tirar cisco de olho
Crédito: Freepik

Como tirar cisco de olho sem machucar

Estava andando na rua e de repente entrou um cisco no olho? Veja o que fazer

Publicidade

Alguma vez na vida, todo mundo é pego de surpresa por um cisco no olho. Acontece de repente, seja em casa ou na rua, quando está caminhando e sente que algo entrou no olho. Normalmente o cisco sai sozinho, pois é apenas um mosquitinho, mas às vezes precisa de algumas dicas de como tirar cisco de olho, como essas que vai ver a seguir.

3 Dicas para tirar cisco do olho

O cisco não costuma gerar problemas se for removido rapidamente, mas pode deixar o olho irritado, vermelho e lacrimejando, pois essa é a reação natural do organismo ao tentar expulsar um corpo estranho. A dica é tentar agir imediatamente, usando uma dessas formas:

1. Usando o dedo

Se você consegue ver o cisco dentro do olho e acha que pode removê-lo, lave bem as mãos, depois fique em frente a um espelho bem iluminado. Abra as pálpebras com uma das mãos e coloque delicadamente a ponta do dedo indicador no local onde ele está, apenas deixando que grude no dedo, sem puxar ou esfregar.

2. Soro fisiológico

O soro fisiológico é uma solução segura para aplicar no olho e fazer uma lavagem. Depois de lavar bem as mãos, pingue uma gotinha de soro dentro do olho e fique observando e piscando para ver se o cisco aparece. Quando aparecer, ajude-o a sair usando o dedo, apenas encostando o dedo no cisco, delicadamente.

Publicidade

3. Água

Se não tiver o soro fisiológico em casa, pode tentar fazer o mesmo procedimento da dica anterior, porém pingando uma gotinha de água no olho afetado. Pisque bastante para que o cisco venha para perto da pálpebra inferior, onde é mais fácil de removê-lo.

Veja também como eliminar as bolsas nos olhos

O que não fazer

O olho é uma parte muito sensível do corpo, com muitas terminações nervosas responsáveis pelo desconforto que vai sentir. Então deve tomar cuidado para não tornar grande um pequeno problema que pode ser resolvido rapidamente. Veja o que não fazer quando precisar tirar algo do olho:

  • Não esfregue o olho, pois se o cisco for uma pedrinha, poderá arranhar a córnea;
  • Não pingue qualquer colírio, principalmente se não for seu, pois alguns contêm medicamentos que não são recomendados para todas as pessoas;
  • Não use lentes de contato enquanto estiver com algum corpo estranho no olho, nem logo depois de tirar o cisco. Deixe o olho se recuperar da irritação primeiro;
  • Não use qualquer tipo de instrumento que não seja o seu dedo bem limpo, pois é arriscado de se machucar;
  • Não pingue nenhuma outra substância no olho que não seja água ou soro fisiológico. Apenas esses dois líquidos são realmente seguros para essa finalidade;
  • Não deixe piorar. Se não conseguir tirar cisco de olho por conta própria ou se a irritação persistir mesmo depois de ter tirado o cisco há algumas horas, não espere, procure um médico clínico geral ou oftalmologista.

PODE GOSTAR TAMBÉM