em

Como descongelar leite materno

O leite materno é o alimento exclusivo dos bebês até seis meses de vida. Veja como preservar esse alimento da forma correta
descongelar leite materno
Crédito: Pixabay

Congelar o leite materno é uma forma de manter a alimentação adequada para o bebê quando a mãe não está por perto. Também é uma maneira de evitar que o leite empedre nos seios por ser produzido em excesso. Assim, a mãe pode tirá-lo diariamente e armazenar de forma segura, sentindo-se mais confortável. E não basta congelar, é preciso saber descongelar leite materno, preservando todos os seus componentes necessários para a saúde do bebê. Veja como fazer.

Descongelar leite materno passo a passo

como descongelar leite materno corretamente
Crédito: Freepik

Para descongelar leite materno de forma segura é muito simples. Veja:

1. Retire do congelador

Retire do congelador apenas a porção de leite que vai ser usada no momento. Por isso é preciso ter vários recipientes para dividir a quantidade correta.

2. Aqueça água

No micro-ondas ou no fogão, aqueça um pouco de água suficiente para chegar à metade do frasco de armazenamento do leite. Não precisa ferver. Deixe chegar na mesma temperatura que usa para o banho do bebê.

3. Coloque o recipiente com o leite na água

Depois que a água estiver quente, desligue o fogo ou tire do micro-ondas. Coloque o frasco com o leite, ainda fechado, de pé dentro da água quente e espere descongelar. Se for preciso, aqueça a água de novo, sem o frasco de leite dentro.

Como aquecer o leite materno

A forma de aquecimento do leite materno é fazendo o processo de descongelamento. Na última etapa que você viu acima, ele vai descongelar e voltar para a temperatura ambiente. O leite materno não deve ser fervido, nem aquecido em banho-maria, muito menos diretamente na panela ou no micro-ondas.

Então, vá aquecendo a água e depois colocando o frasco de leite dentro até atingir a temperatura ambiente. Ele não precisa ficar quente, pois o bebê não toma leite quente direto do peito.

Dicas e cuidados a ter

Tenha muita atenção ao processo de congelamento e como descongelar leite materno, pois qualquer descuido pode estragá-lo e colocar a saúde do bebê em risco. Veja esses cuidados essenciais:

  • Ao retirar o leite, armazene-o nos recipientes adequados, que já vêm com as bombinhas ou ordenhadeiras. Se não tiver, pode colocar em mamadeira esterilizada e que tenha vedação ou em um recipiente de vidro esterilizado com tampa de plástico bem fechada;
  • Se não for congelar, o leite pode ficar na geladeira por até 12 horas. Em temperatura ambiente, ele só pode ficar até 2 horas ou há o risco de desenvolver micróbios. Na geladeira, armazene o leite bem fechado na prateleira de cima e longe de alimentos crus;
  • No congelador, o leite pode ficar por até 15 dias e a 10ºC negativos, de acordo com as instruções da Rede de Bancos de Leite Humano. Mais do que isso, há risco de perder propriedades e deteriorar. Quando armazenar, coloque uma etiqueta com a data;
  • Nunca recongele o leite já descongelado. Quando descongelar, ofereça ao bebê dentro de 2 horas. Passado esse tempo, deverá descartar o leite, mesmo que esteja na geladeira.

Se você tem mais leite do que seu bebê consome, faça a doação em um dos pontos de coleta dos Bancos de Leite Humano. Há inúmeros postos espalhados pelo Brasil, basta escolher o mais próximo.

Veja também: como decorar quarto de bebê.

Como descongelar leite materno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
glicerina no cabelo
Como usar e benefícios da glicerina no cabelo
8 Sintomas da falta de magnésio