como diminuir o inchaço no corpo
Crédito: Freepik
em

4 Dicas e ações para diminuir o inchaço no corpo

O ideal é ir ao médico para descobrir a causa do inchaço, mas também praticar essas dicas no dia a dia

Publicidade

O inchaço no corpo costuma aparecer nas pernas, mas pode afetar outras áreas, como rosto, braços e mãos. Esse inchaço acontece quando um líquido extravasa dos vasos sanguíneos e vai para a região logo abaixo da pele, deixando a pele inchada, esticada e brilhante.

Para tentar resolver o problema do inchaço no corpo, algumas pessoas pensam que a solução é reduzir a quantidade de líquido ingerido durante o dia. Mas, esse é um grande engano. Apesar do inchaço que pode causar, beber água é essencial para a saúde.

Como o corpo precisa de água para cumprir com todas as suas funções, ao deixar de beber bastante água todos os dias, você prejudica sua saúde como um todo. Então, nunca deixe de beber pelo menos 2 litros de água ao dia. O que você deve fazer é descobrir a causa do inchaço e buscar outras soluções.

Publicidade

Causas do inchaço no corpo

Entender o motivo do seu inchaço é o primeiro passo para saber como acabar com esse problema.

Conforme explica o Dr. Dráuzio Varella, essa retenção de líquidos que provoca o inchaço pode ocorrer por diferentes motivos, como:

  • Problemas renais;
  • Problemas cardíacos;
  • Problemas hepáticos (do fígado);
  • Doenças da tireoide;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Reações inflamatórias;
  • Variações da pressão arterial;
  • Quantidade de proteínas no sangue;
  • Ação da força da gravidade;
  • Quantidade de sais disponíveis no corpo;
  • Sedentarismo;
  • Período pré-menstrual;
  • Alimentação rica em sódio.

Esses problemas podem ser a causa do inchaço quando dificultam a capacidade dos vasos sanguíneos em manter o líquido no seu interior, levando ao extravasamento e, por consequência, ao inchaço.

Publicidade

Quando procurar um médico?

Como as causas são variadas e podem estar ligadas a problemas de saúde camuflados, o ideal é ir ao médico para fazer exames e avaliar sua saúde, seus hábitos e estilo de vida.

Procurar ajuda médica é fundamental quando você sente que:

  • Os pés ficam muito inchados no final do dia, a ponto de sentir aperto quando está de meias ou sapatos;
  • Quando você já acorda com os olhos ou o rosto todo muito inchado;
  • Quando só um dos membros está mais inchado que os outros (risco de trombose);
  • Se notar o aparecimento de inchaço após começar o uso de algum remédio.

Dicas para diminuir o inchaço

Apesar de ser essencial buscar ajuda médica para determinar a causa do inchaço, existem bons hábitos que você pode adotar no dia a dia para reduzir o inchaço.

Publicidade

Se o problema acontece só no período da TPM, por exemplo, não precisa ir ao médico, pois você sabe que logo vai passar. Mesmo assim, vale a pena seguir essas dicas para se sentir melhor nessa fase do mês.

1. Movimente-se

Praticar atividade física é muito importante para evitar a retenção de líquidos no corpo, pois é uma forma de manter a boa circulação do sangue e evitar seu extravasamento.

Se você trabalha muitas horas na mesma posição – seja sentado ou de pé, é importante mudar de posição pelo menos a cada meia hora, fazendo uma caminhada pelo ambiente e alongamentos para ativar a circulação.

Publicidade

2. Mantenha uma boa alimentação

Uma alimentação rica em sódio é um dos grandes problemas da retenção de líquido. O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados e em todos os processados, então fique de olho nas embalagens.

Quando o organismo recebe muito sódio, a circulação sanguínea desequilibra e leva ao extravasamento dos líquidos, provocando o inchaço. Prefira manter uma alimentação saudável e equilibrada, com muitas frutas, legumes, verduras, sementes e proteínas de alto valor biológico.

3. Consuma chás e alimentos diuréticos

Junto de uma alimentação saudável e equilibrada, consuma chás e alimentos diuréticos que estimulam a eliminação do excesso de líquido no corpo. Veja:

Publicidade

4. Drenagem linfática

Se você não puder pagar um profissional para fazer drenagens linfáticas frequentes no seu corpo, pode aprender a fazer uma drenagem em si mesmo.

Depois de terminar o trabalho e antes de tomar banho, faça esse procedimento. Se quiser, pode ser depois do banho, mas como você vai precisar usar óleo na massagem, vai ficar com a pele oleosa.

Veja, no vídeo abaixo, como são os movimentos da autodrenagem.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Vaso de barro esbranquiçado

Vaso de barro esbranquiçado faz mal para a planta?

Por que uma enfermeira carioca criou a técnica da mãozinha em paciente com Covid-19

Por que uma enfermeira carioca criou a “técnica da mãozinha” em paciente com Covid-19