em

AmeiAmei FofoFofo

Benefícios do leite de amendoim e como fazer

Até o amendoim pode virar leite para substituir a opção de origem animal. Veja como é fácil fazer em casa
leite de amendoim
Crédito: Freepik

Hoje em dia o leite de vaca é uma versão quase que ultrapassada de leite. O que está em alta são os “leites” vegetais e não são só os vegetarianos que consomem. Há bebida vegetal de oleaginosas, de coco, de arroz e dessa vez você vai saber mais sobre os benefícios do leite de amendoim. Vai também aprender a fazer em casa, pois as versões caseiras de alimentos são sempre mais saudáveis.

Benefícios do leite de amendoim

benefícios do leite de amendoim para saúde
Crédito: Freepik

Pode parecer uma bebida simplória e apenas saborosa, mas as aparências enganam… Na realidade, é uma bebida bastante poderosa, capaz de ativar diversas funções do organismo. Então, confira abaixo todas as vantagens que esse leite pode trazer para o seu organismo.

1. Fortalecimento muscular

Por conter alto teor de proteínas, pode ser uma excelente opção para treinos, ainda mais porque é raro um alimento de origem vegetal possuir tanta proteína quanto o leite de amendoim.

Vale lembrar que para que haja um bom aumento da massa muscular, é necessário que as proteínas estejam presentes, pois elas são formadas por aminoácidos, nutrientes vitais para esse crescimento.

Além disso, outro fator que faz com que ele seja muito bom para atletas é que ele tem alta densidade calórica, servindo como um suplemento hipercalórico proveniente da natureza. Desse modo, ele ajuda a aumentar a energia e disposição para as atividades físicas, melhorando a performance e os resultados, seja de emagrecimento ou de construção muscular.

2. Ajuda a prevenir o câncer de cólon

O câncer de cólon consiste na formação de um ou mais tumores malignos na região do intestino, ou cólon, gerando um distúrbio que pode ser fatal. Ele pode ajudar na prevenção desse câncer, pois ele é rico em antioxidantes, como fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol.

Esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, responsáveis por gerar desgaste nas células, prejudicando as suas funções naturais e podendo causar anomalias, como tumores malignos.

3. Opção para alérgicos à lactose

Ele também aparece como uma boa opção para quem possui alergia à lactose, pois ele não possui esse componente em suas propriedades nutricionais e desempenha um papel muito parecido com o do leite da vaca, em relação ao paladar e textura, podendo ser um excelente substituto para essa bebida.

4. Preserva a pele

O leite de amendoim é maravilhoso para a saúde da pele, por ser rico em antioxidantes, como o ácido p-cumárico e a vitamina E. Esses nutrientes possuem um importante papel na derme, combatendo os radicais livres gerados pelo estresse e pelo desgaste gerado pelo meio externo, por meio da poluição, contato excessivo com o sol ou pela ação do próprio tempo.

Desse modo, essa bebida é excelente para preservar pele, tornando-a mais jovem por mais tempo.

5. Protege o sistema cardiovascular

Por ser uma rica fonte de ômega-6 e outras gorduras monoinsaturadas, ele é comprovadamente benéfico à saúde cardíaca, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, o que faz com que essa bebida ajude a prevenir problemas de entupimento de artérias e infarto.

6. Melhora a memória

Rica fonte de ômega 3, fator que faz com que essa bebida seja excelente para otimizar os processos da memória, o que também previne doenças degenerativas na região neural, como o Alzheimer.

7. Combate a anemia

Se aliado a uma alimentação rica em ferro, é uma excelente bebida para auxiliar a combater a anemia, porque é rico em ácido fólico, componente que ajuda na recuperação dos níveis de ferro presente nas hemoglobinas.

Mesmo assim, é importante consultar um especialista antes de usá-lo para ajudar no combate à anemia, para que ele possa indicar a dose certa e os complementos necessários.

Calorias e informação nutricional

O amendoim tem uma boa quantidade de calorias, mas as gorduras dele são saudáveis. Mesmo assim deve ser consumido com cautela, pois em excesso pode causar intoxicação.

Ao usar 100 gramas de amendoim cru para fazer a bebida vegetal vai conter cerca de 560 calorias. Quanto a outros valores para essa mesma quantidade, são:

  • Carboidratos: 18,7 gramas;
  • Proteínas: 22,5 gramas;
  • Gorduras totais: 54 gramas;
  • Fibras: 7,8 gramas;
  • Sódio: 376 gramas.

Contraindicações e cuidados a ter

Embora seja uma bebida completa no quesito nutritivo, ele demanda certa responsabilidade para a sua ingestão, sendo necessário que se conheça as contraindicações do consumo em excesso dessa bebida e dos cuidados que devem ser tomados para a sua ingestão.

Por ser um alimento muito comum de se ter alergia, é necessário que se verifique previamente se você tem algum tipo de reação ao consumo do amendoim, para não passar mal quando ingerir seu leite desse vegetal.

Os sintomas da alergia são vômitos, diarreia, dor abdominal intensa, falta de ar, rouquidão, coceira e inchaço na pele. Se a alergia não for devidamente tratada, o choque anafilático pode ser fatal.

É importante que se consulte um médico antes do consumo, para evitar quaisquer problemas, afinal, a intenção é que esse leite contribua no melhor funcionamento do organismo de quem o consome.

Como fazer leite de amendoim

valor nutricional e calorias do amendoim
Crédito: Freepik

Para fazer leite de amendoim você só precisa de dois ingredientes, conforme verá na receita a seguir. Porém, se quiser dar uma incrementada, veja depois o que vai precisar para fazer esse leite com café.

Receita de leite de amendoim caseiro

É possível fazê-lo em casa de um jeito bem fácil. Veja agora uma das opções:

Ingredientes

Amendoim cru e sem casca: 125 gramas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Primeiro, lave bem o amendoim em um pote com água, vá mexendo e trocando de água até que ela fique transparente;
  2. Depois escorra e cubra com outra água nova, deixando de molho por 10 horas em temperatura ambiente;
  3. Passado o tempo, lave outra vez e leve o amendoim ao fogo com um pouco de água para ferver. Quando levantar fervura desligue e deixe descansar por 5 minutos;
  4. Em seguida coloque tudo no liquidificador junto com o litro de água e bata muito bem;
  5. Passe por uma peneira para uma jarra e o leite de amendoim está pronto. Use os resíduos que sobraram para fazer um bolo, pão ou bolachas.

Café com leite

Não tem segredo para essa receita. Aliás, tem um para o leite não talhar, pois bebida vegetal é gordurosa e também talha. Veja como fazer:

Ingredientes

Leite de amendoim: a gosto;
Café passado: a gosto;
Açúcar demerara: a gosto;
Canela: a gosto.

Modo de preparo

  1. Depois que já tiver a bebida vegetal de amendoim pronta, faça o café do jeito comum;
  2. Na hora de servir, coloque na xícara primeiro o leite, em temperatura ambiente, e depois complete com o café por cima. O que faz o leite talhar é deixar ferver, então com o café bem quente por cima isso não acontece e ele fica quentinho;
  3. Finalize com o açúcar e a canela e está pronto para servir.

Quer mais uma receita? Assista ao vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

7 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
aspirina no cabelo
Benefícios e como usar aspirina no cabelo
dicas para mudar a cor do cabelo
Como mudar a cor do cabelo: 4 dicas importantes