em

O que é e como usar matizador no cabelo?

Procurando pela solução perfeita para manter o loiro perolado ou platinado? Conheça tudo sobre os shampoos matizadores.

matizador
Crédito: Freepik

Quem tem cabelos loiros certamente já ouviu falar sobre o shampoo matizador. Ele é um dos produtos que não pode faltar no cronograma de cuidados com os cabelos loiros, especialmente por quem gosta de cabelos bem claros, perolados ou platinados, sem qualquer mancha amarelada ou alaranjada.

Se você ainda não tem muito conhecimento sobre esse produto, vai saber tudo agora. Veja o que é o matizador, como ele deve ser aplicado em casa, de quanto em quanto tempo usar, exemplos de marcas que pode confiar e outras dicas importantes.

O que é matizador?

O matizador é um produto feito especificamente para clarear a tonalidade alaranjada ou acobreada dos fios de cabelos loiros que foram descoloridos ou tingidos. É totalmente normal que os cabelos percam a tonalidade perfeita do loiro com o tempo, seja por causa da exposição ao sol, à piscina ou mesmo porque é a ação natural dos fios.

Os retoques para garantir a cor desejada sempre serão necessários, mas nem sempre você vai precisar descolorir ou pintar, pois pode matizar os fios. Quer dizer que pode aplicar um clareador bem menos agressivo durante um período antes de precisar pintar, fazer luzes ou descolorir outra vez.

O matizador é aplicado de tempos em tempos, assim que perceber que os fios estão começando a ter essa tonalidade mais escurecida, deixando de serem tão loiros perolados ou platinados. Mas mesmo não sendo um produto tão agressivo quanto uma descoloração ou tingimento, deve ser aplicado com moderação. Na maioria das vezes, a cada 2 ou 4 semanas, não menos que isso.

Há muitas opções de matizador no mercado, com variação de preço e de resultado final. Existem os que promovem um efeito mais perolado e outros mais platinado. A escolha para um bom resultado também vai variar de acordo com a cor que o cabelo estiver no momento.

Por exemplo, há matizadores que só vão pegar bem em cabelos que já estejam pintados ou descoloridos com um fundo de cor muito claro.

Esse produto pode ser aplicado em casa, com facilidade, mas também há diferenças e cuidados na aplicação de cada tipo. Se não tiver prática, o ideal é que vá a um salão especializado para garantir que não irá danificar os cabelos ou aplicar de forma errada.

Aliás, falando em danificar os cabelos, fica aqui uma dica muito importante, que é recomendação dos melhores especialistas. Se você está pesquisando por produtos para clarear os fios loiros ou descolorir os cabelos em casa, é provável que já tenha ouvido falar na violeta genciana. Esse é um produto que não é feito para cabelos, embora ele promova a descoloração dos fios.

Sendo assim, não é recomendada a sua utilização, pois ele pode danificar profundamente os cabelos depois de algumas aplicações. Então se você preza por cabelos hidratados, fortes e saudáveis, não use a violeta genciana. Prefira sempre os matizadores próprios para uso em cabelos.

Como usar: passo a passo

Agora confira o passo a passo de como fazer a aplicação de um matizador nos cabelos em casa. Mas lembre-se que existe essa diferença entre produtos e também entre a tonalidade que o seu cabelo está.

Então, faça os testes com cuidado, respeitando as recomendações de uso da embalagem quanto ao modo de aplicação e o tempo de ação do produto. Se tiver dúvida, peça sempre a ajuda de um profissional.

O método básico para aplicação do matizador é bem simples. Veja o passo a passo para quando o cabelo estiver mais amarelado:

1. Lave o cabelo

O primeiro passo para matizar o cabelo é lavá-lo normalmente com shampoo do dia a dia para o seu tipo de cabelo. Lembre-se de que a água deverá estar morna ou fria, e essa dica vale para sempre, não apenas na hora de matizar. A água muito quente resseca os fios.

2. Aplique o produto

Depois de lavar o cabelo com shampoo normal e enxaguar, é hora de aplicar o matizador. Você deve ler o que diz nas instruções da embalagem para saber se o produto que escolheu pode ser aplicado puro ou precisa ser misturado com alguma máscara hidratante branca.

Então faça a aplicação como se estivesse aplicando uma máscara hidratante comum, da raiz às pontas, mecha por mecha, pegando todo o cabelo. Preste atenção também na quantidade recomendada na embalagem. Não deve aplicar tanto quanto um shampoo comum ou uma máscara hidrante.

3. Deixe agir

O tempo de ação do produto também vai estar descrito na embalagem. Se estiver usando uma marca pela primeira vez, é preferível que deixe menos tempo do que deixar demais e acabar ficando com o cabelo muito cinza ou roxo. Mas o tempo médio de ação varia entre 5 a 10 minutos.

4. Enxague e finalize

Depois é só enxaguar os cabelos normalmente, aplicar seu condicionador ou uma máscara hidratante e pronto. Ao final, deixe secar naturalmente ou aplique um protetor térmico caso vá secar com secador ou passar chapinha. Assim mantém os fios protegidos.

Quando usar esse produto?

A aplicação dos matizadores pode ser feita quando notar que o seu loiro já está começando a perder o tom, ficando mais amarelado, alaranjado ou escurecido. Evite passar toda semana. Prefira a cada 2 semanas ou uma vez ao mês.

Conforme você for fazendo as aplicações e testando os produtos, vai conhecendo melhor a reação dos seus fios e definindo qual é o melhor período para o seu caso. O importante é não exagerar.

Melhores matizadores do mercado

Eleger os melhores produtos para matizar os cabelos é uma grande responsabilidade, já que essa escolha varia conforme o gosto e a experiência de cada pessoa com o produto.

Porém, sempre há aqueles mais usados e mais recomendados que você acaba considerando os melhores.

Então, dentro dessa seleção, veja a seguir as marcas mais bem faladas da internet e escolha por qual vai querer começar seus testes.

1. Safe Blond – Perfect Hair

Tem a característica de não ressecar os fios nem deixar o cabelo áspero. É econômico, e como a embalagem é grande, dura bastante. Não oferece perigo de “chumbar” o cabelo, que é um efeito de chumbo, metalizado, quando há excesso de química. O tom que ele resulta é platinado ou acinzentado.

2. De Plata Silver – Perfect Hair

A cor do produto é um pouco mais clara do que o Safe Blond, fazendo com que o resultado seja um perolado ou platinado. Não resseca os fios, não deixa aspereza, pelo contrário. Acaba deixando os fios hidratados. O efeito é bem rápido, assim como o anterior, e inclusive os dois podem ser usados juntos, já que são da mesma marca.

3. Queratina Matizante – NS3

É um produto aplicado em forma de spray e bem fácil de usar. Não deixa o cabelo chumbar, e por ter queratina ajuda a hidratar. Porém necessita que os fios estejam bem claros para ter bom resultado, bem branquinho. Porém não rende tanto como os demais. Vale a pena pela praticidade.

4. Perolones – NS3

Esse produto tem cor verde e tem especial efeito para quem deseja alcançar tons perolados. Porém, também resulta para quem quer o platinado, se já tiver um fundo bem claro nos cabelos. Também tem as vantagens de não ressecar e não deixar o cabelo áspero depois da aplicação. A desvantagem é que não está entre os mais econômicos no sentido de rendimento.

5. Intensity Color – Le Charme’s

É bom ser aplicado por quem já tem mais prática, pois há maior risco de chumbar os fios de aplicado de forma incorreta. Porém, vale a pena pelo resultado platinado. O ideal é misturá-lo com algum creme branco hidratante, tanto para que possa ficar agindo mais tempo sem chumbar, quanto para evitar o ressecamento.

6. Ametista – Haskell

Também tem a característica de hidratar ao mesmo tempo que promove a matização, por isso não vai deixar o cabelo ressecado. A cor é bem violeta, quase um azul royal, e pode ser aplicado sozinho, agindo em torno de 10 a 15 minutos.

7. YE – Yellow

Esse produto é bem azul e contém um pouquinho de glitter na composição. Também promove o tratamento, pois é feito, entre outros componentes, com óleo de babaçu, babosa, óleo de rícino, ácido lático e proteína hidrolisada. É usado como condicionador e pode comprar o shampoo junto. A ação é bem rápida e pode ser usado puro, sem chumbar.

Quanto tempo pode ficar com o matizador no cabelo?

Conforme já descrito no passo a passo da aplicação do produto, o tempo de ação dele nos cabelos vai variar. Alguns produtos mais fortes precisam ficar menos de 5 minutos. Já outros mais fracos podem ficar até 10 minutos.

Também vai depender do quanto você deseja clarear os fios. Então a recomendação é que siga o tempo indicado na embalagem do produto, ou menos, para ver o resultado. Se depois de pronto achar que poderia ficar mais claro, espere pelo menos uma semana para aplicar de novo e fazer um novo teste.

Qual a diferença entre matizador e desamarelador?

São tantos os tipos de produtos que possuem funções aparentemente iguais, que às vezes gera confusão. Mas agora que você já sabe o que é o matizador, como deve aplicar nos cabelos e quais as marcas com melhor reconhecimento no mercado, precisa saber mais.

Existem diferenças entre o matizador e o desamarelador, embora muitas vezes eles sejam utilizados para a mesma finalidade. Aliás, aproveite para saber também qual é a diferença desses dois produtos para o tonalizante. Veja quais são:

Características do matizador

  • Promove a remoção dos pigmentos alaranjados/acobreados dos fios;
  • Pode ser aplicado em casa e promove rápido resultado;
  • Não possui durabilidade muito prolongada;
  • Pode ser aplicado em qualquer cabelo tingido ou descolorido;
  • Pode ser misturado à máscaras hidratantes e com água oxigenada, quando se tem prática com essa aplicação.

Características do desamarelador

  • Promove a remoção dos pigmentos amarelados dos fios, ajudando a alcançar o tom platinado após a coloração;
  • É prático, podendo ser usado na hora do banho, em formato de shampoo;
  • O resultado é mais gradual e lento do que o matizador, pois é mais fraco;
  • Pode ser usado por todo tipo de cabelo loiro que esteja amarelado e queira ficar mais platinado ou acinzentado;
  • É aplicado como shampoo e age em poucos minutos. O modo de uso pode variar conforme a marca.

Características do tonalizante

  • Trata-se de uma tintura leve que promove coloração aos fios, saindo em média após 8 lavagens;
  • Serve também como desamarelador e matizador em cabelos descoloridos;
  • Vai saindo gradualmente a cada lavagem;
  • Deve preferivelmente ser aplicado por um profissional, pois não é shampoo, e sim, um tipo de tintura;
  • Tem maior durabilidade entre os três tipos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

benefícios guaco

Guaco: propriedades e benefícios para a saúde

óleo de chia

Para que serve e como tomar óleo de chia