cabelo sem quimica
Crédito: Freepik
em

Cabelo sem química: confira as melhores receitas de produtos

Essas dicas vão te livrar das substâncias cancerígenas presentes na maioria dos cosméticos

Publicidade

A tendência de levar uma vida mais natural tem ganhado força a cada dia que passa. É um tal de cabelo sem química pra cá, óleo de coco pra lá, comida sem glúten e lactose… Novos hábitos vão surgindo à medida que uma variedade de novas mercadorias enche as prateleiras do supermercado. Seria uma maravilha consumir produtos saudáveis, que fizessem bem ao nosso corpo e não agredissem tanto o meio ambiente SE eles não custassem os olhos da cara.

O mercado de beleza também caiu nas graças de quem busca uma filosofia de vida mais orgânica. Cosméticos para o cabelo livres de silicones, parabenos e petrolatos podem mudar a qualidade dos seus fios, cuidar da saúde do couro cabeludo e proporcionar os mesmos efeitos que os shampoos e condicionadores convencionais.

Quer lavar os cabelos com produtos feitos pelas suas próprias mãos? Então, se liga nas dicas!

Shampoo orgânico caseiro

Publicidade

Ingredientes:

  • 1 xícara de goma de babosa;
  • 1 barra de sabão de coco;
  • 1 xícara de mel;
  • 3 colheres de sopa de óleo de rícino;
  • 1,5l de água filtrada

Preparo:

No fogão, dissolva o sabão de coco em água. Quando estiver todo derretido, acrescente o mel e deixe esfriar. Misture a goma da babosa e o óleo de rícino.

Publicidade

É isso! Seu shampoo natural está pronto e pode ser usado duas vezes por semana.

Vantagens:

O mel tem efeitos nutritivo e hidratante, dando brilho, maciez e aumentando a elasticidade do cabelo; o coco é um ótimo antisséptico natural – combate fungos e limpa o couro cabeludo em profundidade; a babosa tem muitas vitaminas essenciais para a saúde dos cabelos e da pele, como o betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina.

Publicidade

Condicionador natural caseiro

Ingredientes:

  • Vinagre de maçã diluído em água filtrada na seguinte proporção: 1 para 4

Modo de usar:

Publicidade

Após higienizar com o shampoo, aplique a solução de vinagre diretamente no cabelo, da raiz às pontas. Caso tenha fios muito ressecados, use óleo de amêndoas, óleo de coco ou azeite de oliva; espere alguns minutos e enxágue bem.

Vantagens:

O vinagre sela as cutículas dos cabelos, dando um aspecto mais alinhado e brilhante – justamente o que o condicionador industrializado faz.

Publicidade

Shampoo seco natural

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência;
  • Canela ou cacau em pó para cabelos escuros;

Modo de usar:

Publicidade

Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente com tampa. Aplique diretamente no , couro cabeludo, com a ajuda de um pincel de maquiagem ou de um saleiro. Espalhe bem até perceber que não ficou nenhum resíduo dos pozinhos.

Vantagens:

Para aqueles dias em que não dá tempo de lavar a cabeça e o cabelo já está vencido, é uma boa ajuda! O shampoo seco absorve a oleosidade e deixa um ar de mais limpo, sabe?

Publicidade

Você já sabe que as receitas caseiras são o nosso forte. Por isso, aproveite essas dicas naturais de beleza para poupar dinheiro, cuidar da saúde e dar uma forcinha à natureza. Ela agradece!

Veja também: Shampoo em barra: benefícios e como fazer em casa

E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer

Publicidade

Como manter o vínculo com filho mais velho depois da chegada do caçula?

Fome emocional: as diferenças entre fome e vontade de comer