em

Doença de Lyme: o que é, sintomas e tratamento

São registrados cerca de 30 mil casos da doença anualmente nos Estados Unidos e na Europa

doenca de Lyme
Crédito: Pixabay

A doença de Lyme, popularmente conhecida como doença do carrapato, é uma doença bacteriana transmitida pela picada do parasita. Ela não é muito comum no Brasil, mas muito frequente na Europa e nos Estados Unidos, onde se registram cerca de 30 mil casos por ano. O mais importante é diagnosticar e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Sintomas

Os sintomas da doença de Lyme são muitos e variam de acordo com o estágio da doença. Eles afetam comumente várias áreas do corpo, e apresentam alterações na pele, articulações e sistema nervoso.

doenca de Lyme o que
Crédito: Pixabay

Primeiros sintomas

Os sintomas primários acontecem dentro do primeiro mês de infecção. Normalmente surge uma protuberância vermelha onde ocorreu a picada. Algumas pessoas apresentam essa protuberância em mais de uma área do corpo. Os primeiros sintomas também incluem dor de cabeça e no corpo, fadiga, calafrios e febre.

Sintomas tardios

Depois de algumas semanas, ou meses, os sintomas da doença do carrapato ainda se manifestam, mas são diferentes dos do início. São eles: dores nas articulações, inchaço, dormência ou fraqueza dos membros, movimentos prejudicados e problemas neurológicos.

Sintomas menos frequentes

Os sintomas acima são considerados os mais frequentes, mas existem outros menos comuns associados à doença. São eles: inflamação do fígado, inflamação nos olhos, batimentos cardíacos irregulares e fadiga severa.

Causas

A doença é transmitida através da picada do carrapato marrom, que é o portador da bactéria Borrelia burgdorferi. Esses carrapatos grudam na pele e sugam o sangue da pessoa, assim transmitindo a bactéria que entra na corrente sanguínea.

Para a transmissão acontecer, o carrapato deve ficar grudado à pele por pelo menos de 36 a 48 horas. Os parasitas menores possuem mais chances de transmitir a doença, pois eles são menos perceptíveis a seu hospedeiro.

doenca de Lyme causa
Crédito: Pixabay

Tem cura?

A doença de Lyme tem cura se começar a ser tratada no estágio inicial. Sendo tratada desde cedo é difícil que ela evolua trazendo mais complicações. Mas mesmo após o tratamento, alguns casos ainda podem apresentar sintomas específicos, pois algumas pessoas desenvolvem uma resposta autoimune à doença.

Se ela for tratada tardiamente ou não tratada, as complicações na saúde se tornam mais graves, principalmente no coração, articulações e sistema nervoso.

Que médico consultar e quando

O médico deve ser procurado se for picado por um carrapato recentemente, mesmo não apresentando os sintomas. E se apresenta algum dos sintomas, o médico deve ser procurado com urgência. Os especialistas que podem diagnosticar a doença de Lyme são o dermatologista, infectologista, neurologista, reumatologista e também o clínico geral.

qual o tratamento

A principal forma de tratamento é por meio de antibióticos, por via oral ou intravenosa. As doses e o tempo de tratamento variam de acordo com o caso, mas geralmente duram entre 30 e 60 dias. Para obter uma melhor resposta do tratamento, ele deve ser iniciado logo no começo da doença, evitando possíveis complicações futuras.

vidro embaçado no carro

Como evitar vidro embaçado no carro

molho de salsicha

Como fazer molho de salsicha: receitas fáceis para vários pratos