beneficios da hortela
Crédito: Pixabay
em

7 Benefícios da hortelã para a sua saúde e seu bem-estar

Como chá, na sua forma natural ou em outras receitas, a hortelã só oferece vantagens.

Você pode até não conhecer todos os benefícios da hortelã para o organismo, mas com certeza já a usou de alguma forma. Seja na sua forma pura, no chá, em sucos ou em outras receitas, a hortaliça é bastante popular. E deveria ser ainda mais para que todos desfrutassem das suas vantagens, que vão além do aroma delicioso e do sabor mentolado.

A planta medicinal e aromática é originária da Ásia, mas adapta-se muito bem a praticamente todas as condições climáticas. Por isso, é amplamente cultivada e conhecida. Possui mais de 600 tipos catalogados, e todos eles são extremamente ricos em componentes importantes para o organismo.

Benefícios da hortelã

O que não faltam são motivos para incluir a hortelã na sua rotina, seja na alimentação ou nos cuidados diários. Saiba mais sobre os benefícios dessa erva, que também é conhecida como menta em algumas regiões.

1. Possui efeito relaxante

O cheiro forte, mas agradável das folhas da hortelã produz uma sensação de relaxamento no corpo. Tanto na forma in natura como em óleo ou chá pode ajudar em casos de insônia crônica, de estresse e de ansiedade. Também funciona como aliada na luta contra a depressão porque auxilia na libertação de endorfina e de oxitocina.

2. Alivia condições respiratórias

Rinites, sinusites, bronquites e mesmo os resfriados mais simples podem ser tratados com um auxílio da menta. Um dos benefícios da hortelã é ser um poderoso expectorante. A sua atuação ajuda a libertar as secreções que causam mal estar e complicações nesses casos.

3. Funciona como analgésico

O alívio de desconfortos graças à hortelã não para por aí. Graças à sua ação analgésica, combate dores de cabeça, enjoos e as terríveis cólicas menstruais, que assombram qualquer mulher. A planta também colabora para o relaxamento, que faz com que a pessoa fique menos focada na dor e consiga descansar.

4. Combate problemas digestivos

A comida caiu mal? A azia atacou? Invista na hortelã para controlar a acidez estomacal e garantir fluidez ao processo de digestão. Os antioxidantes e fitonutrientes da erva contribuem para que o sistema fique mais estável. Quem sofre de prisão de ventre também deve inclui-la na alimentação devido ao seu alto teor de fibras.

5. Colabora para a saúde bucal

Não é à toa que a maioria das pastas de dentes à venda possuem hortelã na sua composição. Além de garantir frescor à boca, atua como um poderoso antibacteriano e anti-inflamatório, prevenindo até infecções graves.

6. Aumenta a imunidade

Com as vitaminas B, C, D e E e mais fósforo, magnésio, cálcio, sódio e potássio não tem corpo que fique fraco. Todo esse combo de nutrientes faz com que um dos benefícios da hortelã seja melhorar a imunidade e reduzir muito a probabilidade de contrair doenças.

7. Previne o câncer

Mais um ponto a favor da hortelã. A presença do álcool perílico na sua composição faz com que seja um importante agente na prevenção dessa grave doença. A substância é um fitoquímico com ação comprovada na destruição de células cancerígenas.

Hortelã emagrece?

A hortelã tem muitas vantagens comprovadas e ainda há quem afirme que a planta ajuda no processo de emagrecimento. O fato é que as folhas possuem substâncias que ajudam a controlar os níveis do colesterol nocivo, o LDL. Com a redução desse componente, há também uma diminuição da gordura corporal.

Outro ponto importante nessa questão é que a menta é diurética, dificultando a retenção de líquidos e o inchaço. Nesse caso, o chá pode ser ainda mais eficaz por conter água e potencializar essa função.

Por isso, é seguro afirmar que a hortelã ajuda a emagrecer. No entanto, ela não atua sozinha e não faz milagres. Precisa ser encaixada em uma dieta saudável e equilibrada para que seu efeito possa ser visível.

Tipos de hortelã

tipos de hortela
Designed by Freepik

As centenas de variedade de hortelã podem ser divididas em dois grupos maiores de acordo com as suas características dominantes: o da hortelã- verde e o da hortelã-pimenta. O primeiro é mais usado na preparação de receitas por ter um sabor mais suave. Os usos medicinais também são mais atribuídos a esse tipo da planta.

Por outro lado, a hortelã-pimenta é muito mais forte. As suas folhas são um pouco mais lisas e seu sabor não é tão adocicado. Nem todas as pessoas toleram bem essa característica, que pode causar ainda uma desagradável dormência na boca.

Como usar a hortelã

Os usos culinários da hortelã são os mais variados e tudo depende do interesse e da criatividade de quem está cozinhando. Em saladas, bolos, pratos quentes e frios, caldos, não importa. O que vale é incluir as folhas e desfrutar dos seus benefícios. Quando o assunto é perda de peso, pode ser usada em forma de chá ou em receitas específicas de água saborizadas e sopas detox.

É possível criar um ambiente mais agradável em casa também usando a hortelã. Vasinhos da planta na janela impedem a aproximação de moscas e de mosquitos. Com as folhas secas, você pode perfumar gavetas e armários. Para esse efeito, adicione algumas gotas do óleo essencial da sua preferência.

Receita de chá de hortelã

Os supermercados já oferecem várias opções de chá de hortelã, inclusive misturada a outras ervas. Mas nada como uma versão caseira da bebida, sem aditivos e conservantes que possam comprometer as suas propriedades. Beba este chá para aproveitar os benefícios da hortelã.

Ingredientes

  • Água: 250 ml;
  • Folha de hortelã: 6 unidades;
  • Mel: a gosto.

Modo de preparo

1. Ferva a água.

2. Desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã.

3. Deixe esfriar o suficiente para conseguir beber.

4. Coe e adoce a gosto com mel.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Receita de pomada para aliviar dor nas articulações

Conheça o exercício que é mais poderoso do que abdominais