em

Dieta da fruta para emagrecer: veja como fazer

Se você quer turbinar o seu processo de emagrecimento que já está em andamento, essa dieta pode ser uma boa alternativa

dieta da fruta para emagrecer
Crédito: Wikimedia Commons

A julgar pelo nome, a dieta da fruta pode parecer mais uma dessas dietas restritivas que, no fim das contas, só estimula ao efeito sanfona. Mas se fizer da forma correta, com a orientação do seu nutricionista, é uma dieta que faz sentido e que realmente traz resultado.

Para você entender melhor, essa dieta não consiste apenas em frutas, mas também em legumes, de preferência crus ou cozidos no vapor, além de carnes magras, ovos e laticínios magros, todos orgânicos ou biológicos, e só deve ser feita por três dias.

Dieta da fruta emagrece?

A ideia da dieta da fruta é que a pessoa consiga emagrecer de 4 a 9 quilos durante os três dias de dieta, o que vai depender das reações do seu organismo à dieta, de como está o seu metabolismo e se vai cumprir com os requisitos corretamente.

Esse resultado deve acontecer porque os alimentos inseridos na dieta são de alto valor nutricional, contendo todos os micro e macronutrientes necessários para que o organismo permaneça forte e equilibrado, estimulando a perda de peso de forma saudável e permanente.

Cardápio

dieta da fruta cardápio três dias
Crédito: Freepik

Em qualquer dieta saudável, não podem faltar os macronutrientes que são carboidratos, proteínas e lipídios (fontes de gordura). Tudo vai depender da proporção de cada macronutriente nessa dieta e também da qualidade dos alimentos, que devem ser livres de agrotóxicos para garantir que o corpo consiga desintoxicar para emagrecer. Veja um exemplo de cardápio para os três dias:

Dia 1

  • Café da manhã: 1 copo de leite de soja + ½ mamão;
  • Lanche da manhã: vitamina feita com 1 copo de leite de amêndoa + banana + morango;
  • Almoço: ovo cozido + alface + cebola + cenoura ralada;
  • Lanche da tarde: panqueca feita com ovo, aveia, leite de soja e farinha de arroz;
  • Jantar: salada de tomate com manjericão + peito de frango grelhado.

Dia 2

  • Café da manhã: 1 ovo quente + 1 taça de salada de frutas sem açúcar;
  • Lanche da manhã: 1 banana amassada com aveia e canela;
  • Almoço: peixe no vapor + brócolis + tomate assado recheado com molho pesto;
  • Lanche da tarde: guacamole + palitos de cenoura;
  • Jantar: salada de espinafres + beterraba + maçã com casca.

Dia 3

  • Café da manhã: vitamina feita com melão + couve + limão + 1 copo de leite de aveia;
  • Lanche da manhã: vitamina feita com abacaxi + 50 ml de leite de coco + stévia;
  • Almoço: salada feita com alface + tomate + pepino + atum em lata conservado na água;
  • Lanche da tarde: creme de papaia com sementes de chia;
  • Jantar: bife pequeno grelhado e panqueca feita com 2 abobrinhas raladas + 100 gramas de farinha de linhaça + água com sal rosa e ervas.

Nessa dieta, poderá fazer variações por outras frutas frescas, vegetais crus, assados ou cozidos no vapor e proteínas magras, como peito de frango, peixe e tofu.

Deve evitar o consumo de cafeína, refrigerantes ou sucos prontos de qualquer tipo e bebidas alcoólicas.

Benefícios da dieta da fruta

Os dois principais benefícios da dieta da fruta é o emagrecimento e o consumo de muitos nutrientes essenciais para uma boa saúde. Afinal de contas, de nada adianta emagrecer comendo calorias vazias e acabar ficando doente.

Como você viu no cardápio, apesar de não conter arroz, macarrão, feijão e nem batatas, essa dieta é muito saudável e vai nutrir o corpo com o necessário para que ele permaneça forte, não acumule gordura e consiga desintoxicar o organismo

Contraindicações e cuidados a ter

dieta da fruta cuidados a ter
Crédito: Freepik

Para fazer essa dieta você já deve estar praticando um plano alimentar saudável com orientação do seu nutricionista, pois como é uma dieta baixíssima em carboidratos, você vai passar fome se não estiver acostumado a comer menos e nos horários corretos.

Dê preferência para fazer a dieta da fruta em um fim de semana que não tenha compromissos marcados e não precise trabalhar, pois a energia do corpo está mais baixa.

Como essa dieta não contém a quantidade normal de carboidratos que uma pessoa necessita diariamente, que são a principal fonte de energia para o corpo, não deve ir à academia durante os três dias de dieta. O máximo de exercício que pode ser feito é 20 minutos de caminhada por dia ou poderá sentir fraqueza, tontura e mal estar.

Essa dieta não deve ser feita por pessoas que estejam doentes, mesmo que seja uma gripe, muito menos se for uma doença crônica ou mais séria. Só deve fazê-la quando o seu nutricionista disser que seu organismo está preparado para essa alteração alimentar.

Nos intervalos das refeições, deverá beber bastante água, de preferência que seja água alcalina, que pode ser água com limão. Assim vai reforçar ainda mais o sistema imunológico e garantir que o sangue fique mais saudável, sem acidez, que aumenta o risco de doenças.

Se sentir qualquer reação adversa, avise imediatamente seu nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lasanha de frigideira

7 Receitas de lasanha de frigideira

receitas sucos diuréticos

11 Receitas de sucos diuréticos poderosos