Doenças que mostram sintomas pelos pés
Crédito: Freepik
em

6 Doenças que mostram sintomas pelos pés

Preste atenção nos seus pés, pois mudanças de sensações, cor ou formato podem indicar problemas de saúde

Publicidade

Observar a aparência e as sensações dos seus pés é importante para conseguir identificar qualquer mudança estranha. Os pés podem dar sinais de que há algo errado com a sua saúde, junto com diferentes sintomas que aparecem em outras partes do corpo. Veja quais são as doenças que mostram sintomas pelos pés.

Inchaço do dedão – Gota

Essa doença inflamatória é um tipo de artrite que acontece por causa do aumento de ácido úrico nas articulações e nos tecidos do corpo. Nos pés, pode afetar o dedão, causando inchaço, vermelhidão e, às vezes, protuberância. É mais comum em homens depois dos 40 anos.

Pés muito frios – Problemas de circulação

Estar sempre com os pés frios, mesmo quando está calor, pode ser sinal de hipotireoidismo, diabetes, má circulação, anemia, aterosclerose, pressão alta e insuficiência cardíaca, pois esse sintoma está envolvido com a dificuldade do sangue em chegar até as extremidades do corpo. Os pés e também as mãos costumam estar gelados.

Verrugas na planta do pé – HPV

Um dos principais sintomas do HPV (Papiloma Vírus Humano) é o surgimento de verrugas na região genital, pois é uma doença sexualmente transmissível. Mas, se tiver contato direto com a verruga ou a mucosa da pessoa que tem essa infecção, as verrugas podem ser transmitidas para outras partes do corpo, inclusive para a planta dos pés, formando o olho-de-peixe, que é como um calo grande, dolorido, com manchas pretas no centro.

Publicidade

Formigamento e falta de sensibilidade – Diabetes

A neuropatia diabética é uma das consequências dessa doença. Como os nervos do pé perdem sua função, os pés perdem a sensibilidade, e isso aumenta o risco de sofrer lesões e ter pé diabético. No caso do formigamento, ocorre pela deficiência na circulação do sangue, também consequência do diabetes.

Falta de pelos – Problema cardiovascular

O sangue bombeado pelo coração deve ser distribuído por todo o corpo, até as pontas dos dedos dos pés. Quando isso não acontece, tem algum problema cardiovascular para ser investigado, e um dos sintomas incomuns é não ter pelos nos dedos dos pés, pois os pelos não tem força para crescer quando o fornecimento de sangue nessa região é deficiente.

Articulações endurecidas – Artrite

Quando as articulações dos dedos dos pés estão inflamadas, é artrite. Como resultado, fica difícil mover os dedos dos pés, pois eles ficam endurecidos, torcidos e doloridos. A artrite também pode levar à formação de joanetes, que é uma saliência óssea na lateral do pé, geralmente na base do dedão, que vai ficando deformado.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
A relação entre o ritmo da caminhada com a expectativa de vida

O ritmo da sua caminhada pode indicar a sua expectativa de vida

Truques de limpeza com acetona

8 Truques de limpeza com acetona