em

Demaquilante caseiro: 5 formas de fazer

Veja quais ingredientes que você tem em casa podem ser usados como demaquilante
demaquilante caseiro
Crédito: Freepik

Toda mulher que faz uso de maquiagem, seja diário ou esporádico, precisa ter um demaquilante. Esse produto é o que vai remover ao máximo a maquiagem do rosto quando chegar em casa e quiser a pele bem limpa. Há opções para todos os bolsos, tipos de pele e também há outros produtos que atuam removendo a maquiagem para utilizar como alternativa mais barata e natural. Aprenda a fazer o seu demaquilante caseiro e não abra mão de uma rotina de cuidados com a pele.

Como fazer demaquilante caseiro

como usar demaquilante caseiro
Crédito: Freepik

As receitas de demaquilante caseiro são muito simples, às vezes trata-se de apenas um ingrediente que tem na cozinha e pode aplicar na pele para remover a maquiagem. A maior parte deles são ingredientes oleosos, pois os óleos desestruturam a maquiagem, fazendo-a derreter e desfixar da pele. Veja os melhores:

1. Azeite de oliva

O azeite é uma das boas opções, mas é bom usar apenas em caso de não ter outro jeito. Seu aroma é forte, então pode incomodar mesmo depois de remover tudo com um sabonete e creme. Além do mais, um azeite de boa qualidade costuma ser caro, então não vale a pena utilizá-lo para aplicar na pele todos os dias.

2. Óleo de coco

O óleo de coco também é uma possibilidade e hoje em dia há muitas opções de marcas e preços no mercado, pois ele está se popularizando rapidamente. Você pode comprar um óleo de coco apenas para cozinhar e outro para aplicar na pele do corpo todo e nos tratamentos capilares também.

3. Óleo de amêndoas

Esse é um dos mais conhecidos e antigos óleos usados para hidratar e amaciar a pele. Ele é mais barato, também há diversas opções separadas por alimentícias e cosméticas. A versão para fazer comida pode ser usada no corpo, mas tome cuidado para nunca utilizar uma versão cosmética no preparo dos alimentos. Também deve verificar se o óleo contém álcool, pois nesse caso o cuidado deve ser maior ao aplicá-lo na pele, em especial na região dos olhos.

4. Vaselina líquida

A Vaselina é um produto oleoso muito conhecido no mercado e com diversas utilidades. Como demaquilante caseiro é melhor usar a versão líquida, mas se tiver apenas a pasta, também serve.

5. Com soro fisiológico e xampu para bebê

Tanto o soro fisiológico quanto o xampu para bebês são produtos seguros para usar na pele, já que podem ser aplicados até mesmo na pele sensível dos bebês. Junto com esses dois ingredientes será misturado o óleo de amêndoas que vai deixar seu produto mais eficiente, além de um aroma mais gostoso. A proporção da mistura é de 160 ml de soro para 30 ml de xampu e 10 ml de óleo de amêndoas. Misture bem e armazene em um frasco fechado ao abrigo da luz.

Como aplicar demaquilante corretamente

Qualquer uma das opções de demaquilante caseiro ou mesmo a versão pronta para essa função deve ser aplicada com cuidado para não entrar em contato com os olhos. O demaquilante é o primeiro produto que vai usar na pele assim que chegar em casa, antes de ir para o banho. Veja o passo a passo:

  1. Aplique um pouco do demaquilante escolhido em um pedaço de algodão limpo;
  2. Passe no rosto, fazendo movimentos delicados e na horizontal, do centro para fora. Pode começar pela testa ou pelo queixo, você quem sabe, mas é bom ir removendo de forma organizada para não esquecer nenhuma parte;
  3. Depois, caso ainda não tenha saído tudo, coloque mais um pouco de demaquilante em outro algodão limpo e reaplique fazendo movimento circulares;
  4. Lave bem o rosto com água e um sabonete para o seu tipo de pele e seque;
  5. Para garantir que a pele ficou bem limpa, pode aplicar uma camada de água micelar com algodão. Não precisar enxaguar.

broto de alfafa
Broto de alfafa: como fazer e benefícios
doce de jaca
Receitas de doce de jaca saborosas