em

Como usar alecrim para memória

Veja como essa planta pode ser usada para beneficiar a mente
alecrim para memória
Crédito: Freepik

O alecrim é uma planta medicinal que possui diversos benefícios para a saúde, combatendo radicais livres, aumentando a imunidade e protegendo a pele. Porém, cada vez mais vêm sendo comprovados os benefícios do alecrim para memória, mostrando que essa erva medicinal possui um poder muito forte para regular a mente e suas funções.

Benefícios do alecrim para memória

Os benefícios dessa planta para o cérebro são discutidos há séculos. Se for analisar por um viés histórico, em Hamlet, Ofélia diz a seu irmão, Laerte, que alecrim é bom para a memória. Ou seja, há séculos Shakespeare já afirmava sobre as propriedades do alecrim para a memória.

Recentemente, diversos pesquisadores vêm constatando que o alecrim realmente traz vantagens para a memória, sendo muito importante como um complemento alimentar, junto com outros alimentos benéficos, como o salmão.

Desse modo, confira abaixo quais são esses benefícios, facilitando a organização e o desempenho em dias tão corridos.

Otimiza o desempenho

O óleo de alecrim possui a incrível propriedade de ampliar exponencialmente a capacidade de memória do indivíduo, aumentando o seu desempenho. Isso foi comprovado recentemente em um estudo realizado pela Universidade de Northumbria que colocava idosos para passarem por salas diferentes. Uns entravam em contato com uma infusão de óleo de alecrim, óleo de lavanda e outros, em uma sala sem cheiro algum.

Depois de estarem por algum tempo dentro da sala, os voluntários passaram por um teste de memória, com critérios iguais para todos os participantes. Os resultados obtidos demonstraram que aqueles da “sala de alecrim” tinham melhores notas nos exames de memória, ao contrário dos que ficaram na sala de lavanda ou na sala sem odor.

Isso ocorre porque o alecrim possui uma substância chamada eucaliptol, que tem um cheiro forte e pode agir da mesma forma que remédios formulados especialmente para o tratamento de demência. Isso porque essa substância provoca o aumento do desempenho do neurotransmissor chamado acetilcolina, impedindo que esse neurotransmissor se quebre em uma enzima.

Essencial para a leitura de mundo

alecrim para a memória benefícios
Crédito: Freepik

O alecrim possui um papel muito importante para a assimilação de conteúdo e desenvolvimento do processo de significação, conceito elaborado por um psicólogo soviético chamado Vygotsky, que consiste na leitura do mundo.

Essa leitura do mundo se trata, na realidade, de um conjunto de interpretações subjetivas de crianças até 6 anos (geralmente) que provoca a formação de suas interpretações e consequentemente, do seu ser. Por isso, esse processo é essencial para a formação do indivíduo, necessitando ser feito de modo pleno.

Uma criança que possui um processo de significação com muitas falhas e incompleto, terá mais dificuldade posteriormente no aprendizado. A conceituação que ocorre nesse processo é fundamental para a formulação de suas interpretações, vitais para o processo de aprendizagem.

O alecrim para memória só possui todo esse potencial, porque tem um componente químico chamado 1,8 cineol, comprovado como um excelente componente para auxiliar o desenvolvimento da memória. O alecrim possui um alto teor desse álcool, que promove um aumento na concentração da substância no cérebro.

Como usar

O óleo de alecrim é extremamente recomendável para a memória, porque além de possuir todas as suas propriedades, evitando desperdícios, ele é melhor absorvido, chegando diretamente ao cérebro. Isso porque é distribuído diretamente pela corrente sanguínea, facilitando a sua propagação pelo organismo. Desse modo, confira como fazer esse óleo em sua casa, aproveitando de todas as suas propriedades.

Modo de preparo

  1. Selecione 4 ramos de alecrim, lave bem as folhas e deixe-as secar completamente;
  2. Enquanto espera o alecrim secar, coloque 250ml de azeite de oliva extravirgem em uma panela e leve ao fogo por 3 minutos;
  3. Depois, desligue o fogo e coloque os ramos de alecrim no azeite, até eles murcharem;
  4. Passe-os para um vidro com tampa e deixe fechado por uma semana;
  5. Depois desse tempo de pausa, já pode usar o óleo de alecrim para memória.

Quer ter alecrim em casa? Veja como plantar, cuidar e colher no vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

6 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
mulheres resmungonas podem fazer bem à saúde
Mulheres resmungonas podem fazer bem à saúde do parceiro
sucos detox para o fígado
10 Receitas de sucos detox para o fígado