alho confitado como fazer
Crédito: Freepik
em

Alho confitado: uma receita fácil para várias utilidades

Existem diferentes formas de preparar esse tipo de alho, e você vai aprender algumas delas agora

Publicidade

O alho confitado, ou alho confit, é uma forma de preparo do alho igual ao tomate confitado. Você coloca os dentes de alho crus, descascados e inteiros em uma assadeira, tempera e cobre com óleo vegetal. Então leva ao forno em temperatura bem baixa e deixa por umas 2 horas, mais ou menos. Vai virar tipo uma conserva de alho para usar nas saladas, fazer húmus, patês, usar como tempero na comida e onde mais você achar que vai ficar bom.

Receitas de alho confitado

O interessante do alho confitado é que os dentes de alho ficam bem macios e com sabor menos intenso, ideal para quem não gosta do sabor tão forte desse ingrediente. Além disso, você pode fazer só com alho e óleo ou adicionar temperos a gosto, como tomilho, alecrim e louro. Veja algumas ideias de receitas para experimentar na sua casa.

Alho confitado com pimenta

Essa receita ensina a fazer o alho temperado com pimenta dedo-de-moça, tomilho e sal para já ficar pronto, bem temperadinho. Ensina também a deixar o alho de molho antes de começar o preparo que é para facilitar na hora de descascar uma grande quantidade de alho.

Publicidade

Alho confitado simples

Se você preferir, pode pegar uma cabeça de alho inteira, sem descascar nem soltar os dentes. Coloque a cabeça de alho em uma panela pequena e mais alta, que possa ir ao forno, e complete com azeite e temperos. Também dá certo e não precisa ficar descascando dente por dente.

Com menos óleo

Se você quiser fazer essa receita e estiver com pouco óleo ou azeite em casa, pode usar uma quantidade menor. Vai ficar mais assado do que confitado, e não vai sobrar o óleo na hora para preencher o frasco e deixar na conserva. Mas, aí você vai comprar azeite para preencher o frasco depois, frio mesmo, fazendo a conserva.

Publicidade

Alho assado e confitado

Essa é uma dica para fazer na churrasqueira, enquanto estiver fazendo seu churrasco. Embrulhe cabeças de alho em papel-alumínio e coloque para assar. Depois separe os dentes, coloque em um frasco com temperos e preencha com azeite para fazer a conserva. Fica lindo:

Publicidade

No que usar o alho confitado?

Depois da sua conserva pronta, a criatividade não tem limites. Você pode comer os dentes de alho puros mesmo, pode fazer patê, húmus, temperar saladas, usar na base de tempero para qualquer prato, desde arroz, macarrão, feijão, cremes e até carnes. Pode só amassar sobre o pão ou sobre torradinhas e vai ficar maravilhoso.

Quanto tempo dura?

Depois que o alho estiver pronto é importante colocá-lo em um frasco de vidro esterilizado e com tampa para que ele dure mais tempo. Ele pode durar uns meses na geladeira. Se fizer em maior quantidade e for consumir aos poucos, a dica é usar frascos pequenos e abrir um de cada vez. Enquanto não são abertos, os demais podem ser mantidos fora da geladeira.

Soluções simples para evitar erros bobos na cozinha

9+ Soluções simples para evitar erros bobos na cozinha

perigos da Heracleum mantegazzianum

Heracleum mantegazzianum: conheça essa planta altamente perigosa