plantar pimentão
Crédito: Pixabay

Como plantar pimentão em vaso: passo a passo

Veja o processo desde a semeadura até a colheita.

Publicidade

Fazer uma horta em casa pode sim dar certo, caso você queira muito, mas nunca teve coragem de começar. Basta conhecer o método, ter as ferramentas necessárias e ir ganhando prática com o tempo. Se você gosta de pimentão, essa pode ser a sua primeira experiência com a horta. Aprenda a plantar pimentão passo a passo, com dicas para que eles cresçam bonitos e saudáveis.

Como plantar pimentão: passo a passo

Para que você se anime e comece a plantar pimentão de uma vez por todas, a dica a seguir vai ser de como plantar em um vaso, assim você não tem desculpa, mesmo se morar em apartamento ou em uma casa sem quintal.

O passo a passo para plantar pimentão começa pela semeadura. Depois que as sementes germinarem você vai transplantar para o vaso definitivo e então vai ter os cuidados necessários até a hora de colher. Confira em detalhes.

Materiais a utilizar

  • Sementes de pimentão;
  • Bandeja de geminação;
  • Vaso com capacidade para 10 litros;
  • Terra rica em matéria orgânica;
  • Húmus de minhoca;
  • Areia;
  • Tutor (suporte para a planta crescer sem pender para baixo);
  • Pedrisco (cascalho ou brita);
  • Regador;
  • Medidor de pH da terra;
  • Pá pequena de jardinagem.

A quantidade de cada material para plantar pimentão você vai ver no passo a passo e todos eles são encontrados nas lojas de produtos agrícolas, então você verá quais são as opções e o vendedor vai lhe dar as dicas de qual escolher.

Publicidade

Primeira fase – Semeadura

1. Com os materiais separados, a primeira coisa a decidir para plantar pimentão é se você vai comprar as sementes na loja ou vai retirá-las de dentro de um pimentão mesmo.

pimentão colhido para retirar semente
Crédito: Pomar em Vasos

2. Independentemente da escolha, coloque as sementes de molho em um pouco de água, deixando até que afundem. As que ficarem boiando deverão ser descartadas, bem como as escuras ou amassadas. Esse processo prepara as sementes para germinarem mais rápido.

3. No dia seguinte, retire as sementes da água, seque-as delicadamente com um papel-toalha e coloque-as em um pratinho pegando sol para secarem durante um dia todo.

4. Com as sementes secas, prepare a sua bandeja de geminação que já vem com espacinhos separados para colocar um pouco de terra e cada semente. Se não comprar a bandeja, pode usar copos plásticos.

Publicidade

5. Encha cada recipiente com um pouco de terra misturada com areia. Em seguida, faça um pequeno buraquinho do dentro de cada recipiente, com a ponta do dedo, com cerca de 2 centímetros de profundidade.

6. Em cada buraquinho coloque 3 sementes, depois cubra-as com terra solta, sem apertar.

7. Em seguida, regue a terra com o regador, suavemente, para que fique molhada, mas não encharcada.

Publicidade

8. A partir de então, mantenha a bandeja ou os copinhos em um local aquecido, com cerca de 27 °C ou um pouco mais quente. Elas podem pegar sol, então colocar na janela é uma boa opção.

9. Durante os próximos dias você só precisará manter a terra úmida. Regue antes de deixar a terra ficar seca, e cuide para não encharcá-la.

10. Depois de mais ou menos 1 semana você vai perceber os brotinhos saindo da terra. Mantenha o plano, regando e deixando-os no calor.

Publicidade
pimentão em mudas
Crédito: Pomar em Vasos

11. Quando as plantas tiverem cerca de 1 mês deverão estar com 3 ou 4 folhas. Então é hora de transplantar as mudinhas para o vaso. A segunda fase do processo de plantar pimentão está completa.

Segunda fase – Transplantar as mudas para o vaso definitivo

1. Prepare o vaso fazendo uma cama de pedrisco e por cima uma camada de areia, que vai servir para a drenagem da água das regas.

2. Em seguida, encha o vaso com uma mistura de areia, terra orgânica e húmus de minhoca, em uma proporção de 10% de areia, 50% de terra e 40% de húmus.

Publicidade

3. Encaixe o tutor, que podem ser duas varas finas de bambu, para que a muda fique presa nele, pois os pimentões vão fazer peso. Esse bambu deve ser grande para ir até o fundo do vaso e sobrar bastante para cima.

4. Faça um buraco no centro da terra com a profundidade do recipiente onde a semente foi plantada, pois é nessa profundidade que está sua raiz.

5. Então, retire com muito cuidado a muda do local atual e encaixe no buraco do vaso. Com a pá, tampe a muda, sem apertar. Por enquanto o bambu só vai ficar ali esperando a planta crescer. Você só vai amarrá-la nele quando estiver perto dos pimentões nascerem.

Publicidade
pimentão pronto para transplantar
Crédito: Pomar em Vasos

6. Se o seu vaso for bem largo, pode colocar mais mudas no mesmo vaso, fazendo mais covinhas com pelo menos 5 centímetros de distância uma da outra.

7. Depois faça uma boa rega na terra para ficar bem molhada e mantenha o vaso pegando sol por pelo menos 4 horas ao dia. Veja a seguir os cuidados que deve ter até a época da colheita.

Saiba mais: Faça vasos de garrafa de amaciante

Dicas para cuidar de pimentão

como cuidar do pimentão
Crédito: Hortas.Info

1. Depois que seus pimentões já estiverem transplantados para o vaso definitivo é hora de cuidar para que cresçam, floresçam e você possa colher deliciosos vegetais em 4 meses. Para isso, as dicas são:

Publicidade

2. Mantenha os vasos aquecidos e com boa iluminação. De preferência entre 21 e 27 °C. Pode manter o vaso perto de uma janela.

3. Mantenha a terra bem úmida e vá regando em um intervalo de alguns dias, sempre que perceber que a superfície da terra começou a ficar seca.

4. Coloque o medidor de pH na terra para ver se o solo está muito ácido ou alcalino. O ideal para os pimentões é entre 5,5 e 7,5. Se precisar aumentar o pH, vá até a loja e compra cal agrícola em pó. Se precisar diminuir coloque adubo ou fertilizante. Você pode usar farinha de osso, torta de mamona, casca de ovo triturada e pó de café coado.

Publicidade

5. O pé do pimentão vai crescendo em uma linha reta e em uma determinada altura vai fazer uma bifurcação, separando um galho para cada lado. Quando isso acontecer, pegue uma tesoura e pode todas as folhas que estiverem abaixo dessa bifurcação, bem rente ao caule principal.

pimentão pronto para colher
Crédito: Pomar em Vasos

6. Nessa etapa o pé já vai estar florido, com cerca de 3 ou 4 meses. E logo você vai ver os pimentões crescendo. Mantenha os mesmos cuidados. Quando já estiverem grandes, bons para colher, é só retirá-los do pé com cuidado e aproveitar.

Agora confira imagens de diferentes tipos de pimentões em vasos para se inspirar a plantar pimentão na sua casa.

Publicidade
pimentão verde no pé
Crédito: Minhas Plantas
pimentão vermelho no pé
Crédito: Minhas Plantas
pimentão verde maduro para colher
Crédito: Horta em Vasos do Ricardo
pimentão vaso barro vermelho
Credito: Jardins Maravilhosos
pé de pimentão sem poda
Crédito: Hortas.Info
pimentão amarelo e verde
Crédito: Clóvis Costa

PODE GOSTAR TAMBÉM