em

Como cuidar de cabelo curto: 10 dicas para facilitar o dia a dia

Pensando em cortar o cabelo para ter menos trabalho? Será mais prático, mas alguns cuidados são essenciais para manter!
cuidar de cabelo curto
Crédito: Pexels

Ter cabelo curto está em alta, pois esse corte representa mais do que praticidade: também é sinônimo de atitude e ousadia. Se você já cortou ou pretende cortar, lembre-se que precisa saber como cuidar de cabelo curto para aproveitar a beleza e a versatilidade do visual.

Hoje em dia, fazer um corte curto não tem mais o estereótipo de “corte de menino” e por isso muitas mulheres estão enxergando com outros olhos sua feminilidade através de uma mudança corajosa e maravilhosa no look.

Mas os cabelos curtos também precisam ficar sedosos, brilhosos, com movimento e, se você pinta, precisa ter um cuidado redobrado para manter a raiz bonita, sabia?! Veja as dicas de como cuidar de cabelo curto do jeito certo.

10 dicas de como cuidar de cabelo curto

cuidar de cabelo curto
Crédito: L’Oreal Paris

Na hora de se arrumar para sair basta lavar, secar, passar um modelador ou finalizador. Seu corte curto estará lindo em alguns minutos! Essa praticidade é realmente um grande benefício. Mas para que o cabelo esteja sempre pronto para divar, tome os seguintes cuidados:

1. Controle de oleosidade

Cuidar de cabelo curto não é fácil neste aspecto, especialmente lisos e ondulados, pois tendem a sofrer mais com oleosidade do que os longos. Isso por que a raiz e a ponta ficam mais próximas, permitindo que as glândulas sebáceas causadoras da oleosidade ocupem todo o cabelo com mais rapidez.

Para reduzir a oleosidade, procure usar xampus adequados para cabelos oleosos, lavando preferencialmente com água fria.

2. Condicionador

Evite o uso de condicionador no couro cabeludo, pois pode aumentar a oleosidade natural, além de eliminar o movimento natural dos fios.

Se for realmente necessário, coloque um pouco na palma da mão, distribua entre as duas e passe nas pontas, enxaguando muito bem em seguida.

3. Creme de pentear e modeladores

As vezes, para fazer um look diferente, além de cuidar do cabelo curto, é necessário usar modeladores ou cremes para pentear. Os excessos são prejudiciais para a raiz dos fios, devendo evitar o uso. O modelador ideal é em pasta, pois não estimula a oleosidade.

Conheça as tendências de cortes de cabelo para esse ano!

4. Óleos

Muitos óleos para cabelo estão na moda, como o óleo de coco ou de argan. Isso não quer dizer que sejam adequados para seu fio. Então atenção na hora de usar e cuidar de cabelo curto com óleos, para não acumular no couro cabeludo.

5. Hidratação

É recomendado na hora de cuidar de cabelo curto, que ele seja hidratado duas vezes ao mês para manter o brilho e a maciez dos fios.  Querendo ou não, um cabelo curto danificado pode ser menos discreto do que um cabelo longo com pontas secas, acredite!

6. Lavagem

cuidar de cabelo curto
Crédito: Style It Up

Se o seu cabelo curto não fica oleoso com tanta facilidade, não precisa lavá-lo todos os dias só porque seca mais rápido. Deixe para lavar quando houver necessidade, evitando assim estragar as pontas, que já estão bem curtas.

7. Tintura

Se você usa tintura nos cabelos, pode até economizar na hora de pintar, pois irá utilizar muito menos tinta. Por outro lado, a manutenção também será mais frequente, já que os fios são curtos e logo vai parecer que a raiz está na metade do corte. Então escolha bem a cor e mantenha sua rotina de tratamento.

Como pintar cabelo em casa

8. Procedimentos químicos

Se você já usa coloração e preza em cuidar de cabelo curto, evite fazer outro procedimento químico ao mesmo tempo.  Isso porque os fios curtos são mais sensíveis e o cabelo pode ficar mais ressecado e quebradiço do que aconteceria em fios longos.

9. Chapinha e babyliss

Pelo mesmo motivo que você precisa tomar cuidado com procedimentos químicos e com a oleosidade, precisa cuidar do cabelo curto com o uso da chapinha e babyliss. As pontas ressecadas ficarão mais aparentes, já que os fios estão mais curtos, deixando um ar de descuido.

10. Calendário de tratamento

Se costuma usar, mantenha um cronograma capilar em dia e siga o período de manutenção do corte. Isso ajuda a cuidar do cabelo curto e a manter os fios em ordem.

Como fazer manutenção do corte?

cuidar de cabelo
Crédito: Me Ajude Na Transição

O corte de cabelo curto necessita de mais manutenção do que um cabelo longo, porque o crescimento dele deixa sinais mais aparentes e o corte original vai perdendo suas características.

Então, a menos que você queira deixar o cabelo crescer de novo, terá de voltar no salão a cada 3 meses em média (dependendo do quanto o seu cabelo cresce por mês).

Dica: Cortes para inspirar você

Agora que já sabe quais cuidados deve ter com o cabelo curto é só escolher qual modelo mais combina com seu tipo de rosto e estilo. Veja algumas ideias no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
alho em jejum
Benefícios do alho em jejum
lidar com a ingratidão
Saiba como lidar com a ingratidão