em

Dor de cabeça constante: causas e o que fazer para aliviar

Ninguém gosta de sentir dor de cabeça, mesmo que seja fraca. Veja o que pode causá-la e que médicos procurar
sentir dor de cabeça constante
Crédito: Freepik

Sentir dor de cabeça de vez em quando não é necessariamente um problema, mas senti-la todos os dias ou com muita frequência não é bom sinal. A dor de cabeça constante é diferente das dores pontuais e agudas, mas algumas das causas são as mesmas entre os dois tipos. Veja quais são, como aliviar e quando é recomendado procurar ajuda médica.

Causas de dor de cabeça constante

causas da dor de cabeça constante
Crédito: Freepik

A dor de cabeça constante é aquela que dura mais tempo, algumas vezes até dias. A causa vai depender de mais algumas características em diferentes tipos de dor.

1. Enxaqueca

Quando a dor ocorre na testa ou em toda a parte da frente da cabeça, com uma dor pulsante ou latejante, costuma estar relacionada com a enxaqueca. Esse é um tipo difícil de resolver e pode durar até três dias.

2. Mudanças hormonais

As mudanças hormonais ocorrem com homens e mulheres o tempo todo. Em especial nas mulheres, o ciclo menstrual faz essa mudança ser mais intensa. Aí ocorrem os sintomas da TPM, como por exemplo a dor de cabeça que vem e dura alguns dias, além de cólica, inchaço, alterações no humor, na fome e o sono.

3. Problemas de alimentação

Ela pode aparecer quando você toma cafeína demais, quando comeu algo que não fez bem ou quando está há muitas horas sem se alimentar. Tanto o excesso quanto a falta de comida no organismo podem dar sinais de alerta através da dor de cabeça.

4. Estresse

Quando a cabeça está cheia de problemas e fica difícil até de organizar as ideias, é comum sentir dor de cabeça constante. O cansaço mental está avisando que o nível é crítico e você precisa fazer uma pausa para voltar ao ritmo normal.

5. Problema de visão

Boa parte das pessoas com problema de visão sentem dor de cabeça quando estão muito tempo sem seus óculos, lentes ou outro acessório necessário para manter o problema corrigido. Se você ainda não usa óculos, mas sente dor de cabeça constante e dificuldade para enxergar depois de algum tempo, procure um oftalmologista.

6. Altas temperaturas

Ficar muito tempo exposto a altas temperaturas, como ao sol forte, também é motivo para sentir dores de cabeça constantes. É um aviso do seu corpo para que saia do sol e beba bastante água. Se já tiver saído do sol e começar a sentir a dor de cabeça, perceba se há outros sintomas como mal estar, boca seca e fadiga, pois pode ser insolação ou desidratação.

7. Doenças

Vários tipos de doenças têm a dor de cabeça constante como um dos sintomas principais. Desde gripe, sinusite, até quando o estômago não está trabalhando direto ele se manifesta com esse tipo de dor.

8. Bruxismo

O bruxismo é um distúrbio do sono, mas que também acontece quando a pessoa está acordada. É quando, sem perceber, a pessoa range os dentes com força. Ao acordar, sente dor de cabeça e na mandíbula, além de sofrer com o desgaste prematuro dos dentes.

Como aliviar?

como aliviar dor de cabeça constante
Crédito: Freepik

Nos casos de bruxismo, problemas de visão e enxaqueca, a melhor recomendação é procurar um profissional de saúde para fazer o tratamento adequado e se ver livre do problema ou conseguindo conviver bem com ele. Já para os problemas corriqueiros, como TPM, gripe e um dia exaustivo, outros métodos caseiros ajudam a aliviar a dor.

Compressa gelada

Experimente fazer uma compressa com toalha embebida em água gelada, colocando-a sobre a testa ou a nuca. A ideia é comprimir os vasos sanguíneos para aliviar a dor.

Massagem

Vá a um massagista ou peça para alguém de casa fazer massagens na sua cabeça, delicadamente, em pontos estratégicos, como as têmporas ou na nuca. Se for uma dor bem leve, ajuda a desaparecer mais depressa.

Beba água

Vá bebendo copos de água aos poucos, ao longo do dia, mesmo depois que a dor aliviar. Assim você garante que o organismo vai estar hidratado e descarta esse como o motivo da dor.

Tome suco de laranja

A laranja fresca, com suco feito na hora, também ajuda a aliviar a dor de cabeça. Bata o suco com as sementes junto e não adoce. Escolha laranjas mais doces e beba na hora que fizer.

Tome chá

Se preferir chá no lugar do suco, beba-o não muito quente e escolha ervas que ajudam a tratar da dor, como a camomila, o boldo, carqueja, angélica e folhas de abacateiro.

Repouse

A dor de cabeça constante faz você ter vontade apenas de deitar no conforto da sua cama, no escuro e em silêncio. Se possível, faça isso depois de usar algum dos outros métodos anteriores.

Tome um analgésico

Esse não é bem um método caseiro, mas é comum ter algum tipo de analgésico para dor em casa, na caixinha de curativos ou na mesa de cabeceira. Se você tomar até dois em um espaço de oito horas e mesmo assim a não adiantar, vá à farmácia ou agende uma consulta médica.

Que médico consultar e quando?

O médico deve ser procurado quando você percebe que a dor de cabeça acontece com muita frequência, há mais de cinco dias, e principalmente se tiver outros sintomas, como náuseas, dificuldade para enxergar, dor na mandíbula ou em outras partes do corpo.

Para os casos de bruxismo quem trata é o dentista. Os problemas de visão são com o oftalmologista e a enxaqueca com o neurologista. Se não souber identificar os sintomas, vá ao clínico geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
pré-menopausa
Pré-menopausa: o que é e quais os sintomas
sentir sonolência
O que causa e como tratar a sonolência?