Menu

Coceira nos olhos: o que pode ser e o que fazer?

Para saber se a coceira que está sentindo nos olhos precisa de cuidados médicos, deve prestar atenção aos demais sintomas

Crédito: Freepik

Publicidade

Mesmo sem perceber, todo mundo acaba levando as mãos aos olhos para coçar várias vezes ao dia. Nem por isso quer dizer que a coceira nos olhos seja sintoma de alguma doença, mas dependendo dos outros sintomas que surgirem junto com a coceira, o melhor a fazer é procurar um oftalmologista, médico especialista em saúde ocular. Se você está sentindo uma coceira anormal nos olhos ultimamente, veja a seguir quais são as principais causas e o que se pode fazer para resolver em cada caso.

Veja também: causas e o que fazer em caso de olhos vermelhos

Motivos para sentir coceira nos olhos

Crédito: Freepik

O motivo mais comum é o famoso cisco no olho que é quando entra algum pequeno detrito no globo ocular, causando uma irritação. Pode ser poeira ou mesmo um cílio. Nesse caso, basta lavar os olhos e movimentá-los até que o detrito seja expelido. Mas há outras causas para a coceira na região dos olhos que podem necessitar de cuidados especiais.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença bem comum que afeta um ou os dois olhos. Além da coceira, causa inchaço na região, vermelhidão na parte branca dos olhos, secreções brancas ou amareladas, intolerância à claridade excessiva e dificuldade para enxergar com nitidez.

Publicidade

Essa doença pode ter causa viral, bacteriana ou alérgica, por isso, é preciso que o médico avalie a causa para definir qual será o melhor tratamento. O importante, mesmo antes de ir ao médico, é evitar passar as mãos nos olhos e, se o fizer, desinfetá-las, lavando bem e passando álcool gel, para evitar transmitir para outras pessoas, caso seja viral.

Terçol

O terçol é mais uma das condições populares que a maioria das pessoas já teve contato alguma vez na vida. O terçol é quando forma uma bolinha amarelada na pálpebra, pode ser mais externa ou interna. Ele é causado por uma obstrução nas glândulas abaixo da pálpebra, criando essa pequena inflamação que causa coceira, deixa a região ao redor um pouco avermelhada e pode doer, mas é uma dor leve e suportável.

Da mesma forma que funciona para a conjuntivite, o melhor a fazer é ir ao médico, que pode ser o clínico geral ou o oftalmologista, para uma avaliação. Antes da consulta, o máximo que se deve fazer em casa é uma compressa com água quente para ir aliviando a coceira e ajudar o terçol a desaparecer, o que geralmente ocorre em poucos dias. Essa compressa deve ser feita com água quente, mas cuidando para não queimar, e deve-se usar um pano bem limpo.

Reações alérgicas

Nas pessoas que têm alergias diversas, a coceira é um dos sintomas que aparecem primeiro. Seja alergia alimentar, à poeira, ao pólen, aos cosméticos ou qualquer outro tipo, esse sintoma vai surgir como alerta de que o corpo está liberando uma quantidade exagerada de histaminas para tentar combater o agente invasor.

Publicidade

Se a pessoa ainda desconhece a causa da sua alergia, precisa ir ao médico para identificar essa causa e passar a evitá-la, bem como para adaptar seu estilo de vida ao que não pode comer, usar ou ter contato direto para evitar a alergia.

Herpes-zóster ocular

A herpes-zóster é uma doença causada pelo vírus Varicella zóster, o mesmo causador da catapora. Mesmo quando uma criança se cura da catapora, o vírus permanece adormecido no organismo e pode vir à tona em casos de imunidade baixa na vida adulta.

Ele pode afetar diferentes áreas do corpo, inclusive os olhos, causando coceira, vermelhidão, visão embaçada, ardência e um desconforto por causa da pressão causada. Casos assim precisam de atendimento médico para evitar que o vírus se espalhe e cause danos mais graves.

Publicidade

Não há tratamento caseiro seguro, exceto se orientado pelo médico. A pessoa deve evitar encostar nos olhos e, caso o faça, deve desinfetar as mãos porque é uma doença altamente contagiosa.

Leave a Reply

Sair da versão mobile