em

Conjuntivite: como tratar em casa com soluções naturais

Essa é uma das complicações de saúde mais comuns entre as pessoas. Veja como tratá-la!
conjuntivite como tratar em casa

Conjuntivite é uma irritação que atinge os olhos. Essa é uma das complicações mais comuns desde sempre e que pode afetar qualquer pessoa. Normalmente ela é contagiosa, por isso é importante reconhecê-la. A conjuntivite pode ter várias causas, sendo dividida em três tipos principais: a alérgica, a infecciosa e a tóxica.

Veja como preparar um colírio para conjuntivite caseiro

Em vez de usar colírios industrializados, você pode fazer a versão caseira.

Ingredientes

  • Carvão ativado em pó: uma colher de chá;
  • Água: um copo.

Modo de preparo

1. Misture bem e deixe assentar por 3 horas.

2. Depois, com a ajuda de uma seringa sem a agulha, pingue algumas gotas no olho afetado.

3. Pode usar a cada 4 horas enquanto estiver com olho inflamado.

Dica: Deixe a seringa com a solução alguns minutos na geladeira, pois o líquido gelado funciona como uma compressa de gelo, aliviando a dor.

Se quiser, pode conferir o passo a passo abaixo.

Outros tratamentos caseiros para a conjuntivite

Esse problema costuma passar com o tempo. Há técnicas caseiras conhecidas, como aplicação de colírio ou de compressas de soro fisiológico ou de chá de camomila frio, que ajudam a aliviar a irritação. Mas há outras formas simples de acelerar a recuperação.

Recomenda-se beber meio copo de suco de cenoura duas vezes ao dia, devido aos nutrientes contidos nessa bebida. Se você gosta das compressas, faça chá de chicória, deixe esfriar e aplique nos olhos. Há ainda a opção de fazer compressa com algodão embebido em suco de maçã.

Causas da doença

As causas vão depender muito do tipo de conjuntivite contraída. Como os sintomas de todas elas são praticamente os mesmos, é importante que o paciente consulte um médico para saber qual dos tipos da irritação tem. Veja abaixo os tipos e suas causas:

  • Alérgica: essa não é contagiosa. Pessoas que apresentam algum tipo de alergia, como a rinite, podem apresentar irritação nos olhos quando têm crise alérgica.
  • Infecciosa: esse tipo já é contagioso, pois é causado por fungos ou bactérias. Dessa forma deve-se evitar contato com objetos pessoais de quem estiver infectado.
  • Tóxica: quem está exposto a produtos tóxicos e químicos pode ter conjuntivite tóxica. Produtos de limpeza, tintas, fumaça, maquiagens podem desencadear esse tipo de irritação. Essa não é contagiosa.

Sintomas

O principal sintoma associado a todos os tipos de conjuntivite é olho vermelho e lacrimejante. Pode haver inchaço das pálpebras e intolerância à luz. A depender do grau da irritação, a visão pode ficar embaçada e borrada. A coceira também pode aparecer em alguns casos específicos.

Dica: Cuidado com a higiene

Muitas vezes a conjuntivite pode ser evitada com uma boa higiene. Portanto lave as mãos com frequência. Evite passar as mãos nos olhos ou mesmo coçá-los. Se for usar colírios ou pomadas oculares, higienize as mãos antes e depois de usar esses produtos. Não compartilhe objetos pessoais que tenham contato com os olhos. A prevenção é o melhor sempre.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
medicamento caseiro para parar de espirrar
4 Truques caseiros simples que podem parar os espirros
Lesões por Esforço Repetitivo: a síndrome do cotidiano