em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

11 Sintomas de câncer de mama e como diagnosticá-los

O famoso caroço detectado no exame de toque é apenas um dos sintomas de câncer de mama. Conheça quais são os outros nesse artigo
Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e em todo o mundo. E, pode-se dizer que por meios dos sintomas de câncer de mama que, somente em 2018, as estimativa foram de quase 60 mil mulheres com a doença.

É importante dizer que nem todas as mulheres com a doença apresentarão todos os sintomas. Dentre as que apresentam, os sinais nem sempre são os mesmos. Nesse sentido, uma das recomendações médicas mais importantes é que todas façam o autoexame de toque e visitem regularmente o ginecologista.

Aqui você encontra:

Quais são os sintomas de câncer de mama

sintomas de câncer de mama
Crédito: Biermann Medizin

Realizar o autoexame é fundamental para encontrar sintomas e a melhor época para fazê-lo, se você ainda menstrua, é alguns dias após o término a menstruação.

Os nódulos encontrados no autoexame não são, no entanto, o único sintoma do câncer de mama e nem sempre são indícios da doença. Veja abaixo os sintomas mais comuns.

Você sabia que apenas 10% dos casos de câncer de mama são de origem hereditária?

1. Alteração no tamanho dos seios

Um dos primeiros sintomas de câncer de mama que você pode notar é a alteração física dos seios. Quando surge o tumor, ele altera o tamanho da região do entorno. Os seios podem, portanto, crescer, assim como podem diminuir.

Pode ser um inchaço uniforme ou de apenas uma região, indicando o local do tumor, seja ele benigno ou maligno.

2. Vermelhidão localizada ou geral na mama

inflamação na mama
Crédito: Abril Exames

Se você não está amamentando e está percebendo seus seios muito vermelhos, seja em uma parte ou nele todo, deve procurar o médico.

Pode ser qualquer outro tipo de inflamação, porém pode também ser um dos sintomas de câncer de mama, já em pleno desenvolvimento, então vale averiguar.

3. Dores na região

O seio atingido fica muito dolorido, não somente ao toque – que se torna extremamente desconfortável, até mesmo ao uso do sutiã.

Se estiver apertado, você vai sentir a necessidade de trocar por um mais folgadinho ou até um top, dada a sensibilidade do local.

4. Aquecimento da mama

Também é um dos sintomas do câncer de mama ter a região quente, sempre associada com a vermelhidão, causando desconforto e suor.

O aumento de temperatura pode ser observado comparando as mamas, bem como com a parte interna do pulso.

5. Aparecimento de úlceras na pele

Feridas pequenas que evoluem para úlceras e crostas podem surgir como um dos sintomas de câncer de mama.

Esse é um forte indício dda doença, e é bastante sério. Deve aidna ser tratado imediatamente, assim que perceber o surgimento do primeiro foco de inflamação e ferida.

6. A textura da pele da mama muda

10 dos casos de câncer de mama são genéticos pesquisa
Crédito: Clínica do Shopping

Esse sintoma do câncer de mama aponta fortemente para o surgimento de um tumor. Há alteração na textura da pele da mama que está inflamada, deixndo assim os vasos da região obstruídos.

Nesse caso, o seio da mulher fica com uma textura de casca de laranja ou com a pele mais áspera e ressecada, dando um aspecto diferente da outra mama.

Novo tratamento traz esperança para mulheres com cãncer de mama

7. Pode haver coceira

Uma coceira leve nos seios é normal de vez em quando. Se isso é recorrente, no entanto, procure um médico.

Especialistas apontam que esse sintoma significa que o tumor ainda não penetrou de forma grave no tecido mamário, o que faz com que ele se exteriorize e provoque a coceira.

8. Mamilo invertido

O mamilo invertido é um dos sintomas de câncer de mama quando o tumor está atrás da aréola ou quando é inflamatório.

Nesse caso, a pele da região fica repuxada, o que pode fazer com que o mamilo se inverta, como uma espécie de afundamento de pele. Ou seja, o mamilo volta-se para dentro.

Quais são os tipos de câncer de mama

9. Secreção de sangue e de outros fluídos

Apesar de parecer assustador, esse não é um dos sintomas do câncer de mama mais graves. Na verdade, quando isso ocorre, significa que o tumor recém se formou e que está localizado no duto mamário.

Porém, pode ser também um sinal de que o câncer inflamatório está se espalhando, sendo fundamental investigar o caso.

10. Inchaço e nódulos nas axilas e base do pescoço

nódulos mamários
Crédito: Naturally Daily

Dentre todos os sintomas de câncer de mama, talvez esse seja um dos mais preocupantes.
Isso se explica porque uma vez que o tumor se encontra nas axilas, o câncer já se espalhou para outra região. Ou seja: está em um estágio mais avançado.

11. Mudanças no formato do seio

Há casos, ainda, em que o tumor causa afundamento na mama em que apareceu. Não é raro também que haja fibrose na região em que o câncer está se desenvolvendo, degenerando as células locais.

Essas mudanças fazem com que o seio fique repuxado ou outros formatos diferentes do original, sendo um forte indício da doença.

Como você pode notar, há vários sinais que seu corpo dá, quando surgem tumores nas mamas. Lembre-se que perceber as mudanças no próprio corpo é de extrema importância para que a prevenção da doença ocorra de forma bem-sucedida.

Se você achar que está tendo qualquer um dos sintomas de câncer de mama mencionados acima, por mais leves que sejam, procure imediatamente um médico.

Milhares de mulheres morrem anualmente devido a essa doença, muitas vezes por negligenciarem ou descobrirem a presença do tumor em um estágio já muito avançado.

Se você for homem, também esteja atento aos sintomas. Apenas 1% dos casos de câncer de mama atinge a parcela masculina da população, mas isso não quer dizer que não haja motivo para se prevenir.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
eliminar mau cheiro da cozinha
Como eliminar o mau cheiro da cozinha
coca-cola para limpar
Como usar Coca-Cola para limpar a casa – Truques incríveis!