em

7 Malefícios do açúcar para a saúde

O açúcar é uma importante fonte de energia para o corpo, mas apenas na quantidade recomendada
malefícios do açúcar
Crédito: Public Domain Pictures

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, em uma dieta de 2.000 kcal diárias, apenas 5% sejam açúcar. Parece fácil não ultrapassar esses valores renunciando ao bolinho e à fritura ocasional, mas não é bem assim. O açúcar não está apenas nos doces. Muitos alimentos saudáveis, como a fruta, têm muito açúcar em sua composição, mesmo sendo de melhor qualidade do que o açúcar industrializado. Por isso que todo o cuidado é pouco e você deve conhecer quais são os malefícios do açúcar para se conscientizar sobre o consumo excessivo.

Quais são os malefícios do açúcar para a saúde

A razão para que o açúcar traga tantos malefícios para o organismo como um todo é simples. O corpo não necessita dele para transformar glicose em energia, pois pode fazer isso com diversos outros alimentos saudáveis de verdade. Aliás, ele já faz isso com o açúcar natural do mel e das frutas, que deveriam ser o único tipo de açúcar ingerido e, ainda assim, sem exagero.

1. Sono prejudicado

Há uma ligação entre aquilo que você come, a energia que produz e a qualidade do sono. Quando o açúcar sair por completo da sua vida o seu sono vai mudar completamente. Os seus problemas e inquietações podem não ser os maiores culpados das noites mal dormidas, mas sim o excesso de açúcar. Junto com a gordura de má qualidade, ele impede que o corpo permaneça no estado de “sono profundo” e isso leva a uma diminuição da qualidade do sono.

2. Redução da capacidade da memória

Tentar relembrar coisas, ou seja, usar a memória, é uma tarefa que faz pressão no suprimento de energia das pessoas que estão com excesso de açúcar no sangue, o que acaba afetando a capacidade da memória.

3. Ganho de peso

O excesso de peso ocorre quando a proporção de gordura no organismo é superior ao que o corpo de uma pessoa consegue suportar sem afetar o funcionamento de todos os sistemas internos. Um dos malefícios do açúcar em excesso, junto com os alimentos com gorduras de má qualidade, é fazer o corpo não dar conta de metabolizá-los e acabar transformando-os em gordura armazenada.

4. Menos disposição

Embora o açúcar seja transformado em energia no organismo, se ele for de má qualidade, será uma energia que vai ser gasta muito rapidamente, seguida de uma grande fadiga. Além disso, por desequilibrar o sangue, deixando-o mais ácido, também vai prejudicar a circulação que distribui nutrientes e oxigênio a todos os órgãos.

5. Pele oleosa e envelhecida

Os alimentos ricos em açúcar e pobres em nutrientes dão início a processos inflamatórios nas células, o que é a porta para originar o envelhecimento precoce, as linhas de expressão, a pele cansada, oleosa e com acne.

6. Aumento do risco de problemas cardiovasculares

O açúcar é inimigo da hipertensão, por isso, cria um ambiente mais propício ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse caso é o das pessoas que consomem 5 vezes mais a dosagem de açúcar recomendada.

7. Diabetes tipo 2

Por fim, a doença crônica que está diretamente ligada ao excesso de açúcar no sangue. Ou melhor, de glicose, que é no que o açúcar se transforma ao ser absorvido pelo organismo. O diabetes tipo 2 ocorre ao longo da vida e é desencadeado pelo excesso de glicose no sangue.

Melhores alternativas ao açúcar

alternativas melhores ao açúcar
Crédito: Pxhere

O açúcar que você deveria parar de consumir agora mesmo é o industrializado, em especial o refinado e o que vem em todos os produtos embalados. As versões menos refinadas, que são o cristal e o orgânico, por exemplo, contêm mais nutrientes e por isso são menos piores, mas não quer dizer que deva comer.

O ideal é que consuma açúcar somente das fontes naturais, como do mel, do coco, da planta stevia e das frutas. Nem mesmo os adoçantes são recomendados, pois eles são a mesma coisa que o açúcar refinado, mas enganam você ao pensar que está consumindo algo benéfico à sua saúde e emagrecimento.

Lembre-se também que diversos produtos industrializados considerados salgados possuem açúcar na composição. Então, comece a prestar mais atenção nos rótulos se realmente quiser desintoxicar seu organismo do açúcar e melhorar sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
babosa
Babosa: 20 benefícios para a saúde, pele e cabelos
receitas gel redutor de medidas caseiro
8 Receitas de gel redutor de medidas caseiro