em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Cajá: o que é, benefícios para saúde, como consumir e contraindicações

Conheça os 10 principais benefícios do cajá, bem como suas propriedades nutricionais e a forma correta de fazer seu suco
cajá
Crédito: Wikipedia

Que o cajá possui um sabor incomparável, muita gente já sabe. É uma frutinha pequena, oval e amarela – quando madura –, com sabor doce e suave. Seu caroço é bem grande, deixando pouca e valiosa polpa.

A fruta é proveniente da árvore cajazeira e o seu nome científico é Spondias mombin, sendo chamado também de ambaló, cajazinha, taperebá ou tapiriba.

Aqui você encontra:

Benefícios do cajá para a saúde

É extremamente comum no norte e no nordeste do Brasil e apresenta inúmeros benefícios para a saúde. Conheça os principais.

1. Melhora a saúde

Por se uma fruta rica em carotenoides, beta-criptoxantia (vitamina A), pode-se afirmar que o cajá beneficia a saúde de forma geral. Promove o correto desenvolvimento dos ossos, aumenta a imunidade (por meio das células brancas) e contribui para hidratação e saúde dos olhos e da pele.

2. Previne doenças cardíacas

De acordo com especialistas, o cajá é uma excelente fonte de antioxidantes, prevenindo assim o enrijecimento das veias e artérias, ajudando na renovação celular e combatendo os radicais livres. Além de controlar os níveis de colesterol (ruim).

3. Potencializa o sistema imunológico

cajá
Crédito: Cura Natural

Por ser um alimento rico em vitamina C, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, deixando o organismo mais protegido contra gripes e resfriados, por exemplo. Além disso, ajuda a manter a saúde celular, protegendo-as dos radicais livres.

4. Saúde dos músculos

O cajá é um dos alimentos rico em fósforo, um mineral muito importante para as moléculas de ATP, responsáveis pela contração muscular. Ao ser incorporado na dieta, o cajá pode ser muito eficiente para hipertrofia e ganho de massa muscular; além do emagrecimento.

5. Combate a anemia

A anemia é uma condição caracterizada pela baixa de hemoglobinas no sangue, causada pela falta de nutrientes como o ferro.

Nesse quesito, o cajá é uma poderosa fruta, por ser rica nesse nutriente (equivale entre 15% e 33% da ingestão recomendada por dia).

7. Atua como apoio ao sistema nervoso

Por ser fonte de diversas vitaminas (A, B e C, por exemplo), ajuda a controlar os níveis de hormônio presentes no organismo. O que influencia diretamente no controle de algumas doenças como ansiedade e depressão; até mesmo disturbios nervosos e de compulsão alimentar.

8. Possui baixo teor de gorduras

cajá
Crédito: Blog da Amizade

O cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso, pois além de dar energia, possui baixíssimo teor de gordura (seja ela saturada ou colesterol). Por isso também é indicada para quem deseja realizar dietas com objetivo de emagrecimento e ganho muscular.

9. Fortalece dentes e ossos

Pela quantidade de cálcio contida na fruta, o cajá é muito recomendado para fortalecer ossos e dentes. Portanto, a fruta é indicada para auxiliar no combate à osteoporose.

10. Alivia os sintomas da TPM

Além de regular os hormônios no corpo da mulher, a combinação de nutrientes existentes no cajá reduz as oscilações de humor, amenizando os sintomas da tensão pré-menstrual.

É importante ressaltar que as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E, Para obter os resultados mencionados, também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Propriedades nutricionais

cajá
Crédito: Cronicas Cariocas

O cajá é muito saboroso e possui diversos benefícios para a saúde. Mas você conhece suas propriedades nutricionais?

É rico em vitaminas A, B e C, deixando sua pele, ossos, músculos e imunidade em dia. Além disso, tem muitas fibras, ajudando a manter o intestino funcionando corretamente e dando saciedade. É rico também em ferro, cálcio e fósforo, deixando seus ossos, dentes e cartilagens mais saudáveis.

Componentes e respectivas quantidade em 100 gramas de Cajá

Energia: 46 calorias
Proteínas: 0,80 g
Gorduras: 0,2 g
Carboidratos: 11,6 g
Vitamina A (Retinol): 64 mcg
Vitamina B1: 50 mcg
Vitamina B2: 40 mcg
Vitamina B3: 0,26 mg
Vitamina C: 35,9 mg
Cálcio: 56 mg
Fósforo: 67 mg
Ferro: 0,3 mg

Como consumir

O cajá pode ser consumido in natura, direto do pé (ou comprado nos supermercados). Atenção apenas ao seu caroço, que é bem grande!

Ele pode também ser consumido em forma de compotas, geleias, mousses, tortas e vitaminas, por exemplo. Mas sua principal forma de consumo é certamente o suco, seja com a polpa já pronta, comprada congelada ou feito na hora.

Como fazer suco de cajá

cajá
Crédito: Cura Natural

Fazer o suco em casa, direto da fruta, é muito simples. Confira:

Ingredientes

Cajá maduro: 3 xícaras;
Água: 2 xícaras.

Modo de preparo

  1. Coloque os ingredientes no liquidificador e aperte para pulsar (apenas) umas 5 vezes;
  2. Em seguida, coe, retirando as sementes da peneira e jogando fora. Deixe a casca!
  3. Coloque a casca novamente no liquidificador com o suco coado e bata bem;
  4. Sirva.

Contraindicações e cuidados a ter

Não há contraindicações para o consumo do cajá, mas alguns cuidados devem ser observados:

  • Não dê para crianças pequenas, pois elas podem engasgar com o caroço;
  • Consuma com moderação, pois o seu organismo pode apresentar alguma sensibilidade;
  • Compre de fornecedores confiáveis, preferindo produtores orgânicos certificados;
  • Lave bem antes de consumir.

O cajá é uma fruta que amadurece e estraga muito rápido, então separe os macios dos verdes e coloque-os na geladeira.

7 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
aliviar dor na coluna
Como aliviar dor na coluna de forma eficaz e prática
Doença de Crohn: o que é, sintomas e tratamentos