em

Soro fisiológico: para que serve?

Essa solução salina é muito útil para ter em casa na caixinha de medicamentos
soro fisiológico
Crédito: Pxhere

O soro fisiológico é um produto que costuma ter em toda casa onde há crianças, pois ele é muito prático e seguro para utilizar nos pequenos. Mas também acaba oferecendo benefícios à toda a família nos cuidados com a saúde. Veja quais são os principais usos desse soro e veja como é útil tê-lo sempre em casa.

6 Usos do soro fisiológico

principais usos do soro fisiológico
Crédito: Medical Express

O soro fisiológico é uma solução salina esterilizada, composto de cloreto de sódio a 0,9% e pode, inclusive, ser aplicado na veia em casos de desidratação ou falta de sal no organismo. Para esses casos a aplicação deve ser feita por um profissional, mas veja quais são os usos do soro em casa.

1. Limpar os olhos

Quando você sente que está com um cisco no olho, todo cuidado é pouco na hora de tentar remover. O soro fisiológico é uma das soluções mais seguras que pode pingar no olho que está com o cisco para tentar removê-lo e acabar com a irritação.

2. Tratar casos de desidratação

A desidratação é uma consequência quando uma pessoa está doente, apresentando vômitos, diarreia e suor em excesso, pois esses sintomas provocam a perda excessiva de líquidos e minerais essenciais à saúde. Nesse caso, a reposição de minerais usando o soro deve ser feita por um profissional de saúde.

Veja também: como fazer soro caseiro

3. Nebulização

A nebulização é um tratamento para descongestionar as vias aéreas em casos de gripe, resfriado e outros problemas respiratórios. É feita a inalação de vapor de soro fisiológico para desobstruir os canais respiratórios e é muito eficiente, podendo ser feito em crianças e adultos.

4. Diluição de medicamentos da nebulização ou injeção

Quando a nebulização é feita com algum medicamento específico para prolongar o seu efeito ou quando é necessário injetar um medicamento na veia, o soro também é usado para ajudar a diluir a substância, dependendo do caso.

5. Lavagem de nariz

Nem sempre é necessário fazer a nebulização, apenas a lavagem interna do nariz, procedimento especialmente usado nos bebês que ainda não saber assoar. Mas também é usado para desobstrução nasal de adultos que não querem usar outras substâncias como Neosoro.

6. Limpeza de ferimentos

Em casos de queimaduras e ferimentos na pele, o soro fisiológico serve como solução de limpeza sempre que for trocar o curativo, mantendo o local bem limpo e protegido contra infecções.

Cuidados a ter

É importante saber se a pessoa que for usar o soro tem hipersensibilidade ao cloreto de sódio, pois nesse caso o uso do produto não é recomendado. Na forma intravenosa também não é recomendado para quem doenças como inchaço generalizado, insuficiência cardíaca descompensada, insuficiência renal e hipernatremia, que é a alta concentração de sódio no sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alimentos que aliviam a dor de cabeça
12 Alimentos que aliviam a dor de cabeça
efeitos colaterais da equinácea
5 Efeitos colaterais da equinácea