em

7 Benefícios do milho

Saiba como o milho pode exercer um importante papel para a manutenção de sua saúde

Crédito: Freepik

O milho, com nome científico de Zea mays, é um cereal amplamente produzido ao redor do mundo. Ele surgiu no México em torno de 10 mil anos atrás e é um poderoso alimento para diversas funções do organismo. Embora seja altamente processado para diversos fins, se ele for consumido in natura ou de um modo que preserve os seus nutrientes é poderoso para a saúde. Portanto, confira os benefícios desse grão e saiba como usufrui-los com uma receita saudável.

Benefícios para a saúde

milho benefícios para a saúde
Crédito: Freepik

O milho é um cereal rico em vitamina B3, potássio, fósforo, vitamina E, ácido fólico e, ainda por cima, possui fibras em sua composição. Vale lembrar que ele também possui um teor significativo de luteína e zeaxantina, carotenoides presentes nesse cereal, conforme o Ministério da Saúde.

A preparação desse vegetal é muito versátil. Você pode fazer cozido ou incluir em inúmeras receitas. É o caso das saladas, biscoitos, canjica, bolos e por aí vai. É possível também incluir em acompanhamentos, como arroz e molhos. Desse modo, é possível usufruir dos benefícios abaixo e agradar aos mais diversos paladares e às demandas do dia a dia.

1. Colabora para a digestão

Esse popular grão é rico em vitamina B3, que é essencial para a produção do ácido muriático, utilizado pelo estômago para o processo de digestão. Além disso, ele facilita a ativação de enzimas que colaboram para a formação de reações químicas, responsáveis para a obtenção de nutrientes.

Assim, facilita a hora de ir ao banheiro, ainda mais com a presença das fibras que regulam o trato intestinal e previnem constipação.

2. Rejuvenesce a pele

Os radicais livres são agentes que danificam as células do corpo e são propiciados pelo estresse oxidativo do dia a dia que pode ser gerado por má alimentação, excesso de sol e tensão frequente, por exemplo. De qualquer modo, esses agentes geram uma sensação de envelhecimento e são combatidos pelos antioxidantes.

A boa notícia é que o milho é rico em antioxidantes, pois possui carotenoides e vitamina E que são nutrientes que possui essa capacidade contra o estresse oxidativo.

3. Fortalece os ossos

Pode parecer estranho, mas esse alimento auxilia no processo de fortalecimento dos ossos. Isso ocorre porque ele é rico em potássio, mineral que contribui para o aumento da densidade óssea, o que previne a osteoporose. Além disso, a vitamina B3 auxilia na absorção do potássio, o que potencializa os efeitos.

4. Previne a degeneração macular

Como você pode perceber pelo anexo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, ele é rico em luteína e zeaxantina. Esses são carotenoides que possuem função antioxidante e atuam diretamente para a prevenção do desgaste gerado na visão com o decorrer do tempo. Assim, eles retardam os efeitos da catarata e da degeneração macular.

5. Auxilia a prevenir a diabetes

A vitamina B3, presente nesse cereal, contribui para a prevenção da diabetes. E como isso ocorre? A justificativa se baseia que esse alimento contribui para regular os níveis de açúcar no sangue, o que evita picos de glicose e consequentemente, irá prevenir que o corpo adquira a imunidade ao efeito da insulina.

6. Previne pressão alta

É excelente para a saúde do coração. Isso é explicado pela presença do ácido fólico que atua para reduzir os níveis de homocisteína no organismo. Esse aminoácido combatido pelo ácido fólico prejudica a reparação celular e auxilia negativamente o endurecimento dos vasos sanguíneos. Assim, o consumo desse cereal é uma boa escolha para prevenir a pressão alta.

7. Ganho de massa muscular

É rico em potássio, que é um mineral fundamental para o ganho de massa muscular, já que ele garante a correta contração e relaxamento dos músculos, o que previne câimbras. Além disso, ele regula os níveis de cortisol, o que evita o atrofiamento desses músculos.

Propriedades nutricionais

Propriedades nutricionais milho
Crédito: Freepik

Todos esses poderosos benefícios provenientes desse ingrediente derivam de suas propriedades nutricionais. Isso faz com que esse vegetal seja um alimento muito nutritivo, embora simples de ser consumido. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a cada 100 gramas de milho verde cru é possível encontrar:

  • Energia: 138 kcal;
  • Proteína: 6,6 g;
  • Lipídeos: 0,6 g;
  • Carboidrato: 28,6 g;
  • Fibra alimentar: 3,9 g;
  • Magnésio: 33 mg;
  • Fósforo: 113 mg;
  • Potássio: 185 mg.

Contraindicações e cuidados a ter

Esse é um ingrediente que não possui muitos problemas para ser consumido, mas exige cuidado em alguns detalhes. Por exemplo, ele não pode ser consumido por quem possui reação alérgica a esse alimento e deve ser evitado antes de dormir, devido ao seu alto teor de carboidratos.

Outro ponto é que ele é rico em fibras, o que significa que se deve beber uma quantidade adequada de água para que elas cumpram o seu papel. Se esse líquido vital não for ingerido suficientemente, as fibras formarão gases e possuirão um papel contrário ao esperado.

Receita de bolo de milho saudável

Essa receita não possui glúten, já que ela não leva farinha em sua composição. Isso é excelente para quem deseja ter uma vida mais saudável, emagrecer ou para quem tem intolerância a esse tipo de proteína.

Ingredientes

Ovo: 3 unidades;
Leite desnatado: 200 ml;
Creme de leite: 1 caixa;
Milho: 1 lata;
Açúcar demerara: 2 colheres (sopa) rasas;
Fubá: 1 xícara;
Amido de milho: ½ xícara;
Fermento em pó: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Comece preaquecendo o forno, em potência alta;
  2. Adicione todos os componentes líquidos no liquidificador e depois o restante, exceto o fermento em pó. Bata;
  3. Em seguida, acrescente o fermento e bata levemente, para que ele dissolva;
  4. Unte a forma e transfira a massa do bolo para ela;
  5. Deixe assar por 40 minutos ou até que faça o teste do palito e ele saia limpo;
  6. Desenforme e pode servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

acelerar a cicatrização

Como acelerar a cicatrização com 7 dicas

alimentos que devemos comer com moderaçao

10 Alimentos que devemos comer com moderação