em

AmeiAmei

8 Sintomas de câncer de mama e como diagnosticá-los

Feridas na mama, mudanças na pele e inchaço são apenas alguns dos indícios da doença.
principais sintomas de câncer de mama
Crédito: Freepik

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e em todo o mundo. Estima-se que surjam em 2018 no país cerca de 59.700 casos, segundo o órgão. Por esse e por tantos outros motivos é de extrema importância conhecer os sintomas de câncer de mama.

8 Sintomas de câncer de mama

É importante dizer que nem todas as mulheres com a doença apresentarão sintomas. Dentre as que apresentam, os sinais nem sempre são os mesmos. Nesse sentido, uma das recomendações médicas mais importantes é que todas façam o autoexame de toque.

Os especialistas apontam que a melhor época para realizar o autoexame, se você ainda menstrua, é alguns dias após o término a menstruação. Isso porque as mamas não estão mais inchadas, o que facilita o toque e a procura por alterações significativas.

Os nódulos encontrados no autoexame não são, no entanto, o único sintoma do câncer de mama. Veja abaixo outros.

1. Alteração no formato e no tamanho dos seios

Um dos primeiros sintomas do câncer de mama que você pode notar é a alteração física dos seios. Quando surge o tumor, ele altera o tamanho da região em torno de si. Os seios podem, portanto, crescer, assim como podem diminuir.

Há casos, ainda, em que o tumor causa afundamento nas mamas ou na mama em que apareceu. Não é raro também que haja fibrose na região em que o câncer está se desenvolvendo, degenerando as células locais.

2. Inflamação

inflamação na mama
Crédito: Abril Exames

Quando se fala em inflamação, se fala em sintomas do câncer de mama decorrentes dessa inflamação. Ou seja: as mamas podem ficar avermelhadas, as dores típicas do período menstrual podem se prolongar e você pode sentir calor na região.

3. A textura da pele da mama muda

Esse sintoma é outro que aponta fortemente para o surgimento de um tumor. Há alteração na textura da pele da mama que está com câncer de mama inflamatório, que deixa os vasos da região obstruídos. Nesse caso, o seio da mulher fica com uma textura de casca de laranja.

4. Úlceras na mama

Feridas, úlceras e crostas podem surgir em caso de câncer de mama. Esse sintoma já é um forte indício de que algo está muito errado.

5. Pode haver coceira

Uma coceira leve nos seios é normal de vez em quando. Se isso é recorrente, no entanto, procure um médico. Especialistas apontam que esse sintoma significa que o tumor ainda não penetrou de forma grave no tecido mamário, o que faz com que ele se exteriorize e provoque a coceira.

6. Mamilo invertido

O mamilo invertido é um dos sintomas de câncer de mama quando o tumor está atrás da auréola. Nesse caso, a pele da região fica repuxada, o que pode fazer com que o mamilo se inverta, como uma espécie de afundamento de pele.

7. Secreção de sangue e de outros fluídos

Apesar de parecer assustador, esse não é um dos sintomas mais graves do câncer de mama. Na verdade, quando isso ocorre, significa que o tumor recém se formou e que está localizado no duto mamário.

8. Inchaço e nódulos nas axilas

nódulos mamários
Crédito: Naturally Daily

Dentre todos os sintomas de câncer de mama, talvez esse seja um dos mais preocupantes. Isso se explica porque uma vez que o tumor se encontra nas axilas, o câncer já se espalhou para outra região. Ou seja: está em um estágio mais avançado.

Como você pode notar, há uma porção de sinais que seu corpo dá quando surge tumores nas mamas. Lembre-se que perceber as mudanças no próprio corpo é de extrema importância para que a prevenção da doença ocorra de forma bem-sucedida.

Se você achar que está tendo qualquer um dos sintomas de câncer de mama mencionados acima, por mais leves que sejam, procure imediatamente um médico. Milhares de mulheres morrem anualmente devido a essa doença, muitas vezes por descobrirem a presença do tumor em um estágio já muito avançado da doença.

Se você for homem, também esteja atento aos sintomas. Apenas 1% dos casos de câncer de mama atinge a parcela masculina da população, mas isso não quer dizer que não haja motivo para se prevenir.

Fonte: Inca

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Ela adiciona bicarbonato de sódio no seu xampu! O resultado é surpreendente!
Cure articulações inflamadas e recupere ossos com este suco milagroso