em ,

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

8 Benefícios do curry à saúde: vantagens que vão além do sabor

Além de deixar a comida mais colorida, aromática e saborosa, o curry também é um aliado da boa saúde

benefícios do curry para saude
Crédito: Freepik

Muitas pessoas passam a vida cozinhando do mesmo jeito, sem testar novos sabores de temperos que poderiam surpreender o paladar. Ficam no sal com pimenta e deixam de conhecer sabores como do curry, um tempero muito rico em aroma e sabor, que combina com diversos pratos. Como se não bastasse, os benefícios do curry também incluem a saúde, visto que é composto por um mix de especiarias orientais com propriedades medicinais.

O que é curry?

principais beneficios do curry a saude
Crédito: Freepik

O curry é um mix de especiarias orientais amplamente utilizado na culinária indiana e asiática há milhares de anos. No Brasil ele é vendido como um pó amarelo e sua composição pode variar um pouco, mas basicamente ele é feito com:

  • Açafrão-da-terra
  • Cardamomo
  • Pimenta-do-reino
  • Pimenta-da-jamaica
  • Canela
  • Gengibre
  • Cominho
  • Sementes de mostarda
  • Sementes de coentro
  • Erva-doce
  • Páprica picante
  • Cravo-da-índia

Você encontra-o em qualquer loja de especiarias e também nos supermercados. Quanto mais natural ele for, melhor. Há muitas versões industrializadas que contêm farinha para render, por isso, quando for comprar, verifique a composição no verso. Se disser: “contém glúten” é sinal que adicionaram farinha de trigo, então ele não possuirá todos os nutrientes e benefícios do curry natural, além de ser prejudicial à saúde dos intolerantes ou alérgicos ao glúten.

Benefícios do curry à saúde

Os benefícios do curry à saúde estão associados às propriedades de seus ingredientes, que são vários. Essas especiarias que compõem o tempero já são utilizadas há muitos anos nas culturas orientais para fins medicinais, ajudando a prevenir doenças e a manter o organismo fortalecido. Veja alguns dos benefícios desse tempero e tenha ainda mais motivos para consumir.

1. Reduz o risco de desenvolver Alzheimer e Parkinson

O curry é um poderoso protetor do cérebro graças aos nutrientes presentes na pimenta-da-jamaica e no açafrão. Portanto, ele ajuda a evitar doenças que atacam o cérebro, como a demência, Parkinson e Alzheimer.

2. Diminui o risco de desenvolver câncer

O açafrão presente no curry é importante para prevenir o aparecimento de câncer de mama, de próstata, de pele e colorretal graças às suas propriedades altamente antioxidantes. Essas propriedades protegem as células do corpo inteiro contra a oxidação causada pelo excesso de radicais livres, o que também é uma forma de evitar mutações causadoras de tumores.

3. Fortalece a imunidade

A combinação das pimentas com o açafrão tem um forte poder curativo. Elas possuem uma grande quantidade de antioxidantes e vitaminas A, C e B6 que incentivam e dão energia às células do corpo para combater as infecções.

4. Reduz inchaço nas articulações

A combinação dos nutrientes da semente de mostarda e do açafrão é poderosa para combater inflamações nas articulações devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Quando consumido regularmente, ele diminui o inchaço e as dores nas juntas, se combinado com um estilo de vida saudável.

5. Queima gordura

O curry possui diversos ingredientes termogênicos em sua composição, por isso auxilia na queima de gordura de forma eficaz. Ele acelera o metabolismo e faz com que o corpo queime gordura mais rapidamente, considerando um estilo de vida no qual a atividade física é realizada todos os dias.

6. Facilita a digestão

O curry é um tempero altamente digestivo. Os nutrientes presentes no anis, cardamomo e nas pimentas são essenciais para realizar uma boa digestão e também para prevenir e tratar constipação, perda de apetite e dores no estômago.

7. Alivia sintomas da asma

Os nutrientes dos seus ingredientes são bons para facilitar a respiração, pois desobstruem os canais respiratórios em casos de nariz entupido. Apenas é necessário tomar cuidado para não oferecer a pessoas com alergias alimentares ou respiratórias antes de saber se podem consumir todos os ingredientes desse tempero.

8. Previne o envelhecimento precoce

Por possui vários ingredientes antioxidantes, o curry é benéfico para manter a jovialidade e beleza dos cabelos, pele e unhas. Nesse aspecto ele funciona da mesma forma que mencionado acima na proteção das células contra o desenvolvimento de tumores.

Receitas com curry

Uma das receitas mais comuns com esse tempero é o frango ao curry, mas ele também combina perfeitamente com camarão e peixes, além de ficar ótimo em pratos sem carne. Veja algumas ideias para experimentar e receber os benefícios do curry de formas deliciosas:

Arroz com curry

receita de arroz com curry
Crédito: Panelinha

Até mesmo o seu arroz simples dos almoços diários pode ganhar mais cor e sabor usando o curry como tempero, veja como é fácil fazer essa sugestão do Panelinha:

Ingredientes

Arroz do tipo que gostar: 1 xícara;
Água: 2 xícaras;
Cebola picada: ½ unidade;
Curry em pó: 1 colher (chá);
Azeite: 1 colher (sopa);
Sal: ½ colher (chá);
Louro: 1 folha.

Modo de preparo

  1. Pique a cebola e coloque a água para ferver;
  2. Em uma panela, refogue a cebola no azeite, depois adicione o arroz, o louro, o sal e o curry. Misture bem;
  3. Adicione a água, mexa tudo, aumente o fogo para médio e deixe cozinhando, sem mexer. Quando a água tiver reduzido para a altura do arroz, reduza o fogo e tampe parcialmente a panela;
  4. Quando começar a ouvir estalos, confira se arroz já está cozido e macio e já pode desligar. Se ainda estiver um pouco duro, adicione um pouco mais de água quente, sem mexer o arroz, até que esteja no ponto.

Molho de camarão ao curry

receita de camarão com curry
Crédito: Ana Maria Brogui

Para os amantes de camarões, essa é uma deliciosa receita para almoços e jantares, sugerida pelo Ana Maria Brogui. Basta fazer um arroz branco simples para servir de acompanhamento.

Ingredientes

Camarões tigre: 500 gramas;
Açafrão-da-terra: ½ colher (café);
Cebola média picada: 1 unidade;
Alho picado: 2 dentes;
Leite de coco: 500 ml;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Pimenta chilli: 1 unidade;
Curry: 1 colher (sopa) cheia.

Modo de preparo

  1. Comece dourando a cebola na manteiga;
  2. Em seguida, adicione o alho, a pimenta picadinha, o curry, o açafrão  deixe cozinhando por 1 minuto;
  3. Depois, coloque o leite de coco, veja se precisa de sal e deixe cozinhando por 10 minutos;
  4. Ao final, adicione os camarões limpos e deixe mais uns 5 ou 7 minutos até que cozinhem. Já pode servir.

Legumes ao curry

receita de legumes com curry
Crédito: Lucília Diniz

Outra ideia bem legal para fazer um almoço leve, saudável e cheio de sabor é essa opção de legumes bem temperados sugerida pela Lucília Diniz.

Ingredientes

Azeite: 1 colher (sopa);
Cebola picada: 1 unidade;
Alho picado: 2 dentes;
Cenoura em cubinhos: 1 unidade;
Abobrinha em cubos: 1 unidade;
Chuchu em cubos: 1 unidade;
Pimentão vermelho e amarelo picado: 1 xícara;
Champignon: 1 xícara;
Tempero chimichurri: 1 colher (chá);
Curry: 1 colher (sopa);
Pimenta vermelha picadinha: a gosto;
Molho de Tabasco: a gosto;
Requeijão: 1 colher (sopa);
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece refogando o alho e a cebola no azeite. Quando dourarem, adicione os legumes, começando pela cenoura que demora mais para amolecer. Adicione também os cogumelos;
  2. Tempere tudo com chimichurri e curry, misturando muito bem. Coloque água para cobrir e cozinhar, depois coloque a pimenta picadinha. Deixe cozinhando 15 minutos com a panela tampada e mexendo de vez em quando;
  3. Finalize com o molho de Tabasco, o requeijão, acerte o sal e deixe o molho encorpar um pouco para servir.

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de tempero caseiro de alho

Como fazer tempero caseiro de alho: 8 versões fáceis para o dia a dia

plantas de sombra

12 Plantas de sombra para ambientes onde não bate sol