em

AmeiAmei

Como deixar a casa mais fresca no verão: 10 dicas

Tem dias que nem ficar embaixo do chuveiro com água gelada resolve o calor
casa mais fresca no verão
Crédito: Pxhere

Quem não tem um bom ar-condicionado para deixar a casa mais fresca no verão, sofre muito com um calor acima dos 30ºC. Mesmo quem tem, pensa duas vezes antes de ligar porque não quer receber uma conta de energia estratosférica no mês seguinte. Mas nem tudo está perdido. Existem formas simples de melhorar a temperatura dos ambientes da casa, ainda que não fiquem tão frios quanto ficariam com um ar ligado.

10 Dicas para deixar a casa mais fresca no verão

Com a chegada do verão, comece lavando e armazenando em armários tudo o que for de tecidos pesados. Mesmo que não estejam sendo usados, edredons e cobertas de pelo ocupam espaço e basta encostar nelas para começar a passar calor. Veja outras dicas para ter a casa mais fresca no verão.

1. Decore a casa com plantas

decore a casa com plantas para refrescar
Crédito: Pxhere

Se você já foi dar um passeio mata a dentro, percebeu como a temperatura cai ao ficar entre as árvores, onde não pega sol. Seguindo essa lógica, colocar muitas plantas dentro de casa vai ajudar a manter o ambiente mais fresco, úmido e com um ar mais limpo. Escolha plantas que purificam o ar e eliminam os metais pesados.

2. Economize as lâmpadas

Se você tem lâmpadas comuns, que não sejam de LED, sabe que elas aquecem enquanto estão ligadas. Esse calor se espalha pelo ambiente, ajudando a deixar mais quente. Então, durante o dia, deixe as lâmpadas apagadas o máximo possível.

3. Feche as janelas

Às vezes o calor é tanto que ficar com as janelas e as portas da casa fechadas ajuda a manter o interior mais fresco. Especialmente se a casa for de alvenaria e os pisos de azulejo, que são todos materiais frios.

4. Use cortinas de voil

usar cortina voil no calor
Crédito: Pxhere

O voil (ou voal) é um tecido bem fino, muito usado na confecção de cortinas. Ele ajuda a bloquear a entrada da luz e do calor do sol, mas sem absorver esse calor e aquecer o ambiente.

5. Decore com cores claras e leves

Não precisa mudar toda a decoração da casa no verão para que o clima fique mais fresco. Quando for fazer uma renovação, lembre-se de escolher peças de cores vibrantes em tons mais claros ou então os pastel, que são opacos e suaves. Essas cores vão melhorar a sensação de bem-estar quando o calorão do verão chegar.

6. Use óleos essenciais refrescantes

Os óleos essenciais são utilizados na aromaterapia e no Feng Shui por conta dos poderes dos aromas e das propriedades que espalham pelo ambiente. Alguns aromas são ótimos para deixar o ambiente mais leve, fresco e agradável, como de eucalipto, lavanda e hortelã. Compre um vidrinho de óleo essencial e coloque em um difusor para que o aroma se espalhe pela casa.

7. Use roupas de cama em algodão

roupas de cama algodão
Crédito: Pxhere

Para conseguir dormir melhor com tanto calor, prefira utilizar lençóis, fronhas e capas de coberta feitas com 100% algodão, que é um tecido fresco e leve.

8. Durma com as portas dos quartos abertas

Durante a noite é melhor manter o quarto aberto, inclusive as janelas, caso seja seguro onde mora. Enquanto as pessoas dormem em um ambiente fechado, ele vai ficando mais quente por causa da expiração e da transpiração. Então, pelo menos deixe as portas dos quartos e demais cômodos abertas para o ar circular.

9. Coloque gelo atrás do ventilador

As gambiarras são a especialidade do brasileiro. Essa é uma ideia bem simples e que funciona, por isso é tão popular. Só precisa ligar o seu ventilador e posicionar atrás dele uma bacia cheia de gelo. A bacia deve ficar na mesma altura das hélices para que, quando elas pegarem velocidade, puxem o ar gelado que vem de trás e espalhem pelo ambiente.

10. Evite usar o forno

Para manter a casa mais fresca no verão, evite usar o forno a gás ou elétrico, pois esses aparelhos geram muito calor e vão deixar sua cozinha insuportavelmente mais quente. Para a alimentação no verão, prefira as receitas rápidas e leves, cruas, refogadas ou grelhadas, pois assim também vai garantir uma digestão mais fácil, o que ajuda seu corpo a manter a temperatura ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
exercícios para afinar a cintura
Melhores exercícios para afinar a cintura
cintura fina
Como ter cintura fina? Adote esses hábitos