vaselina liquida
Crédito: Wikimedia Commons
em

Usos e propriedades da vaselina líquida

Se você já ouviu falar da vaselina, mas não tem ideia de onde surgiu esse produto, saiba agora e também veja para que serve.

A vaselina líquida, assim como no seu formato sólido, é um derivado do petróleo que foi descoberto há 150 anos. Quando iniciaram-se as extrações de petróleo na Pensilvânia, Estados Unidos, um jovem químico chamado Robert Chesebrough viajou para lá para saber mais sobre a substância.

Ele então percebeu que nas brocas de perfuração dos poços de petróleo ficava um resíduo tipo uma graxa, que não tinha valor comercial, mas que os funcionários o utilizavam para aliviar cortes e queimaduras.

Então o químico começou a estudar aquela graxa para transformá-la em algo rentável, que as pessoas pudessem comprar e usar em casa. Ele a transformou em uma substância sem cheiro e conseguiu que, de preta, passasse a incolor.

Em 1970 ele conseguiu os resultados que queria e batizou sua criação de Vaselina. Veja a seguir quais são suas propriedades e para que ela pode ser usada no dia a dia.

Propriedades da vaselina

Também chamada de gelatina do petróleo, quando em seu estado sólido, a vaselina é uma parafina líquida. É uma substância insolúvel na água e no álcool, porém solúvel nos óleos essenciais.

Tem propriedades lubrificantes e funciona como uma gordura que forma uma barreira protetora contra várias substâncias onde é aplicada. Não possui reação química contra bactérias ou fungos, porém, impede a proliferação desses micro-organismos por causa da sua densidade. Logo, acaba ajudando a manter a pele protegida no tratamento de determinadas infecções ou ferimentos.

5 Principais usos da vaselina líquida

vaselina líquida propriedades
Crédito: Wikimedia Commons

Não é só na pele que pode ser usada. Ela serve para várias finalidades de uso no dia a dia, melhorando o funcionamento de ferramentas e muito mais. Veja a seguir:

1. Tratamento de móveis

Quando se mistura 60% de vaselina líquida com 30% de aguarrás e 10% de óleo de linhaça, obtém-se uma ótima solução para limpar e tratar móveis, deixando-os mais bonitos, hidratados e brilhosos.

2. Lubrificação de correntes e dobradiças

Não apenas correntes de bicicleta e dobradiças e portas, mas tudo o que costuma ranger com a falta de óleo lubrificante pode receber um pouco dela para parar de fazer barulho.

3. Tratamento de couro e fibra

Se tem casacos, bolsas, sapatos e móveis de couro, pode usá-la para manter o couro hidratado e brilhoso, evitando rasgos que ocorrem quando o material está ressecado.

4. Tratamento de alumínio

O que tiver na sua casa feito de alumínio, como as panelas, pode ficar mais brilhoso com uma mistura com 50% de vaselina líquida e 50% de benzina. Como a vaselina não é solúvel na água, o brilho vai durar por algumas lavagens até precisar aplicar de novo.

5. Tratamento da pele

Embora sua forma em creme seja mais popular para o uso na pele, também pode usar a versão líquida. Ela é recomendada tanto para adultos, quanto crianças, apenas tomando cuidado com o rosto. Ela hidrata, previne assaduras e ajuda a tratar cortes e queimaduras, evitando infecções.

Vaselina liquida vs vaselina solida

As propriedades da versão líquida são as mesmas que da sólida. Porém, dependendo da finalidade, a utilização é mais prática em um estado ou em outro. Por exemplo, para aplicar na pele, a versão sólida é mais fácil, pois parece um creme e não escorre. Então é apenas uma questão de ter opção.

Veja também como tratar mãos secas.

Preço e onda comprar

É possível comprá-la no supermercado, na farmácia e, dependendo do uso, até mesmo em lojas de material de construção e ferragens. Os frascos pequenos, encontrados na farmácia, são muito acessíveis. Com cerca de R$5,00 já pode comprar 100 ml do produto para uso básico em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fazer unhas crescerem com sal

Como fazer as unhas crescerem com sal

vaselina

Para que serve a vaselina? Confira 14 usos