desintoxicar o intestino
Crédito: Freepik
em

Como desintoxicar o intestino com receitas caseiras

Quando você começa a ter hábitos de vida mais saudáveis, o seu corpo inteiro agradece em forma de saúde e bem-estar

Publicidade

Por mais que se aprenda na escola qual é a importância do intestino para a saúde, somente na vida adulta, quando começa a sentir os efeitos colaterais de uma vida desregrada, compreende que deve cuidar muito bem desse órgão. Então, se você sente a região abdominal pesada, tem prisão de ventre, sofre com acne, fadiga, falta de apetite e dificuldade para emagrecer, veja essas dicas de como desintoxicar o intestino, pois pode ser esse o seu problema.

5 Dicas para desintoxicar o intestino

Antes de tomar qualquer atitude por conta própria, é recomendado fazer uma consulta com o gastroenterologista para garantir que não esteja com algum problema mais sério de saúde, no intestino em outra parte do sistema digestivo. Se o único problema for a falta de uma rotina saudável, veja o que pode ajudar a fazer você se sentir muito melhor diariamente.

1. Beba muita água

desintoxicar o intestino com água
Crédito: Freepik

O corpo necessita de água durante o dia inteiro para que todos os sistema funcionem corretamente, não apenas o digestivo. Se você não beber água, seu intestino não vai conseguir trabalhar na digestão do alimentos, na distribuição dos nutrientes, nem da formação do bolo fecal de forma que ele seja eliminado com facilidade. Logo, o resultado será a prisão de ventre e todos os seus desagradáveis sintomas.

2. Coma alimentos ricos em fibras

Quando se fala em soluções para a prisão de ventre e para desintoxicar o intestino, as fibras sempre estão envolvidas. Elas são essenciais para uma boa digestão e para ajudar a eliminar o excesso de toxinas acumuladas no intestino.

Publicidade

Essas toxinas vêm de alimentos com agrotóxicos, industrializados, medicamentos, bebida alcoólica e até do cigarro, que é uma bomba tóxica para o corpo todo. Então, invista em uma alimentação com muitas frutas, legumes, verduras e grãos integrais.

3. Tome chás laxantes eventualmente

desintoxicar o intestino com chas
Crédito: Freepik

Os chás laxantes estimulam a evacuação quando entram em contato com o intestino. Geralmente você sente uma forte dor de barriga e consegue eliminar todas as fezes acumuladas de alguns dias.

Esse procedimento não deve ser feito com frequência, pois prejudica o funcionamento natural do intestino, que deixa de fazer seu trabalho sozinho. Faça apenas quando for necessário. Alguns dos chás que possuem essa propriedade são de sene, manjericão, raiz de alcaçuz, cravo, cáscara sagrada, funcho e o chá verde.

Publicidade

4. Tome sucos naturais

Diariamente você pode fazer receitas de sucos naturais para desintoxicar o intestino, reunindo vegetais frescos, ricos em fibras, vitaminas, minerais e termogênicos. Pode utilizar cenoura, beterraba, couve, alface, pepino, limão, laranja, maçã, gengibre, hortelã, canela, mamão, melão, melancia, espinafres, passas e muitos outros, combinando até 5 variações de cada vez. Beba o suco assim que o fizer, sem coar e sem adoçar, para garantir um melhor efeito.

5. Consuma alimentos simbióticos

desintoxicar o intestino com simbioticos
Crédito: Freepik

Os alimentos simbióticos são a mistura entre os probióticos e prebióticos. Ou seja, os probióticos são ricos em micro-organismos benéficos ao funcionamento do intestino e ao fortalecimento do sistema imunológico, como kefir, kombucha, iogurte, leite fermentado, molho de soja e chucrute.

Os prebióticos são fibras insolúveis que não digerem no estômago e chegam inteiras ao intestino para servirem de alimento aos probióticos, como aveia, aspargo, banana, linhaça, soja, mel, tomate, pães fermentados, algas e leguminosas.

Publicidade

Todas essas dicas para desintoxicar o intestino podem fazer parte da sua rotina, exceto os chás laxantes que deve tomar só de vez em quando. Então, inclua esses alimentos no seu cardápio diário e alie essa alimentação à prática de atividade física e a boas noites de sono para ver a mágica acontecer. Se ainda assim não se sentir melhor, vá ao médico, pois pode ser outro problema que necessita de tratamento.

Leia também: Exercício para eliminar gases

aveia engorda

Aveia engorda ou emagrece?

sucos para desintoxicar intestino

Receitas de sucos para desintoxicar intestino