chás diuréticos
Crédito: Pxhere
em

8 Chás diuréticos para desinchar

A retenção de líquidos precisa ser avaliada pelo médico, mas os chás com poder diurético podem ajudar no tratamento

De modo geral, todos os chás são diuréticos no sentido de que são compostos por alguma planta e água, que estimula a produção de urina naturalmente. Porém, alguns tipos atuam de forma mais eficiente com esse efeito, pois também ajudam a limpar o organismo das toxinas em excesso, o que é essencial para manter o corpo saudável e evitar uma nova retensão de líquidos. Então, veja quais são os melhores chás diuréticos para desinchar e limpar o corpo.

Melhores chás diuréticos para combater inchaço

melhores chás diuréticos para o inchaço
Crédito: Wikimedia Commons

Na escolha entre os melhores chá diuréticos, a prioridade é das plantas que também ajudam a melhorar outras funções do corpo, como a gastrointestinal que envolve boca, faringe, esôfago, fígado, vesícula, estômago, pâncreas e intestino. Quando um desses órgãos não está funcionando adequadamente, o organismo se desequilibra e ocorrem processos inflamatórios que favorecem a retenção de líquidos e doenças de vários tipos.

1. Chá de salsa

O chá de salsa favorece a eliminação do excesso de líquidos que fica retido no organismo, além de ser antioxidante, fortalecedor do sistema imunológico, melhorar a saúde óssea e auxiliar no tratamento de anemia.

Para preparar basta misturar 2 colheres de sopa de salsa picada com 500 ml de água acabada de ferver, deixar em infusão por 5 minutos, coar e beber em duas doses.

2. Hibisco

Quando exagerou na comida do fim de semana e está sentindo o corpo todo inchado, além de estar com o intestino preso, o chá de hibisco é uma boa escolha. Além de estimular a produção de urina, ele também ajuda a soltar o intestino e regularizar as funções gastrointestinais.

Para fazer, compre um pacotinho com flores secas de hibisco, separe 2 colheres de sopa e misture em 1 litro de água acabada de ferver. Depois de 10 minutos em infusão, coe o chá e vá bebendo ao longo do dia.

3. Mix de ervas

Se preferir, também pode misturar diferentes ervas para obter vários efeitos benéficos à saúde, além de usufruir de um sabor diferente no seu chá do dia a dia. Uma boa sugestão é fazer um chá com alcachofra, cavalinha, louro, sabugueiro e anis, 10 gramas de cada misturados em 1 litro de água. Pode tomar ao longo do dia durante 15 dias.

4. Chá verde com abacaxi

Separados, o chá verde e o abacaxi são dois alimentos diuréticos ótimos para a saúde. Juntos, o efeito se potencializa. Além do mais, o abacaxi é uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais, enquanto o chá verde acelera o metabolismo, contribui com a perda de peso e com o seu poder antioxidante, favorecendo a saúde das células.

Esse chá pode ser feito misturando 500 ml de água quente com 1 colher de sopa de chá verde e 1 fatia fina de abacaxi. Depois de alguns minutos em infusão é só coar e beber ao longo do dia.

5. Dente-de-leão

O chá de dente-de-leão é utilizado para proteger os rins, o fígado, é anti-inflamatório, desintoxicante e é diurético. Então, além de contribuir eliminando o excesso de toxinas e estimulando a urina, também é um aliado para quem quer emagrecer fazendo uma dieta prescrita por nutricionista.

A receita é feita com 15 gramas de folhas e raízes da planta misturadas em 250 ml de água quente para beber em uma única dose.

6. Gengibre com canela

Esses dois ingredientes, além de fazerem um chá muito aromático e de sabor intenso, são dois potentes aceleradores do metabolismo. Entre os chás diuréticos, é ideal para quem pratica atividade física diária, pois ele estimula a eliminação de calorias durante o treino e aumenta a disposição. A reposição de líquidos também é essencial durante o treino para prevenir a desidratação, já que esse chá vai estimular a perda de líquidos.

7. Cavalinha

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de cavalinha é muito bom para proteger as células do corpo. Ele também é rica fonte de vitaminas e minerais, além de ser diurético, favorecendo a eliminação de líquidos retidos e de toxinas.

Para preparar, misture 3 colheres de sopa de folhas de cavalinha desidratadas em meio litro de água fervida recentemente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois coe e beba ao longo do dia.

8. Barba de milho

Muito recomendado para tratar infecção urinária justamente por ser diurético, o chá de barba de milho ou cabelo de milho é recomendado também para eliminar a retenção de líquidos causadora do inchaço, para prevenir pedras nos rins, melhorar a imunidade e aliviar dores de problemas nas articulações.

Para fazer, misture 2 colheres de sopa de barba de milho em 2 xícaras de água fervente, deixando em infusão por 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, os chás diuréticos devem ser consumidos dentro de uma alimentação saudável e equilibrada e um estilo de vida que inclua a prática diária de atividade física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

capuccino gelado caseiro

Cappucino gelado caseiro: 10 receitas maravilhosas

leite condensado fit

Leite condensado fit: 5 receitas para não sair da dieta