em

7 Dicas de alimentação no verão para manter a saúde e a beleza

Alimentar-se de forma saudável é importante em qualquer época do ano. Veja os cuidados especiais para o verão
alimentação no verão
Crédito: Freepik

Enquanto no inverno dá vontade de comer pratos quentes, no verão tudo que é fresquinho e gelado parece mais gostoso. De fato, é o que o corpo pede para manter a temperatura ideal e conseguir trabalhar sem tanto esforço. Então, a alimentação no verão deve ser especial não só por causa do peso e da retenção de líquidos, mas também para ajudar o organismo a funcionar melhor. Veja essas dicas.

Como fazer uma boa alimentação no verão: 7 dicas

Como no verão o corpo gasta mais energia, os nutrientes essenciais à saúde precisam ser repostos mais vezes. E não adianta comer mais, precisa comer melhor. No verão, a alimentação deve ser leve, porém rica.

1. Aumente o consumo de frutas

alimentação no verão comer fruta
Crédito: Freepik

As frutas ganham muito mais atenção no verão do que no inverno. Para aproveitar todas as vitaminas, fibras, minerais e a água que elas oferecem, aproveite para ir à feira toda semana e trazer para casa as frutas do verão, que estão mais frescas, saborosas e com menos agrotóxicos. Dê preferência para as mais suculentas e coma-as especialmente inteiras.

2. Coma mais salada crua e vegetais salteados

As receitas cheias de molhos não são tão adoradas no verão quanto são no inverno. Então aproveite para aumentar o consumo de saladas cruas e frescas, que são leves e geladinhas, e também de legumes salteados ou cozidos no vapor, perfeitos para criar diversos pratos de verão.

3. Beba muito líquido

alimentação no verão beber água
Crédito: Freepik

A água mineral é a principal bebida que deve escolher para o verão. Nenhuma outra substitui para hidratar o corpo rapidamente, pois é pura. Depois da água também pode incluir no cardápio a água de coco, os chás gelados e os sucos naturais, feitos na hora.

4. Evite excesso de sal, gordura e açúcar

Esse trio, nas suas versões industrializadas, são um veneno para o corpo em qualquer estação do ano, mas em especial no verão eles conseguem ser piores. O excesso de sal, gorduras trans e açúcares faz o corpo não conseguir trabalhar direito, gerando a retenção de líquidos e a deficiência da circulação sanguínea. As consequências para a saúde e o bem-estar são várias, começando pela sensação constante de desconforto e fadiga.

5. Cuidado na escolha das carnes

alimentação no verão escolher carnes
Crédito: Freepik

Essa dica é tanto para que a sua alimentação seja leve e nutritiva, quanto para evitar uma intoxicação alimentar. As carnes frescas precisam ser conservada com cuidado redobrado no verão, pois ficam mais expostas à contaminação por bactérias. Então, só compre carne em locais de sua confiança e preserva-a refrigerada. Prefira as carnes brancas, que são de fácil digestão.

6. Consuma alimentos integrais

Os alimentos integrais, como arroz, trigo e aveia, passam por menos processos industriais e preservam mais nutrientes na sua composição. Então dê preferência para as versões integrais na sua alimentação no verão, aumentando a absorção de nutrientes e ajudando a manter o organismo saciado por mais tempo.

7. Prefira laticínios desnatados

alimentação no verão lacteos desnatados
Crédito: Freepik

Leite e todos os seus derivados possuem bastante gordura, o que deixa as refeições mais pesadas e exige mais do organismo para fazer a digestão. Então, ao longo do verão, prefira o leite e todos os derivados em versões light, com menos ou nenhuma gordura.

Para garantir que a sua alimentação no verão vai suprir todas as necessidades do seu corpo, consulte um nutricionista e alinhe a dieta com uma rotina de atividade física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
melhores dicas de beleza para o verão
10 Dicas de beleza para o verão
acabar com ratos
Como acabar com ratos em casa