em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

Banho de brilho: o que é e como fazer?

Se você é morena, esse tratamento vai ajudar a realçar a cor do seu cabelo, ao mesmo tempo em que vai hidratá-lo
banho de brilho
Crédito: Freepik

Manter um bom tratamento capilar é essencial para a saúde e beleza dos fios, especialmente se eles forem quimicamente tratados. O ideal é que se mantenha o chamado cronograma capilar, que é um calendário mensal no qual você e seu cabeleireiro irão determinar dias específicos e alternados para fazer hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. E o melhor mesmo é evitar aplicar química. Se quiser tonalizar e dar vida aos fios, faça um banho de brilho em casa.

O que é banho de brilho?

Conforme o nome já indica, ele vai dar uma nova vida aos cabelos, deixando-os mais reluzentes, sedosos, hidratados e com uma cor mais intensa e homogênea.

Esse tratamento tem todas essas funções e, de fato, vai ajudar a tonalizar os fios escuros sem o uso de produtos químicos que danificam o cabelo.

O tratamento é feito com uma mistura de máscara hidratante e café, muito fácil de fazer em casa. Conheça os benefícios e veja como fazer.

Benefícios

beneficios do banho de brilho
Crédito: Freepik

O banho de brilho possui dois ingredientes principais, que são o café e a máscara de hidratação. No caso do café, são algumas as funções dele junto aos fios. Uma delas é oferecer seu efeito antioxidante, que ajuda a restaurar as células do cabelo, reduzindo o impacto causado pelos radicais livres que deixam as células oxidadas e doentes.

Outra vantagem é que o café vai dar uma leve tonalizada nos fios escuros, a partir do loiro-escuro ou castanho-claro. Essa tonalizada vai aumentar o brilho do cabelo, pois a cor dele vai ficar mais evidente.

Quanto à mascara de hidratação, escolha uma de sua preferência, mas de boa qualidade e que seja própria para o seu tipo de cabelo. A máscara vai fornecer toda a hidratação que o cabelo precisa para se manter saudável e macio.

Portanto, essa é uma ótima escolha para gestantes e para quem não pode ou não quer usar química no cabelo. Além disso, esse tratamento já cumpre o papel de hidratação semanal ou quinzenal que todo mundo deveria fazer.

Esse tratamento não serve apenas para quem tem química no cabelo e está em fase de recuperação. Serve também como prevenção para que os cabelos saudáveis continuem assim. Só atenção: ele não substitui os tratamentos para a nutrição e a reconstrução dos fios, mas sim um complemento.

Como fazer banho de brilho em casa

como fazer banho de brilho
Crédito: Freepik

Agora que já sabe quais sãos os benefícios do café e do creme hidratante, veja como fazer o seu tratamento em casa.

Ingredientes

Máscara hidratante: 2 colheres (sopa);
Água quente: 2 colheres (sopa);
Café solúvel: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo e aplicação

  1. Separe um potinho e misture o café com a água. Depois adicione a máscara e misture tudo muito bem. Se achar pouco para um cabelo muito comprido, aumente as quantidades de cada ingrediente, de forma proporcional;
  2. Lave os cabelos apenas com xampu, enxágue e escorra o excesso de água;
  3. Aplique a máscara que você fez, mecha por mecha, da raiz às pontas. Deixe agir por meia hora. Se tiver uma touca térmica, pode usar;
  4. Passado o tempo, lave bem os cabelos com água morna ou fria;
  5. Para finalizar, aplique mais uma camada somente do creme hidratante ou de uma ampola de vitamina E e queratina. Deixe agir por 3 minutinhos, enxague e está pronto. Essa finalização é importante porque o banho de brilho pode deixar os fios levemente ressecados.

Dicas extras

Tome cuidado, pois o café mancha. Use luvas, uma camiseta velha e uma toalha escura.

Esse tratamento tem duração de duas lavagens, pois é natural. Por isso, pode ser feito uma vez por semana em cabelos mais danificados e duas vezes por mês em cabelos saudáveis. Mais do que isso é desnecessário, pois vai acabar deixando excesso de resíduos no couro cabeludo.

O tratamento funciona apenas com cabelos escuros. As loiras podem acabar com manchas nos fios deixadas pelo café.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como se livrar da flacidez na barriga
Como acabar com a flacidez na barriga?
bolo de chocolate recheado
11 Receitas de bolo de chocolate recheado