em

Terçol no olho: Tudo o que você queria e precisava saber

Apareceu aquela bolinha na pálpebra e você não sabe o que fazer? Talvez seja terçol. Saiba mais sobre ele.
terçol no olho
Crédito: Wikimedia

O terçol no olho é uma inflamação muito comum de acontecer e tem tratamento simples quando busca orientação médica logo que percebe os sintomas.

Não tenha medo de pegar de outra pessoa, pois o terçol não é transmissível. Veja quais são os sintomas, tratamentos e formas de prevenção.

O que é terçol no olho?

O terçol, também conhecido por viúvo, é a infecção das glândulas da base dos cílios. Quando isso acontece, aparece uma bolinha vermelha na parte de cima ou de baixo da pálpebra, que incha e dói até para piscar.

O que pode provocar o terçol é o excesso de oleosidade na base dos cílios. Pode acontecer também por alguma outra inflamação pré-existente, como é o caso da blefarite (caspas nos cílios). Além disso, tirar a maquiagem de maneira errada ou mal feita pode causar terçol.

Sintomas de terçol

Quando o terçol aparece é possível perceber a inflamação em forma de uma bolinha na pálpebra. Poderá ser apenas um inchaço ou conter pus, parecendo uma espinha. Quando piscar, vai sentir um incômodo, como uma dor leve.

Visite seu oftalmologista logo que perceber esses sintomas para que o tratamento seja mais fácil e rápido.

Como tratar terçol no olho?

O terçol tem cura, e é melhor se você for ao oftalmologista logo que perceber os sintomas. Seguir todas as orientações do médico é fundamental para ver o resultado.

O médico nunca vai dizer para você perfurar ou espremer o terçol, pois a infecção vai se espalhar pelo seu olho, podendo causar danos piores.

Apenas siga a prescrição com colírio, pomada e compressa. Caso o problema não cure, volte ao médico para novos exames e pode ser que ele receite medicamentos via oral.

Se não conseguir uma consulta imediatamente, vá fazendo compressas com bolsa de água quente ou de gel, tomando cuidado para não queimar o olho. Faça as compressas de quatro a cinco vezes ao dia, por dez a quinze minutos cada vez.

Dica: Como prevenir o terçol?

Pelo fato de o terçol acontecer por um excesso de descamação dos cílios, o ideal é manter essa região sempre limpa.

Seja para fazer uma limpeza de pele ou para remover a maquiagem, a recomendação é que você utilize xampu para bebê diluído em um pouco de água.

Passe em todo o rosto ou apenas na região dos olhos e remova com um algodão. Manter os olhos limpos é uma boa forma de prevenção.

Outra dica é manter o cuidado com a sua visão, especialmente se você passa muitas horas em frente ao computador. Veja o que fazer:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

como tratar terçol
Como tratar terçol no olho? Dicas para se livrar do problema
pele da unha
Nunca arranque a pele da unha! veja o que pode acontecer