ovo cozido no micro-ondas
Crédito: Freepik
em

3 maneiras de fazer ovo cozido no micro-ondas

Com ou sem casca, é possível cozinhar ovo no micro-ondas, tendo o devido cuidado.

Se você não gosta de esperar tanto tempo para que o ovo cozinhe no fogo ou se por acaso ficou sem gás e faz questão de comer sua proteína matinal ou pré-treino, pode optar por versões feitas no micro-ondas.

Já falamos aqui que pode ser perigoso fazer o ovo no micro-ondas, pois ele corre o risco de explodir com o excesso de vapor que se forma dentro da casca fechada, e é verdade. Por isso, as maneiras que você verá abaixo são diferentes.

De qualquer forma, tome cuidado ao manusear o ovo assim que tirar ele do micro-ondas e não deixe crianças por perto. Todo cuidado é pouco.

3 maneiras de fazer ovo cozido no micro-ondas

As ideias que sugerimos não necessariamente são com o ovo fechado para ficar no formato oval. Ele pode ser colocado aberto no micro-ondas, que ficará cozido do mesmo jeito, mas em formato de ovo frito ou mexido. Confira:

Método 1

1. Pegue um ovo fresco, faça dois furinhos na parte de cima, um ao lado do outro. Pode usar uma tachinha ou alfinete.

2. Coloque o ovo dentro de uma tigelinha de vidro cheia de água, suficiente para cobri-lo.

3. Leve para o micro-ondas e ligue por 2 minutos e meio.

4. Passado o tempo, retire a tigela do micro-ondas com cuidado para não se queimar. Retire o ovo com uma escumadeira e coloque em um pratinho para esfriar um pouco.

5. Depois é só descascar e comer. Ele não irá explodir porque os furinhos impediram que se formasse pressão de vapor dentro da casca.

Método 2

1. Quebre um ovo em um pratinho de louça (sem decoração metálica ou dourada).

2. Faça um furinho na gema e outro na clara para não formar pressão dentro da película protetora.

3. Tampe com outro pratinho (daqueles próprios para micro-ondas) para não sujar o interior do aparelho e leve lá para dentro.

4. Ligue o micro-ondas por 40 ou 50 segundos, não mais do que isso. Depois retire com cuidado para não se queimar e está pronto.

Método 3

1. Em um potinho de louça (mais uma vez, sem decoração metálica ou dourada), coloque um fundo de água e abra o ovo dentro, cuidado para não partir a gema.

2. Leve ao micro-ondas por 45 segundos e depois é só retirar o ovo da água com uma escumadeira. Ele ficará cozido ao estilo poché.

Dica: Nunca coloque alumínio no micro-ondas!

Pode ser que você encontre receitas de ovo cozido no micro-ondas embrulhado em papel alumínio e coberto com água, mas mesmo que tenha dado certo, é um risco que se corre.

Pelo fato de estar coberto por água o alumínio tem pouca chance que gerar faísca, mas como cada micro-ondas reage de um jeito, conforme o tempo de uso, é melhor não arriscar uma explosão ou incêndio na sua cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

que frutas não comer e manhã

5 Frutas que deve evitar no café da manhã

óleo essencial de melissa

10 Benefícios do óleo essencial de melissa que você precisa conhecer