delimitando, porém a “hipótese é que tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal”.

Assim, se alguma mulher da sua família apresenta cistos, há chances de você também desenvolver. Outro ponto a se observar é a resistência à insulina, por isso é importante fazer os exames periodicamente, para evitar surpresas indesejáveis.

Perguntas frequentes sobre cisto no ovário

cisto no ovário perguntas frequentes
Crédito: Freepik

Veja quais são as perguntas frequentes sobre cisto no ovário e tire as suas principais dúvidas sobre a doença.

É perigoso?

No geral, não. O cisto no ovário tende a desaparecer sozinho, sem problemas maiores para a mulher, porém, essa máxima só vale para mulheres em período fértil.

Se uma menina ou uma mulher mais madura, ambas fora do período, forem diagnosticadas com cisto no ovário, devem solicitar exames mais aprofundados, para evitar que seja algum caso mais grave.

De acordo com o Instituto Oncoguia, embora a maioria deles “seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente”. Então, faça sempre o acompanhamento com um ginecologista de confiança.

Tem cura?

Normalmente, ele desaparece sozinho, da mesma forma que surgiu. Se demorar muito, basta fazer o tratamento com a medicação baseada em hormônios, normalmente anticoncepcionais.

O risco maior é somente em crianças e mulheres na menopausa, quando o cisto pode representar um maior risco de câncer. Deve-se então fazer todos os exames solicitados, incluindo a biopsia.

Engorda?

Perder peso muito rapidamente sem estar se esforçando para isso não é uma coisa boa e certamente é algum problema no seu organismo. Pode ser sinal de alteração hormonal e consequente cisto.

O mesmo acontece com o ganho de peso, compulsão alimentar ou falta de apetite, levando a engordar ou emagrecer muito e rapidamente. Então, pode, sim, engordar, mas também o contrário.

Quem tem cisto pode engravidar?

O ideal é tratar os cistos antes de engravidar, deixando o corpo pronto para receber o bebê, sem alterações hormonais que possam prejudicar o desenvolvimento geral do processo.

Isso pode ser acelerado com o uso de anticoncepcionais indicados pelo seu médico de confiança, levando ao desaparecimento do mesmo. Com relação à fertilidade, pode ser que ele atrapalhe um pouco, ratificando a necessidade de tratamento.

Tratamento

Se detectado em seu princípio, é de fácil tratamento, podendo desaparecer sozinho ou ser tratado através de contraceptivos orais, além de um acompanhamento mais próximo, com ultrassonografias periódicas.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
água de abacaxi
Água de abacaxi: conheça os benefícios de preparar essa bebida
10 Benefícios da pipoca que vão te surpreender