em

AmeiAmei

Boca seca: principais causas e o que fazer para sanar o problema

Saiba como identificar e lidar com esse problema tão comum no dia a dia das pessoas
boca seca
Crédito: Pixabay

Boca seca ou xerostomia é a condição em que o organismo não produz a quantidade suficiente de saliva para manter a boca devidamente úmida. Quando é recorrente ou persiste por muito tempo, provavelmente trata-se do sintoma de alguma doença ou condição de saúde.

Existem várias razões para que as glândulas deixem de produzir saliva. O mais comum são as mudanças de estado emocional, como por exemplo, apreensão, tristeza ou estreesse. Em casos mais graves, doenças que afetam as glâdulas salivares, também podem ser as causasa da boca seca.

Aqui você encontra:

10 causas mais comuns da boca seca

boca seca
Crédito: Toda Portal Yoba

A saliva não é apenas responsável pela umidade da boca. Ela também é uma defesa do organismo contra aploriferação de bacterias. Além disso, também ajuda a digerir o alimento, proteger os dentes (contra cáries) e tornar possível a mastigação e deglutição. Port isso estar com a boca seca merece atenção!

1. Medicamentos

Os remédios, de forma geral, possuem como efeito colateral a condição de boca seca. Por isso é muito importante ingerir muito líquido quando se faz uso de medicamentos. Além de hidratar o organismo, faz com que esse sintoma seja atenuado.

Os principais medicamentos que causam esse tipo de problema são: descongestionantes, analgésicos, anti-histamínicos, remédios para pressão alta, diuréticos, sedativos e anti-depressivos.

2. Doenças

Algumas doenças podem causar, como um dos seus sintomas, a boca seca. Muitas vezes estão relacionadas à baixa de imunidade no organismo, deficiencia de nutrientes ou até mesmo a dificuldade do organismo em realizar algum tipo de processo ou metabolismo:

Doença de Hodgkins: trata-se de um tipo de câncer nos gaânglios do sistema linfático.

Diabetesdoença metabólica crônica decorrente da deficiencia ou incapacidade de produção de insulina, causando aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Mal de Parkinson: doença neurológica, progressiva e crônica, que ataca o sistema nervoso central do corpo, comprometendo assim os seus movimentos.

Tireoide de Hashimoto: doença que promove a produção de anticorpos que atacam o próprio organismo (neste caso a tireóide) causando a sua inglamação.

Síndrome de Sjögren: é uma doença crônica e inflamatória, na qual o organismo ataca o seu próprio sistema de defesa (autoimune).

3. Deficiencia nutricional

boca seca
Crédito: Toda Beleza

A falta de algumas vitaminas, como as do complexo B e vitamina A podem provocar boca seca. Além desse sintoma, também pode causar feridas e rachaduras na boca. Em alguns casos, até mesmo ao sangramento.

4. Tratamentos de saúde agressivos

As pessoas que estão passando por tratamentos agresssivos como a quimioterapia, por exemplo, pode ter a boca seca devido as drogas utulizadas no tratamento e combate ao câncer. Também pode ser notado uma saliva mais espeça e viscosa, que também contribui para essa situação.

O mesmo pode acontecer com radioterapia, na qual as chances de danos nas glândulas salivares são grandes, provocando assim a boca seca. A perda da saliva, nestes casos, pode ser total ou parcial, assim como temporária ou definitiva.

5. Menopausa (e outras alterações hormonais)

As alterações hormonais são responsáveis pela boca seca, principalmente quando se trata da menopausa. Isso devido ao desiquilíbrio das funções do organismo.

6. Problemas respiratórios

boca seca
Crédito: Viva a Longevidade

A obstrução das vias aéreas, causada por exemplo, pelo desvio de septo pode fazer com que a pessoa respire pela boca, ao invés de ser pelo nariz. Dessa forma, com o passar dos anos (se não for tratado), pode causar a condição da boca seca, assim como mudanças na anatomia do rosto.

7. Hábito de fumar

Parar de fumar pode beneficiar o seu organismo em diversos aspectos de saúde, assim como pode reduzir significativamente a sensação de boca seca. Essa causa pode estar associada a nicotina e também o fato de tragar a fumaça.

7. Desidratação

Essa é uma das causas mais simples e mais comuns desse problema. Afinal, não ingerindo água o suficiente, não há produção adequada da saliva, o que propicia a boca seca. Lembre-se que o organismo humano é composto de 75% de água e que é recomendável beber de 1 a 2 litros de água por dia.

Sintomas da boca seca

Além da sensação de que a saliva não está conseguindo deixar a boca úmida o suficiente, existem outros fatores que podem ser associados:

  • Sensação de boca pegajosa;
  • Dificuldade ao engulir;
  • Sensação de queimação na língua e secura na garganta;
  • Feridas na boca e lábios rachados;
  • Mau hálito;
  • Paladar reduzido ou gosto metálico na boca;
  • Dificuldade em mastigar e falar.

Boca seca na gravidez

boca seca
Crédito: Toda Alto Astral

Ter a boca seca na gravidez é normal? Sim! Isso acontece pelo fato de o bebê também consumir água no período da gestação, o que aumenta a demanda dessa bebida. Por isso, durante a gestação, o recomendado é que a mulher beba cerca de 3 a 4 litros de água por dia.

O que fazer?

A maneira mais eficaz de tratar o problema da boca seca é indo diretamente a causa do problema. O tratamento adequado será de acordo com o que estiver associado. Entretanto, na maioria dos casos o problema pode ser contronado com as seguintes ações:

  • Beber mais água;
  • Evitar bebidas com muito açúcar (refrigerantes, por exemplo);
  • Mascar chiclete ou chupar blaas sem açúcar para estimular a produção de saliva;
  • Parar de fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;.

Então, se você achou esse texto útil, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
quindin
15 receitas de quindim para fazer em casa
como controlar a vertigem
Como controlar a vertigem rapidamente